Vendas Novas quer integrar sistema de transportes da Grande Lisboa

Na sequência de um pedido de audiência por parte da autarquia, o presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha reuniu recentemente, com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, a fim de lhe entregar uma proposta de integração de Vendas Novas no sistema de transportes da Grande Lisboa, a ser objeto de estudo no âmbito das acessibilidades e do apoio logístico ao novo Aeroporto Luís de Camões (ALC), que se irá localizar a cerca de 25 km da cidade de Vendas Novas.

A proposta apresenta três grandes eixos de intervenção no território de Vendas Novas: ferroviário, rodoviário e logístico.

A nível ferroviário é proposto, no curto-prazo, a criação de uma ligação regional entre Vendas Novas e o Barreiro, com possível extensão a Évora. Tal ligação permitirá o transbordo para o sistema de transportes suburbanos ferroviários no Pinhal Novo e, no Barreiro, a acessibilidade ao transporte fluvial para Lisboa. Este sistema deverá evoluir para um sistema suburbano com a entrada em funcionamento do Aeroporto e da Terceira Travessia sobre o Tejo (TTT). A proposta ferroviária prevê também a reativação da estação de Bombel.

No campo rodoviário, o Município propôs um aumento dos serviços da Carris Metropolitana. No sistema de acessibilidades rodoviárias foi feita a proposta de criação de uma via-rápida de ligação entre a A6, na zona sul da Afeiteira e com nó de acesso a esta localidade, e o ALC na zona das Taipadas. A via-rápida, com acessos à N4, N10 e A13, permitiria que o tráfego circundasse as localidades de Afonsos, Pegões e Taipadas, colocando a cidade de Vendas Novas a cerca de 25 minutos do ALC.

No eixo logístico, o Município propõe a criação de uma plataforma logística rodoferroviária a poente de Bombel, na área previamente selecionada para a opção “Vendas Novas” do Aeroporto. Tal localização, na zona do limite do distrito, permitiria usufruir da linha ferroviária e da via-rápida proposta de ligação A6-Aeroporto. A criação de uma plataforma logística aproveita a excelente localização de Vendas Novas na rede rodoviária e ferroviária nacionais.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal propôs também a criação de um plano intermunicipal de ordenamento do território que permita uma organização e planeamento transversais e estruturados da região envolvente ao novo aeroporto, “para que a estratégia de desenvolvimento de Vendas Novas esteja articulada com o planeamento dos nossos vizinhos. Não vale a pena estarmos a pensar numa rede viária que, chegando à fronteira do concelho, não tenha continuidade do lado de lá por falta de coordenação”, referiu o presidente da Câmara.

1º Torneio Ibérico de Rugby Feminino “Cidade de Elvas” disputa-se este domingo

O 1º Torneio Ibérico de Rugby Feminino “Cidade de Elvas”, promovido pelo Rugby Clube de Elvas (RCE), realiza-se este domingo, 9 de junho, no Estádio Municipal de Atletismo.

Este evento marca não só o fim da época desportiva, mas também o primeiro aniversário da equipa feminina de rugby, “uma lacuna” que existia até então, segundo explica Luís Miguel Bagulho, membro da direção do clube. “Felizmente (esta equipa) veio-se a concretizar, porque as miúdas jogavam até aos 14 anos com os rapazes e depois deixavam de jogar ou acabavam por ir, mais tarde, para outras equipas”, adianta.

“Conseguimos formar uma equipa de rugby feminino, que tem sido extremamente positivo, o que torna o rugby uma modalidade ainda mais inclusiva”, garante o responsável, que recorda que várias atletas têm integrado as seleções regionais da modalidade.

Amanhã, em prova, ao que tudo indica, estarão seis equipas, entre portuguesas e espanholas. O início do torneio, no Estádio de Atletismo de Elvas, está marcado para as 11 horas. Ao longo do dia, a promessa é de jogos emocionantes de rugby sevens feminino, destacando a dedicação e o espírito das jogadoras do RCE.

