Com ATL e projeto “Saber +”, ARKUS ocupa crianças e apoia estudo após as aulas

A Associação Juvenil ARKUS, em Elvas, volta, neste ano letivo, a dar uma resposta importante, com o seu ATL, aos pais de crianças do ensino pré-escolar, que não têm onde as deixar, durante a tarde, após mais um dia passado no jardim de infância.

Por outro lado, com o projeto “Saber +”, as crianças e jovens do primeiro ao terceiro ciclo têm, na Arkus, a possibilidade de ultrapassar as suas dificuldades, com as habituais explicações, num espaço onde fazem também os seus trabalhos de casa.

“Começámos agora no início do ano letivo. Neste momento, as vagas para o primeiro ciclo estão preenchidas. Para o segundo e terceiro ciclo ainda temos inscrições abertas e, em termos da ATL, penso que também temos vagas ainda”, começa por referir Melanie Carona, membro da associação elvense.

No que toca ao ATL, as crianças estão ocupadas, com todo o tipo de atividades lúdicas, até os pais as consigam ir buscar. “Infelizmente, sabemos que hoje em dia os pais não têm tanta disponibilidade”, lembra a responsável.

O “Saber +”, que oferece opção de transporte, funciona de segunda a sexta-feira, entre as 15h30 e as 18h30. “Temos dois horários. Os pais podem apanhar as crianças às 17h30 ou às 18h30. As crianças vão, fazem os trabalhos de casa, também as ajudamos na época dos testes e em tudo o que sejam dúvidas”, remata Melania Carona, assegurando que, cumpridos os deveres diários, há sempre tempo para alguma brincadeira.

Os interessados em inscrever os seus encarregados de educação numa destas respostas da ARKUS devem entrar em contacto com a associação, através de um dos seguintes contactos:  969 514 374 ou 268 629 218.

Combate ao bullying: CLDS 5G sensibiliza alunos de Campo Maior para a empatia e o respeito

O CLDS 5G de Campo Maior, numa parceria com o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, no âmbito do Dia Mundial do Combate ao Bullying, celebrado anualmente a 20 de outubro, promoveu diversas sessões de sensibilização, junto de diferentes turmas do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, ao longo de duas semanas.

Avançando que há registos de cenas de bullying entre as crianças de 5º e 6º anos (2º ciclo), a quem foi dirigida a iniciativa, Maria Manuel Valentim, a coordenadora do CLDS de Campo Maior, revela que, com estas sessões, procurou-se levar os jovens a perceberem “o que é o bullying, o que é que é violência e como pensam o agressor e a vítima, para estarem em alerta”.

Considerando que estas sessões foram “muito importantes”, com o objetivo final de sensibilizar para o respeito e a empatia, a responsável não tem dúvidas de que os alunos ficaram “mais elucidados dos perigos e de que como a pessoa (que é vítima de bullying) se sente”.

O CLDS era para ter assinalado o Dia Mundial do Combate ao Bullying no próprio dia 20 de outubro, com os mais novos, através de uma atividade ar ao livre, em espaço escolar, algo que acabou por não acontecer, devido ao estado do tempo. Essa atividade fica agora prevista para novembro, mês em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Ao longo das nove sessões promovidas, foram desenvolvidas competências sociais e emocionais, promovendo comportamentos positivos e estratégias de resolução pacífica de conflitos. Com esta iniciativa, procurou-se aumentar a literacia dos alunos sobre estas temáticas e contribuir para ambientes escolares mais seguros, empáticos e saudáveis.

Morte de militar da GNR em serviço no Rio Guadiana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) confirma que, por volta das 23h15 de ontem, dia 27 de outubro, na sequência de um alerta sobre uma embarcação de alta velocidade (EAV) que se encontrava no Rio Guadiana, foram acionados militares do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, com o objetivo de proceder à sua localização e abordagem.

Durante a intervenção, a embarcação da GNR foi abalroada pela EAV, resultando na morte de um militar e três feridos ligeiros.

Posteriormente, a embarcação suspeita foi encontrada a arder, estando ainda em curso, no Rio Guadiana e suas margens, diligências para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incêndio e a fim de recolher prova material e localizar os suspeitos. Estas diligências decorrem com o apoio da Polícia Marítima, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e da Guardia Civil, de Espanha.

A Polícia Judiciária foi igualmente contactada e acionada, encontrando-se a desenvolver as investigações relativas ao caso, no âmbito das suas competências. O apoio psicológico da Guarda foi de imediato acionado para acompanhamento dos militares envolvidos e respetivas famílias.

A Guarda lamenta profundamente esta ocorrência e apresenta os mais sinceros votos de pesar à família e aos camaradas do militar falecido, expressando o seu reconhecimento pelo exemplo de dedicação e sentido de missão demonstrado em serviço. 

Sem orçamento, Extremadura vai para eleições

A presidente da Junta da Extremadura, María Guardiola, anunciou esta segunda-feira a convocação de eleições autonómicas para 21 de dezembro, após o que classificou como um “bloqueio político” que inviabilizou a aprovação do orçamento regional para 2026.

Guardiola afirmou ter procurado entendimento com os restantes grupos parlamentares, mas considerou que “a irresponsabilidade das forças políticas” tornou impossível chegar a acordo. Assim, sublinha, “serão os estremenhos a decidir o seu futuro nas urnas” no dia 21 de dezembro, um domingo.

