A Câmara Municipal de Elvas vai ceder, ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), as instalações do antigo Ciclo de Santa Luzia, para que a Escola Superior de Biociências (ESBE), a antiga Agrária, possa continuar a crescer, em quantidade de alunos e de oferta formativa.
O protocolo a ser assinado “em breve” pelas duas entidades foi já aprovado, tanto pelo município, como pelo IPP, sendo que, de acordo com o presidente Rondão Almeida, a intenção é que os cerca de “20 mil metros quadrados de pavilhões antigos” da escola de Santa Luzia, agora “ao abandono”, possam ser aproveitados pela ESBE.
“Neste momento, a ESBE tem mais de 500 alunos e aquilo (as atuais instalações) não é espaço físico para dar resposta; aliás, algumas das áreas já são lecionadas no quartel onde funciona o Museu Militar”, diz o autarca.
Todo aquele espaço será requalificado pelo próprio IPP, que irá modernizar o pavilhão desportivo e construir salas de aulas e laboratórios: “tudo por conta do IPP, que irá recorrer ao programa 2030, para poder ter 80 ou 85% de apoio e o resto será pago pelo Politécnico, não pela Câmara”.
Por outro lado, o autarca explica que o pavilhão desportivo, depois de requalificado, virá a ser utilizado, não só pelos estudantes da futura licenciatura em Desporto da ESBE, como também pelas turmas de Educação Física do Ciclo de Santa Luzia.
Lembrando que, neste momento, a Câmara Municipal está a acabar de mobilar a nova residência de estudantes, no antigo Lagar dos Lopes, que considera que foi “um péssimo negócio feito no passado”, uma vez que o município tem a seu encargo “mais de um milhão de euros” de investimento, Rondão Almeida revela ainda que, no que toca a este protocolo com o IPP, vai-se conseguir ter mais espaço e, consequentemente, mais alunos a frequentar a ESBE.


A sessão de abertura das comemorações do Dia do Agricultor, que decorreram esta quarta-feira, 15 de maio, em Elvas, no pólo do INIAV, tal como já noticiámos (
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Elvas, deteve na passada segunda-feira, 13 de maio, dois homens, de 37 e 40 anos, por furto de combustível em máquinas industriais, no concelho de Elvas.
“Desafios e Oportunidades da Intensificação Sustentável da Agricultura” é o tema da celebração do Dia do Agricultor, este ano, que decorre esta quarta-feira, 15 de maio, no pólo de Inovação do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Elvas.


Um ferido grave é o resultado de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros que ocorreu esta manhã de quarta-feira, 15 de maio, na EN 373, entre Elvas e Campo Maior.
O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 48 milhões de euros, saiu ontem, terça-feira, 14 de maio, a um apostador no estrangeiro.
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em associação com a Escolha de Hotelaria e Turismo de Portalegre, irá promover, no âmbito do programa de “Formação + Próxima”, uma ação de formação destinada à melhoria de competências dos guias dos percursos Transalentejo. A rede de percursos pedestres Transalentejo é uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo, a qual tem vindo a ser dinamizada pela SAL.
O Município de Vila Viçosa inaugura na esta quarta-feira, dia 15 de maio, um memorial de homenagem aos soldados ingleses da Guerra Peninsular, no Largo Gago Coutinho.
Dirigentes e técnicos da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo estão hoje, dia 14 de maio, em Portalegre, para vários contactos e reuniões com operadores locais.