“Descodifica-te” capacita mulheres de novas competências digitais sem programação

Está a chegar uma nova edição do “Descodifica-te”: um programa de capacitação online, promovido pela NoCode Institute, que apoia mulheres na aprendizagem e utilização de ferramentas No-Code e Inteligência Artificial, para criarem os seus próprios projetos digitais. As inscrições, que podem ser feitas aqui, terminam já este domingo, 26 de outubro.

Destinado a mulheres, sobretudo, que se encontrem em fase de transição de carreira, o “Descodifica-te”, revela um dos fundadores da NoCode Institute, Miguel Muñoz Duarte, vai já para a sua quarta edição. “O grande objetivo é que pessoas, que não são técnicas, que não vêm dessas áreas da informática, do digital, da tecnologia, aprendam a fazer o que, se calhar, achavam que não conseguiam”, adianta.

“Os nossos alunos conseguem aprender rapidamente a fazer sites, a fazer aplicações móveis, a fazer chatbots com inteligência artificial, enfim, todo um sem número de ferramentas digitais, de soluções digitais, para lançarem os seus negócios ou, eventualmente, para ganharem competências que permitam ter mais oportunidades de trabalho, seja por conta própria, seja no mercado do trabalho mais tradicional”, assegura Miguel Muñoz Duarte.

Todas as competências adquiridas com este programa, garante o responsável, servirão para qualquer tipo de indústria ou comércio, “desde o pequeno comércio às marcas e empresas maiores, que precisam de websites, de aplicações móveis ou ferramentas internas para eliminar processos que hoje em dia são, se calhar, um pouco ineficientes, reféns do papel ou do Excel”.

A participação neste programa, que é financiado pela Fundação AGEAS e a Fundação MEO, é totalmente gratuita. Terminado o curso, garante Miguel Muñoz Duarte, qualquer pessoa conseguirá desenvolver todo o tipo de solução digital, sem programação. Por semana, são lecionadas duas aulas: “uma aula para conteúdo mais prático e outra aula para dúvidas dos alunos, que funciona num regime de muito prática e de mãos na massa”. “A cada semana, vão aprendendo uma nova competência, uma nova dimensão de desenvolvimento digital e podemos dizer que as pessoas, no final, conseguem desenvolver qualquer solução digital sem ter preciso programar, sem ter preciso aprender a fazer código”, remata.

Dias para a Erradicação da Pobreza e para a Igualdade celebrados celebrados com exposição em Campo Maior

Encontram-se expostos no Centro Comunitário de Campo Maior os trabalhos realizados pelo ATL “Arco-Íris” da Casa do Povo, pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia, pela equipa do Radar Social, pela Loja Social, pelo Atelier das Artes de Degolados, pelo NAVVD, pelo IEFP e pela CURPI, que assinalam o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e o Dia Municipal para a Igualdade, que se celebram a 17 e 24 de outubro, respetivamente.

A atividade foi organizada pelo setor de Ação Social da Câmara Municipal de Campo Maior, em parceria com o Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza EAPN, o NAVVD da Cruz Vermelha de Portalegre.

As datas celebradas visam apelar, sensibilizar e consciencializar toda a comunidade numa escala, não só local e nacional, mas também internacional, para valores fulcrais como a Igualdade e a Não-Discriminação.

Trata-se assim de uma iniciativa cidadã, um compromisso coletivo, onde se pretende envolver toda a comunidade, promovendo o respeito pelos Direitos Humanos, pois “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Os trabalhos foram realizados em torno do tema proposto para este ano: “A Diversidade Une, e o Respeito Fortalece!”

Alentejo Walking Festival convida a caminhada pelas Defesas de Campo Maior a 8 de novembro

Campo Maior recebe, a 8 de novembro (sábado), o Alentejo Walking Festival, o evento de caminhadas promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O convite é para um percurso de 7,5 quilómetros pelas “Defesas de Campo Maior”, com saída, às 9h30, do Largo do Barata. Durante o passeio será possível explorar a história da vila e contemplar paisagens únicas. O percurso inclui passagens pelo Castelo, a Fortificação Abaluartada, o Mosteiro da Imaculada Conceição e as Portas de Santa Maria.

Por esta ocasião, não só Campo Maior, mas “todo o Alentejo irá caminhar”, nesse fim de semana de 8 e 9 de novembro, como revela o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos. “Cada município apresenta um percurso pedestre, que tem de estar devidamente sinalizado e em condições de poder ser fluído. Há também alguns percursos urbanos, ainda que fundamentalmente estes percursos de caminhada estejam localizados no meio rural, para dar a conhecer ainda mais este produto que cada vez ganha mais adeptos no país. É um produto que cada vez é mais importante para a economia turística do Alentejo”, garante.