Tela de um dos Passos da Via Sacra em Vila Viçosa vai ser restaurada

No âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Vila Viçosa e a Fábrica da Igreja Paroquial de São Bartolomeu, procedeu-se no dia 21 de outubro, à recolha da tela do Passo da Via Sacra, no Largo José Sande (antigo Terreirinho do Patacão), para uma intervenção de conservação e restauro.

A pintura, bastante deteriorada pela variação de humidade e exposição à luz solar, representa a Descida da Cruz e será provavelmente uma obra do século XVIII.

Com esta parceria, pretende-se continuar a restaurar o conjunto dos Passos da Via Sacra, de modo a permitir a sua utilização religiosa e dar a oportunidade de fruição deste património singular a quem nos visita.

Homenagem a Niels Fischer conta com conferência na Biblioteca de Portalegre

A conferência “Da Literatura ao Cinema: Metamorfose e Identidade em Hans Christian Andersen” realiza-se amanhã, dia 28, às 11 horas, na Biblioteca Municipal de Portalegre.

A iniciativa conta com os professores oradores Teresa Mendes e Luís Miguel Cardoso e insere-se homenagem que está a decorrer a Niels Fischer, filantropo dinamarquês.

“Ambiente em FM”: sabia que em 30 anos se perdeu metade das borboletas dos prados na Europa?

No “Ambiente em FM” de hoje, José Janela, da Quercus, aborda uma descoberta preocupante sobre a biodiversidade na Europa, divulgada por Eva Monteiro à Wilder.

Os dados científicos mostram que, nos últimos 30 anos, as populações de borboletas dos prados na Europa diminuíram cerca de 50 por cento. Esta informação foi recolhida no Índice das Borboletas dos Prados, atualizado em julho de 2025, e com base em dados recolhidos entre 1991 e 2023.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”. Para ouvir no podcast abaixo:

Caminhada Rosa com rota cultural em Fronteira

Outubro é o mês de vestir o coração de rosa. Este ano, Fronteira também vai caminhar pela prevenção, pela saúde e pela solidariedade. A Caminhada Rosa com Rota Cultural, que decorre no dia 29 de outubro, é uma iniciativa que une movimento, cultura e solidariedade, em prol da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Portalegre.

Durante o evento, estarão disponíveis pins solidários em troca de um donativo, revertendo a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

As inscrições são obrigatórias até dia 27 de outubro, no Balcão Único da Câmara Municipal de Fronteira, nas Juntas de Freguesia de Cabeço de Vide e Vale de Maceiras ou através do número 961 060 566.

A Câmara de Fronteira assegura transporte no seguinte horário:

Vale de Seda – 18h15 (Largo)

Cabeço de Vide – 18h30 (Paragem de autocarro)

Vale de Maceiras – 18h30 Junta de Freguesia.

Bombeiros de Elvas com duas novas viaturas e obra da central de telecomunicações quase terminada

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas reforçou, muito recentemente, a sua frota automóvel, com duas novas viaturas, que vão contribuir para o aumento da capacidade de resposta da corporação.

Em causa está um veículo ligeiro de combate a incêndios e uma ambulância de transporte de doentes não urgentes, ambos adquiridos com o objetivo de melhorar o serviço prestado à comunidade e aumentar a eficiência nas operações de socorro e transporte.

A expectativa do comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, é que a viatura de combate a incêndios possa entrar ao serviço muito em breve, dado que ainda se encontra em processo de legalização. “Estamos num processo de legalização, até porque envolve algum licenciamento por parte do Ministério da Administração Interna, no que diz respeito à rede de rádio que incorpora esse mesmo veículo, mas estou em crer que, nos próximos dias, vamos conseguir ter o veículo operacional. Estamos a entrar agora numa fase em que este veículo vai ser uma mais-valia, com os incêndios em caixotes de lixo, em pequenos detritos confinados ou não confinados, porque é um veículo mais pequeno, mais ágil e que nos permite dar aqui uma melhor resposta”, assegura.

Por outro lado, a nova ambulância está já a serviço da comunidade. “Já concluímos o processo de legalização. Teve de ser inspecionada, neste caso pelo Instituto Nacional de Emergência Médica. Já foi feito, o processo já foi concluído, ou seja, é um recurso já 100% disponível que a população poder utilizar”, assegura o comandante.

O investimento total de 120 mil euros, na aquisição das duas novas viaturas, foi suportado integralmente pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, recorrendo apenas a meios próprios, sem qualquer financiamento externo.

Já as obras que têm vindo a ser feitas no quartel têm contado com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, sendo que a nova central de telecomunicações está “praticamente concluída”.  

“Este protocolo celebrado entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas e o município veio, em boa hora, fazer com que a central de telecomunicações passe para o rés-do-chão, assim como os serviços administrativos, o que quer dizer que, para quem tenha que nos visitar, seja por necessidade de pagamento de quotas ou faturas, solicitação de serviços ou pedido de informações, já não tem que subir aos pisos superiores do edifício e tudo isso já pode ser feito rés-do-chão”, assegura Paulo Moreiras.

Desta forma, o comandante assegura que o quartel dos bombeiros passa a ser um “edifício perfeitamente acessível, mesmo a pessoas com mobilidade condicionada”, algo já ambicionado há muito. “A própria central de telecomunicações, que nós tínhamos muito medo que ela qualquer dia ardesse – o que ficaria muito mal numa casa de bombeiros –, mas o que é certo é que os mais de 30 anos que aquela sala técnica já tinha, já acusavam o desgaste e não se podia utilizar da forma que estava a ser utilizada”, remata Paulo Moreiras.