O evento é organizado pelo RCE e pela Câmara Municipal de Elvas, com o apoio de amigos e apoiantes do desporto elvense.

“Night Trail Ouguela” alia desporto ao valor histórico da aldeia este sábado

O Night Trail Ouguela tem lugar na noite deste sábado, 8 de junho, nesta aldeia histórica do concelho de Campo Maior, numa organização do Grupo Campo Maior Trail Runners.

Esta atividade desportiva, como revela Carlos Pepê, do grupo, pretende “ficar na agenda para perdurar no tempo e dignificar Ouguela, pelo seu enquadramento paisagístico, patrimonial e histórico”.

Tendo em conta a relação de Ouguela com o contrabando pretende-se “levar os participantes a percorrer os trilhos do contrabando, mas de uma forma desportiva e no período noturno”.

O trail tem um percurso de 15 quilómetros e está “devidamente sinalizado e iluminado, com vários pontos de abastecimento e acompanhamento de guias, para garantir a segurança de todos os atletas”. Em simultâneo decorre uma caminhada, de oito quilómetros, que percorre vários pontos emblemáticos de Ouguela, como a Nossa Senhora da Enxara, margens do Xévora e Abrilongo e Centro Ambiental do Xévora”.

No final, acrescenta Carlos Pepê, haverá “um evento cultural com música, animação e surpresas para os atletas, numa noite de convívio agradável”, esperando que “fique na memória”, para que segundo diz, no próximo ano possam acrescentar “ainda mais valor à aldeia de Ougue,a que tanto merece”.

Paralelamente, a esta iniciativa desportiva, no Instagram do Grupo está a decorrer uma exposição digital com fotografias de Ouguela, captadas por Rui Morais, para que este evento desportivo seja também “um momento de promoção do concelho”.

O secretariado abre às 18 horas e a partida do trail está marcada para as 21 horas; já a caminhada parte cinco minutos depois.

Diogo Piçarra confirmado no Festival Raya

Diogo Piçarra é a mais recente confirmação no Festival Raya, em Campo Maior.

O festival, que o Município de Campo Maior dedica aos mais jovens, decorre de 5 a 13 de julho, no parque de estacionamento das Piscinas Municipais da vila.

A atuação de Diogo Piçarra está agendada para 6 de julho. De recordar que foi já anunciado um concerto de Van Zee para o dia anterior, 5 de julho, primeiro dia do evento.

Santos Populares começam a ser celebrados em Campo Maior este sábado

Os Santos Populares começam a ser celebrados, em Campo Maior, já este sábado, 8 junho, com a realização do primeiro arraial ibérico.

Com início às 20 horas, este arraial, promovido no âmbito do Festival Sons do Guadiana, tem lugar no Bairro Ibérico.

As festas dedicadas aos Santos Populares prosseguem, no dia 22 e 23, com o tradicional arraial de São Joãozinho, na Ermida de São Joãozinho. Com início, às 21h30, a primeira noite será animada por Marta Ferreira e a segunda pelo Duo Musical Rui Teodoro e Carlos Alferes.

Em festa, Arronches celebra São João até final do mês

Até final do mês, Arronches vai estar a celebrar o São João, numa programação que inclui as mais diversas iniciativas: desde os bailes, às sardinhadas, ao espetáculos musicais, às exposições e aos torneios e atividades desportivas.

Estas comemorações, que têm o seu ponto alto nos dias 23 e 24, por ocasião do feriado municipal, arrancam já esta sexta-feira à noite, 7 de junho, com as tradicionais largadas de touros, no Rossio, numa organização do Grupo de Forcados Amadores de Arronches, que celebram 25 anos de existência.

Segundo o presidente da Câmara, João Crespo, junho é sempre “mês de festa” em Arronches, com um “programa diversificado, com muita animação e cheirinho a Santos Populares”.