Apesar da participação nestas caminhadas ser gratuita, carece de uma inscrição prévia. A inscrição na caminhada de Campo Maior pode ser feita aqui.  

Esta edição do Alentejo Walking Festival inclui ainda, no próximo dia 30 de outubro, a conferência “Redes Municipais de Percursos Pedestres”, no Museu Mineiro do Lousal, no concelho de Grândola, e no dia 1 de novembro um passeio promocional, em Mértola.

Buba Espinho atua dia 15 de novembro no Coliseu de Elvas

“Tu na tua”, “Um dia hei-de voltar” ou “Ao teu ouvido” são alguns dos temas de Buba Espinho que podem ser ouvidos no próximo dia 15 de novembro, sábado, no Coliseu de Elvas

Depois de quatro Coliseus esgotados, Buba Espinho prepara-se agora para um espetáculo pensado para toda a família e que pretende viajar pela sua história e pelas raízes da música tradicional portuguesa.

Os Bilhetes estão à venda em www.coliseuelvas.com e nos locais habituais.

Seniores das três freguesias de Arronches juntaram-se em almoço convívio

Apesar do Dia Internacional da Pessoa Idosa se celebrar anualmente no primeiro dia do corrente mês, dada a proximidade com o ato eleitoral, o Município de Arronches optou por realizar a festa de homenagem aos seniores do concelho um pouco mais tarde, o que veio acontecer neste domingo, dia 19 de outubro.

No edifício ‘O Celeiro’, estiveram mais de três centenas e meia de pessoas, que foram desde logo recebidas pelo executivo autárquico, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, acompanhado ainda pelos presidentes da Junta de Freguesia de Assunção e Mosteiros, respetivamente, Pedro Fernandes e Diamantino Pinto.

Os participantes neste encontro tiveram depois oportunidade de rever familiares e amigos que não encontram diariamente, num convívio onde a boa disposição foi a palavra de ordem, entre muitos abraços e gargalhadas. Para animar a tarde, durante e após a refeição, os presentes tiveram oportunidade contemplar as atuações musicais do Grupo Pérolas do Gilão, oriundo de Tavira, ao qual se juntou um conjunto “da casa”, o Grupo Verde Maio.

Como habitualmente acontece, a autarquia tudo fez para que todos pudessem marcar presença, sendo que, para isso, cedeu transporte gratuito aos munícipes de Esperança e Mosteiros, colaborando também com as instituições particulares de solidariedade social do concelho para garantir a sua presença, tendo estado representadas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas do Centro de Bem Estar Social, o Centro Social Bom Jesus de Esperança e do Centro Social de Mosteiros.

Em cada uma das mesas, encontrava-se uma mensagem assinada pelo presidente do Município, na qual foi transmitido o compromisso da Câmara Municipal em promover políticas e iniciativas que valorizem a população sénior, ficando ainda uma palavra de profunda gratidão e apreço pelo exemplo de vida, marcado por valores de solidariedade, esforço e perseverança, que é um legado que a todos inspira.

A tarde terminou com a degustação de um bolo alusivo à data e com a oferta de uma lembrança a cada um dos munícipes que estiveram neste encontro que ficará uma vez guardado na memória daqueles que nele participaram.

Eleitos para Câmara e Assembleia Municipal de Arronches já tomaram posse

Após o ato eleitoral que decorreu no passado dia 12, o auditório do Centro Cultural de Arronches recebeu, na noite desta quinta-feira, dia 23 de outubro, a cerimónia de instalação dos órgãos deliberativo e executivo do Município de Arronches, na qual assumiram funções os eleitos autárquicos para o quadriénio 2025-2029. 

Dando as boas-vindas aos presentes, o presidente cessante da Assembleia Municipal, José Bigares, começou por empossar todos os eleitos para o órgão deliberativo, bem como o novo executivo camarário, que passa doravante a ser composto pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pelos vereadores Maria João Fernandes, Carlos Flores e Iola Feiteira. 

