Arte de jovens criadores em exposição na Casa da Cultura de Elvas

Uma exposição de obras selecionadas do Certame Transfronteiriço de Jovens Criadores “JABA 2024”, promovido anualmente pelo Município de Badajoz, encontra-se disponível para visita, até final deste mês de maio, na Casa da Cultura de Elvas.

A mostra, que apresenta trabalhos das categorias a concurso – audiovisual, banda desenhada, design gráfico, escultura, fotografia, fotojornalismo e pintura –, inclui o trabalho vencedor da elvense Rita Henriques.

Esta exposição, de acordo com o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, insere-se na programação daquele que é o mês dedicado à juventude na cidade, sendo já a quinta mostra apresentada, este ano, na Casa da Cultura. “Quem visitar a Casa da Cultura vai encontrar artes totalmente diferentes”, assegura o vereador, apelando, no futuro, à participação de mais jovens artistas elvenses neste certame transfronteiriço

Já a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, que, e tendo em conta que a exposição apresenta quase na sua totalidade trabalhos de jovens espanhóis, diz “faltar incentivar à participação” dos jovens alentejanos no JABA. “Temos jovens ligados ao mundo das artes com grande qualidade, mas possivelmente teremos de incentivar mais na divulgação”, assegura, dando conta que a intenção é que esta exposição possa vir a ser apresentada em Campo Maior no âmbito do festival Raya Jovem.

Já Mariema del Carmen Seck, vereadora no Município de Badajoz, confirma que, e apesar da participação de jovens de vários municípios de Portugal, a “grande maioria” dos trabalhos é de artistas da Extremadura. Na próxima edição do JABA, a vereadora espera que mais artistas participem: “todos os jovens, desde os 13 aos 35 anos, que queiram, apresentem os seus trabalhos”.

A mostra pode ser visitada até 31 de maio, na Casa da Cultura de Elvas, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e, ao sábado, das 10 às 13 horas.

Câmara de Vila Viçosa procura figurantes para a Feira de Inspiração Renascentista

Foto: município Vila Viçosa

A terceira edição da Feira de Inspiração Renascentista tem lugar, em Vila Viçosa, entre os dias 31 deste mês e 2 de junho.

Durante três dias Vila Viçosa vai recuar no tempo com várias atividades não só no interior do castelo, mas também em várias ruas da vila.

Depois de as inscrições para stands e tasquinhas terem sido rapidamente preenchidas, agora o município procura figurantes, com o objetivo de “envolver a comunidade, nas atividades deste certame”, revela o presidente da Câmara, Inácio Esperança, garantido que “só assim é que as iniciativas fazem sentido, para mostrar às pessoas o que se passou na vila, bem como as efemérides importantes que tiveram impacto também no país e no mundo”.

Não tendo dúvidas que esta terceira edição irá “exceder as expectativas”, o autarca espera que seja, “uma vez mais, um sucesso”.

De 31 de maio a 2 de junho, Vila Viçosa acolhe a terceira edição da Feira Renascentista, para a qual estão abertas as inscrições para figurantes. Pode consultar toda a informação, AQUI.

Bombeiros de Elvas investem cem mil euros em duas novas viaturas

Os Bombeiros de Elvas têm duas novas viaturas de transporte de doentes não urgentes ao serviço da população, resultado de um investimento a rondar os cem mil euros.

Um dos veículos, adianta o presidente da direção da associação humanitária, Amadeu Martins, é de seis lugares, com espaço para uma cadeira de rodas. O outro, de nove lugares, tem espaço para duas cadeiras de rodas.

“Nunca tinha havido, nesta associação, uma viatura com capacidade para duas cadeiras de rodas. É a primeira vez que a temos, mas são viaturas muito caras e todos estes valores, para aquisição das viaturas, dos painéis fotovoltaicos e dos portões, foram pagos pela associação. Não tivemos comparticipação de nada nem de ninguém”, revela o presidente.

Só nos últimos sete anos, revela ainda Amadeu Martins, os Bombeiros de Elvas já adquiram 12 viaturas novas, para além de outras três usadas. “Estamos a falar num total de 15 viaturas, que ascende, mais ou menos, a 700 mil euros. São cem mil euros por ano. Para quem diz que os Bombeiros não investem e estão parados, não é bem assim, porque nós temos investido muito”, remata o presidente.

Inscrições abertas para o Night Trail Ouguela

Estão abertas as inscrições para o Night Trail Ouguela, que tem lugar nesta aldeia histórica do concelho de Campo Maior, no dia 8 de junho, numa organização do Grupo Campo Maior Trail Runners.

Esta atividade desportiva, como revela Carlos Pepê, do grupo, pretende “ficar na agenda para perdurar no tempo e dignificar Ouguela, pelo seu enquadramento paisagístico, patrimonial e histórico”.

Tendo em conta a relação de Ouguela com o contrabando pretende-se “levar os participantes a percorrer os trilhos do contrabando, mas de uma forma desportiva e no período noturno”.

O trail tem um percurso de 15 quilómetros e está “devidamente sinalizado e iluminado, com vários pontos de abastecimento e acompanhamento de guias, para garantir a segurança de todos os atletas”. Em simultâneo decorre uma caminhada, de oito quilómetros, que percorre vários pontos emblemáticos de Ouguela, como a Nossa Senhora da Enxara, margens do Xévora e Abrilongo e Centro Ambiental do Xévora”.

No final, acrescenta Carlos Pepê, haverá “um evento cultural com música, animação e surpresas para os atletas, numa noite de convívio agradável”, esperando que “fique na memória”, para que segundo diz, no próximo ano possam acrescentar “ainda mais valor à aldeia de Ougue,a que tanto merece”.

