Uma exposição de obras selecionadas do Certame Transfronteiriço de Jovens Criadores “JABA 2024”, promovido anualmente pelo Município de Badajoz, encontra-se disponível para visita, até final dste mês de maio, na Casa da Cultura de Elvas.
A mostra, que apresenta trabalhos das categorias a concurso – audiovisual, banda desenhada, design gráfico, escultura, fotografia, fotojornalismo e pintura – e que foi inaugurada ao final da manhã desta quinta-feira, 2 de maio, inclui o trabalho vencedor da elvense Rita Henriques.
Esta exposição, de acordo com o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, insere-se na programação daquele que é o mês dedicado à juventude na cidade, sendo já a quinta mostra apresentada, este ano, na Casa da Cultura. “Quem visitar a Casa da Cultura vai encontrar artes totalmente diferentes”, assegura o vereador, apelando, no futuro, à participação de mais jovens artistas elvenses neste certame transfronteiriço
Na abertura da exposição esteve também presente a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, que, e tendo em conta que a exposição apresenta quase na sua totalidade trabalhos de jovens espanhóis, diz “faltar incentivar à participação” dos jovens alentejanos no JABA. “Temos jovens ligados ao mundo das artes com grande qualidade, mas possivelmente teremos de incentivar mais na divulgação”, assegura, dando conta que a intenção é que esta exposição possa vir a ser apresentada em Campo Maior no âmbito do festival Raya Jovem.
Já Mariema del Carmen Seck, vereadora no Município de Badajoz, confirma que, e apesar da participação de jovens de vários municípios de Portugal, a “grande maioria” dos trabalhos é de artistas da Extremadura. Na próxima edição do JABA, a vereadora espera que mais artistas participem: “todos os jovens, desde os 13 aos 35 anos, que queiram, apresentem os seus trabalhos”.
A mostra pode ser visitada até 31 de maio, na Casa da Cultura de Elvas, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e, ao sábado, das 10 às 13 horas.


O mais recente Eurobarómetro do Parlamento Europeu revela uma tendência positiva crescente dos principais indicadores eleitorais, a poucas semanas de os cidadãos da União Europeia (UE) se deslocarem às urnas para votar nas eleições, que decorrem entre 6 e 9 de junho.
Um protocolo assinado, na passada segunda-feira, 30 de abril, pelo presidente do Município de Campo Maior , Luís Rosinha, e o presidente e o vice-presidente da Direção da Casa do Povo de Campo Maior, José Borrega e José Leão, respetivamente, estabelece o apoio do Município na primeira fase de requalificação e ampliação do edifício onde funciona o ATL Arco-Íris.


Os “A Cor D’Art” encerraram, no dia 30 de abril, as Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de abril, em Campo Maior, com “Ideais de Abril”, um espetáculo com poesia, música e vídeo, que decorreu no Centro Cultural.
O Instituto Politécnico de Portalegre lançou, recentemente, em
O Instituto Politécnico de Portalegre vai realizar, entre os dias 6 e 10 de maio, a sua VI Semana Internacional.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promoveu, nos dias 22 e 23 de abril, uma ação de formação subordinada à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e suas recentes alterações, que decorreu no Auditório da CIMAA.
A Escola Secundária D. Sancho II recebeu ontem, terça-feira, dia 30 de abril, a campanha “Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube”, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
“Punctum – Ser Criança atrás das grades” é o nome da exposição de fotografia, que está patente no espaço.arte, em Campo Maior.