O presidente então empossado dirigiu-se desde logo, não só aos presentes, como a todos os arronchenses sem exceção, com uma mensagem de gratidão, honra e sentido de responsabilidade à qual juntou um sincero agradecimento aos autarcas que na referida data cessaram funções, por todo o trabalho desenvolvido em prol de Arronches. João Crespo congratulou depois todos os arronchenses pela forma como decorreu o recente ato eleitoral, salientando o resultado obtido pela lista que liderou, mas endereçando também uma palavra de apreço às listas que se apresentaram a escrutínio nas referidas eleições. O referido resultado traduz-se numa enorme responsabilidade pela confiança depositada num projeto que será desenvolvido com rigor, transparência e sentido de missão, cujos objetivos enumerou de seguida nas mais diversas vertentes, entre as quais, a habitação, as infraestruturas, os apoios sociais, a educação, a cultura, o turismo, as festividades e tradições, a economia local, a sustentabilidade, o bem-estar animal, o desporto, o associativismo e a segurança e proteção civil. A terminar, o edil desejou um excelente mandato a todos os autarcas, entre os quais os eleitos pelas Juntas de Freguesia, dizendo-se esperançoso num período de grandes conquistas e desafios superados em prol de todos os arronchenses, num trabalho que será feito sempre em proximidade com as pessoas, com o qual serão lançadas as bases para um futuro próspero para o concelho. 

Decorreu, de seguida e no ponto que terminou a sessão, a eleição da mesa do órgão deliberativo, sendo apresentada uma lista pela bancada da coligação ‘Mais Arronches Mais Futuro’, da coligação entre o Partido Social Democrata e o CDS – Partido Popular e uma lista apresentada pela bancada do Partido Socialista, sendo a primeira a mais votada com doze votos enquanto a segunda obteve seis votos. Assim, a mesa da Assembleia Municipal mantém a composição dos dois anteriores mandatos, sendo presidida por José Bigares, com Luís Ramalho como 1.º secretário e Maria João Valentim como 2.ª secretária.

Assembleias de Freguesia do concelho de Campo Maior já tomaram posse

Durante esta semana, tomaram posse os eleitos para a Assembleia de Freguesia das três Juntas do concelho de Campo Maior, de acordo com os resultados das eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro.

Ao mesmo tempo, foram também eleitos os respetivos executivos. Assim, nos próximos quatro anos, a freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados será liderada por Florival Cirilo, a de Nossa Senhora da Expectação por Hugo Rodrigo, e a de São João Baptista por Anselmina Caldeirão.

Inquilinos já podem declarar o contrato de arrendamento nas Finanças. Saiba como no programa da DECO desta semana

Desde 1 de agosto de 2025, os inquilinos passaram a poder declarar diretamente os seus contratos de arrendamento junto da Autoridade Tributária, caso o senhorio não o faça dentro do prazo legal. O processo é simples e digital, realizado através do Portal das Finanças, onde o inquilino preenche a Comunicação do Locatário ou Sublocatário (CLS), anexa os documentos necessários e obtém um comprovativo válido para efeitos fiscais.

Esta medida reforça a proteção dos inquilinos, garantindo o acesso a benefícios fiscais, apoios à habitação e segurança jurídica. Ao permitir que o contrato seja reconhecido oficialmente, mesmo sem ação do senhorio, combate-se a informalidade no mercado de arrendamento e assegura-se o cumprimento das obrigações legais.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Gota d’Arte celebrou o seu 14º aniversário em ambiente de festa

A associação Gota d’Arte assinalou, na quarta-feira, 22 de outubro, o seu 14.º aniversário com uma celebração aberta à comunidade. As comemorações decorrem na sede com insufláveis, aula de dança, pipocas e um lanche para todos, num ambiente informal e de convívio entre amigos, parceiros e representantes institucionais.

O ponto alto da tarde foi o corte do bolo de aniversário, momento simbólico, antecedido dos parabéns à associação, com discursos de Luís Rosário, presidente da associação, e de Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas.

Luís Rosário lembrou o objetivo da Gota d´Arte, que é “dar atividades às crianças e a possibilidade aos pais de manter os filhos ocupados, para além de participar nas inúmeras iniciativas para as quais o Município de Elvas e outras associações nos convidam. É importante estabelecer e fomentar essas parcerias”.

Luís Pires (um dos fundadores) está sempre na memória da associação e é lembrado por Luís Rosário: “lembrando aqueles que iniciaram este projeto, e o nosso querido Luís Pires que está sempre connosco, neste momentos de alegria é quando o temos que lembrar. Destaco todo o trabalho diário dos colaboradores, monitores, professores e pessoas que aqui estão todos os dias. É sempre um trabalho de carolice, num magnífico espírito de associativismo, e esta parcerias fazem com que puxemos uns pelos outros. Neste dia devemos lembrar tudo isso e o apoio que temos do Município de Elvas. É isto: comemorar mais um aniversário”.