As inscrições já estão a decorrer e podem ser feitas AQUI. Carlos Pepê revela que “há já cerca de 125 pessoas inscritas, “muitas delas também de Elvas e Badajoz”, apelando a todos aqueles que se queiram juntar para se inscrevam porque, adianta, “a festa é garantida, assim como o convívio, amizade e do desporto”.

Paralelamente, a esta iniciativa desportiva, no Instagram do Grupo está a decorrer uma exposição digital com fotografias de Ouguela, captadas por Rui Morais, para que este evento desportivo seja também “um momento de promoção do concelho”.

“Da Vinci: o grande inventor” em exibição este domingo à tarde no Centro Cultural

“Da Vinci: o grande inventor” é o nome do filme que está em exibição este domingo, 19 de maio, pelas 17 horas, no centro Cultural de Campo Maior.

Sinopse: “O insaciavelmente curioso e persistente inventor e artista, Leonardo da Vinci, deixa Itália para se juntar à corte francesa, onde pode livremente experimentar, inventar engenhocas voadoras e máquinas incríveis, e estudar o coro humano.
Acompanhado na sua aventura pela audaciosa Princesa Margarida, Leonardo tenta encontrar a resposta para a suprema questão: “Qual o significado da vida?”.

Os bilhetes, com o custo de 3,50€, podem ser adquiridos no centro Cultural ou em Ticketline.

“La Muñeca Nocturna” apresentada ao público em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu na noite de ontem, 17 de maio, a peça “La Muñeca Nocturna”, da Companhia Fantasmágora Teatro, no âmbito da 11.ª Edição do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo.

Esta peça conta a história de uma prostituta do submundo de Bogotá, dos anos 80, que recorda o seu único cliente que, com a sua poesia, mereceu a sua lembrança e eterno amor. “Esperança”, interpretada por Diana Acosta Rippe, representa a expectativa de voltar a encontrar o poeta novamente.

Sarau de Ginástica do SCC realiza-se este fim de semana

Foto arquivo

O tradicional Sarau de Ginástica do Sporting Clube Campomaiorense realiza-se este sábado e domingo, dias 18 e 19, pelas 21 horas, no Pavilhão Rui Nabeiro.

Este ano, o espetáculo vai decorrer em dois dias para “abranger um maior número de pessoas, uma vez que o Pavilhão tem apenas capacidade para 400 pessoas”, revela Natalino Borrega, treinador da modalidade, garantindo que este “é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de toda a época de quatro turmas de ginástica, num total de cerca de cem crianças”.

Natalino Borrega, sem querer revelar o tema deste ano, garante que “é muito especial para todos” e adianta que serão apresentadas oito coreografias. Afirmando tudo é feito pelo clube, desde roupas a coreografias, Natalino diz que “há um grande secretismo para causar maior impacto e surpresa nos pais das crianças”.

Segundo a organização os bilhetes para esta noite já esgotaram, no entanto, estão ainda disponíveis para o espetáculo de amanhã.

História de superação de Paulo Dias apresentada este sábado em Santo António das Areias

O Centro Cultural e Recreativo de Santo António das Areias, em Marvão, recebe este sábado, 18 de maio, pelas 15.30 horas, o lançamento do livro “Aceitar, Trabalhar, Acreditar: Uma Prova de Resiliência”, que conta a história de superação de Paulo Dias, depois de uma grave hemorragia cerebral que colocou a sua vida em risco.

Da autoria da escritora campomaiorense Cláudia Poeiras, a obra narra o percurso de superação de Paulo Dias, com testemunhos de quem o acompanhou de perto, desde a manhã que mudou a sua vida, em 2017.

A sessão de lançamento contará com intervenções do presidente do Município de Marvão, Luís Vitorino, do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e do Chairman do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, bem como o momento de apresentação do livro, protagonizado por Paulo Dias, Cláudia Poeiras (escritora) e Amélia Vadillo (editora).

Após a apresentação, o espaço acolhe ainda uma sessão de autógrafos com a venda de exemplares, cujo valor reverte, na totalidade, a favor da instituição Coração Delta.

Bárbara Bandeira na última noite de Festival da Juventude de Elvas

A edição deste ano do Festival da Juventude e Académico de Elvas chega ao fim este sábado, 18 de maio, com um concerto de Bárbara Bandeira.

Neste último dia do evento, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, destaque ainda para as atuações de BUDAFE, Danni Gato e John Bandeiras.

Para este derradeiro dia do Festival da Juventude e Académico de Elvas, os bilhetes têm um preço de dez euros.

Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo da Praça da República, em ticketline.pt e em quatro papelarias da cidade: Cidade Nova, Nova Elvense, Coffee Time Aqueduto e na papelaria do Intermarché.

Concerto de “A Música Encanta ao Património” este sábado na Biblioteca de Elvas

A Sala Públia Hortênsia de Castro, da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, recebe este sábado, 18 de maio, pelas 18 horas, mais um concerto do ciclo de espetáculos “A Música Encanta ao Património”.

Este concerto de música de câmara, como revela o diretor da Academia de Música de Elvas, Luís Zagalo, é “integralmente dedicado à guitarra”. “Vamos ter oportunidade de ouvir Bach, numa adaptação da sonata para violino, interpretada à guitarra e depois iremos ouvir música da autoria de compositores espanhóis, que escreveram muito para guitarra”, adianta.

“A Música Encanta o Património” é uma iniciativa conjunta do Município de Elvas e da Academia de Música, com acesso livre do público.