“Começamos esta sexta-feira, com as largadas de touros, e vamos por aí fora, até dia 30, com um programa muito virado para o bailarico, muito virado também para a parte cultural, onde temos desde a apresentações de livros até à inauguração de exposições, umas ao ar livre, outras na nossa galeria municipal”, adianta o autarca.

João Crespo lembra também que, todos os anos, o município faz sempre questão de oferecer as sardinhas e o vinho, não só aos residentes, mas também a quem visita Arronches por esta ocasião.

Quanto ao feriado municipal, ainda que se celebre no dia 24, as comemorações arrancam logo no dia anterior, com um concerto de Raquel Tavares, no Jardim do Fosso. À meia-noite, haverá um apontamento de fogo de artifício, com as cerimónias protocolares a terem lugar no própria dia 24.

A programação completa do São João em Arronches para conhecer no cartaz abaixo:

Inauguração de “O Tapete está na Rua” em Arraiolos (c/fotos)

Exposições, artesanato, recriações históricas e produtos locais são alguns dos atrativos da edição deste ano de “O Tapete está na Rua”, que teve início esta quinta-feira, 6 de maio.

No que toca aos espetáculos musicais, destaque para as atuações de Carolina de Deus, Pedro Abrunhosa, Rita Rocha e Sara Correia.

“O Tapete está na Rua”, no centro histórico de Arraiolos, até segunda-feira, feriado de 10 de junho.

Veja as fotos da inauguração:

 

Campomaiorenses deram sangue esta sexta-feira no Centro Comunitário

O Serviço de Imunohemoterapia do Hospital de Santa Luzia de Elvas promoveu, na manhã desta sexta-feira, 7 de junho, em parceira com a Câmara Municipal de Campo Maior, uma recolha de sangue no Centro Comunitário da vila.

O presidente da Câmara, Luís Rosinha, deu o exemplo e foi o primeiro a dar sangue. A brigada decorreu entre as 10 e as 13 horas.

DECO alerta para a urgência de se poupar energia

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Energia, comemorado no passado dia 29 de maio, a DECO alerta para a urgência de se poupar energia, não só para reduzir a fatura mensal dos consumidores, mas também para ajudar a mitigar as alterações climáticas.

Para ajudar os consumidores a poupar energia, a DECO desenvolveu a plataforma EVA (disponível aqui), com o apoio da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Com a informação e aconselhamento da EVA, o consumidor consegue reduzir a sua conta de eletricidade e gás até 40%.

Nesta plataforma, o cidadão encontra a ACADEMIA EVA que oferece cursos gratuitos que descomplicam a otimização do uso de energia em casa, capacitando os consumidores a fazer escolhas informadas e economicamente vantajosas.

Só no ano passado, a DECO recebeu 14.488 reclamações sobre o setor da energia. Os temas mais reclamados foram os seguintes: faturação excessiva; prescrição dos consumos; tarifários, preços, ofertas e campanhas promocionais – incumprimento contratual; serviços adicionais; e mudança de comercializador.

A eficiência energética contribui para um ambiente mais saudável e sustentável e promove um uso mais consciente e responsável dos recursos energéticos. Adotar práticas de consumo eficiente permite ao consumidor pagar menos na fatura da eletricidade e gás e ajuda a construir futuro melhor e mais sustentável para todos.

Este é o tema desta semana da rubrica semanal da DECO, com jurista na DECO Alentejo Ana Sofia Rosa. O programa na íntegra para ouvir no podcast abaixo:

Adiada sessão de hidroginástica dos Jogos do Alto Alentejo em Elvas

Devido à previsão de chuva, de períodos de céu nublado e de descida de temperatura, amanhã, sábado, 8 de junho, a sessão de hidroginástica sénior, que iria ter lugar nas Piscinas Municipais Descobertas de Elvas, foi adiada.

A iniciativa, inserida na programação dos Jogos do Alto Alentejo, fica agora agendada para o próximo dia 22 de junho (sábado), segundo informa a Câmara Municipal.