Rondão Almeida dedicou as suas primeiras palavras aos fundadores da Gota d’Arte: “nunca esquecendo o meu amigo Luís Pires e o excelente trabalho do Doutor Alcides, houve aqui trabalho excelente destas pessoas que deram um bom destino a esta casa. Andam aqui mais de uma centenas de crianças e algumas dezenas de jovens, dando vida à associação”.

Na Gota d’ Arte há muitas crianças, mas Rondão Almeida quis chamar a atenção para um escalão etário mais velho, a que chamou de juventude, em quem as associações se devem focar mais de futuro. “Temos que ter muita atenção muito especial, com o escalão da juventude entre os 16 e os 25/27 anos. Temos que ponderar que tipo de ofertas lhe damos para que se integrem de forma ativa. Comprar cultura é fácil, mas o que é importante é que se integrem nas várias atividade. No desporto não há só futebol e rugby, há a natação ou atletismo, já que temos as infraestruturas disponíveis para essa prática”.

A Gota d’Arte continua a afirmar-se como um espaço de expressão artística e cidadania ativa, com projetos que envolvem diferentes gerações e promovem o desenvolvimento local.

“Outubro Rosa”: Campo Maior caminha este sábado para alertar para a prevenção do cancro da mama

Campo Maior volta, através da já tradicional caminhada, a associar-se ao “Outubro Rosa”, movimento que nasceu nos anos 90, nos EUA, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. A caminhada está agendada para este sábado, dia 25, com partida do Jardim Municipal da vila às 9h30.

O grande objetivo deste “Outubro Rosa”, tal como explica Cristina Bruno, coordenadora do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro, é consciencializar para a importância da realização de rastreios, com vista à prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de tumor. Pese embora o maior número de casos registados, e “cada vez em mulheres mais jovens”, o rastreio, garante a responsável, tem permitido uma maior resposta em tempo útil.

“O rastreio, que é uma ação nacional e que está em todo o lado, incluindo no distrito de Portalegre, é feito através daquilo que normalmente as pessoas chamam de carrões, mas que são as unidades móveis que, apesar do seu aspeto de caravana, lá dentro têm material e aparelhagem topo de gama. A grande diferença é que os exames que as senhoras fazem, agora numa faixa etária mais alargada – agora começa aos 45 anos – são vistos por dois médicos às escuras, como nós costumamos dizer, ou seja, dois médicos separadamente analisam aquele exame e fazem o relatório. Se o relatório não for coincidente, a senhora é chamada a ir a Lisboa fazer mais exames”, explica Cristina Bruno, alertando que para o facto de que, em muitos casos, e sem necessidade para alarmismos, está apenas em causa “uma má imagem ou dúvida”. “De qualquer das maneiras, é sempre importante fazer este rastreio”, assegura.

As caminhadas, que acontecem um pouco por todo o país ao longo deste mês, são a atividade mais visível deste “Outubro Rosa”, para as quais os participantes devem adquirir as famosas t-shirts cor de rosa. “As pessoas adquirem, a troco de donativo, as t-shirts cor de rosa, que a cada ano são diferentes, e depois organizam-se e juntam-se para fazer a caminhada. No fundo, é chamar a atenção, que é esse o objetivo, é ver a mancha rosa, é que as pessoas vejam e que sejam alertadas para a importância de uma deteção precoce do cancro da mama”, adianta a responsável.

Toda a verba angariada com as t-shirts serve para financiar a atividade da Liga Portuguesa Contra o Cancro, à semelhança do que acontece com o peditório anual, dado que a associação não recebe qualquer tipo de subsídio. No que toca ao cancro da mama, o grupo de apoio de Portalegre, adianta Cristina Bruno, fornece de forma gratuita, as cabeleiras, os sutiãs e as próteses. “A primeira vez que alguém necessita de um sutiã pós-cirúrgico ou de um sutiã com uma prótese, o primeiro é oferecido, quer a pessoa tenha ou não insuficiência económica”, esclarece. “A partir daí, quem pode pagar, paga, porque àqueles que não podem pagar, nós não cobramos absolutamente nada”, acrescenta. “Também é bom dizer que o preço que nós praticamos para quem pode pagar é o preço de custo, ou seja, a Liga não ganha dinheiro ao disponibilizar as próteses ou sutiãs”, remata Cristina Bruno.

Também alguns municípios, como o de Campo Maior, que por esta altura tem a Fortificação Abaluartada iluminada de rosa, têm vindo a procurar, dessa forma, chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do cancro da mama.