Tem início esta sexta-feira “a edição mais ambiciosa de sempre” do evento “Elvas Cidade Natal”

Arranca esta sexta-feira, 28 de novembro, mais uma edição de Elvas Cidade Natal, que se estende até 4 de janeiro. Depois de três edições marcadas por um crescimento expressivo de visitantes, atividades e parceiros, Elvas prepara-se para elevar a fasquia, com a Câmara Municipal a assegurar que esta será a edição mais ambiciosa de sempre do Elvas Cidade Natal. São 38 dias de festa, luz e encantamento que transformarão a cidade património da humanidade no maior evento de Natal do Alentejo e da Extremadura Espanhola.

Este ano, a aposta é clara: mais dias, mais espaços, mais animação e uma envolvência inédita. Pela primeira vez, haverá animação diária, sem exceção, num programa concebido para todas as idades — dos 1 aos 100 anos. O reforço da iluminação natalícia, que este ano chega a novos pontos emblemáticos como a Zona do Castelo, a Rua de Évora e a Avenida Garcia da Orta, promete envolver toda a cidade num cenário verdadeiramente mágico.

O impacto humano do evento continua a ser um dos seus maiores trunfos. Em torno desta festa colaboram cerca de 4.000 elvenses, num esforço coletivo que traduz o espírito comunitário que caracteriza a cidade. Ao longo de mais de um mês, serão oferecidas 327 horas de animação, apoiadas por 90 parceiros, numa demonstração de vitalidade e união difícil de encontrar noutras realizações do género.

As diversões pagas mantêm o caráter simbólico do preço, e regressam os ícones que já conquistaram o público, como o carrossel parisiense, a rampa e a pista de gelo. A grande novidade deste ano é o Barco do Gelo, uma atração que promete surpreender miúdos e graúdos. Mantêm-se igualmente espaços temáticos que fazem as delícias das famílias: a Casa do Pai Natal, a Fábrica dos Brinquedos, a Torre dos Sonhos e a Casa dos Duendes.

A experiência visual e sensorial será enriquecida com elementos fotográficos instagramáveis, neve artificial, molduras iluminadas e bancos temáticos que convidam os visitantes a mergulhar no ambiente natalício e a levarem consigo memórias para a vida.

Mas o “Elvas Cidade Natal” é muito mais do que luzes e diversões. O programa cultural — um dos mais completos do país — reúne 180 iniciativas distribuídas por 25 espaços da cidade, entre museus, igrejas, auditórios, coletividades e monumentos. A diversidade é a palavra de ordem: exposições, espetáculos musicais, dança, literatura, poesia, teatro, bailado, workshops de culinária e decoração, torneios de xadrez, caminhadas, demonstrações desportivas e até um grande espetáculo de magia. Entre os momentos mais aguardados está o tradicional presépio ao vivo e os concertos natalícios da Banda 14 de Janeiro e do Coral Públia Hortênsia de Castro, sem esquecer um grande concerto à luz das velas, que promete ser um dos pontos altos.

A tradição também marca presença com os pórticos evocativos do Natal elvense, os doces típicos e o emblemático encontro de cerca de 2.000 crianças a tocar Ronca, um momento único e profundamente identitário.

Num ano marcado pelo rebranding do evento, a Câmara Municipal reforça as ações de comunicação, ampliando a projeção do “Elvas Cidade Natal” através de televisões e rádios nacionais, superfícies comerciais ibéricas — como o Grupo El Corte Inglés e o Centro Comercial El Faro — e um conjunto de influenciadores e figuras públicas que visitarão a cidade para divulgar a experiência. A hotelaria local também se junta à iniciativa, criando propostas especiais para quem escolhe Elvas como destino.

Com passatempos, grupos organizados de cidades portuguesas e espanholas já confirmados e uma programação que alia inovação à essência das tradições, Elvas prepara-se para receber milhares de visitantes numa celebração que se assume, cada vez mais, como “A Festa das Festas”.

A visão da Câmara Municipal é clara: celebrar o espírito natalício, dinamizar o comércio local, atrair turistas e criar uma experiência mágica, única e inesquecível.

Elvas Cidade Natal é, acima de tudo, um evento para todas as famílias e todos os amigos — um convite aberto à emoção, à partilha e à magia.

Dois detidos por furto de azeitona no concelho de Campo Maior

Um homem de 64 anos e uma mulher de 60 anos foram detidos pela GNR, no passado dia 18 de novembro, por furto de azeitona, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma ação de patrulhamento realizada numa área rural ocupada por olival, militares do Posto Territorial de Campo Maior da GNR surpreenderam os suspeitos “no momento em que estes procediam à apanha de azeitona sem autorização do proprietário, circunstância que motivou a sua detenção em flagrante delito”, revela o Comando Territorial de Portalegre em comunicado.

A ação resultou na detenção dos suspeitos e na apreensão de diverso material utilizado na prática do furto e 143 quilos de azeitona, que foram restituídos ao legítimo proprietário.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A GNR recorda que se encontra a decorrer a Operação Campo Seguro, “cujo objetivo é intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos em contexto laboral e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais”.

Campo Maior: campanha de apoio ao comércio local com mais de meia centena de estabelecimentos aderentes

Já teve início, em Campo Maior, mais uma edição da campanha de apoio ao comércio local “Onde Tudo se Faz Natal”.

A decorrer até 16 de janeiro, em mais de 50 estabelecimentos aderentes – desde a restauração e cafetaria, passando por mercearias, lojas de conveniência, moda, decoração, drogarias, eletrodomésticos, farmácias, ourivesarias, entre outros tipos de comércio, a Câmara Municipal aposta, uma vez mais, na iniciativa com vista a fomentar a dinamização da economia do concelho.

Quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes receberá um cupão por cada dez, 20 ou 30 euros gastos, que servirá para participar nos cincos sorteios a realizar. Desta vez, a autarquia vai distribuir 20 mil euros em prémios, mais cinco mil que no ano passado, através do sorteio de 160 vouchers, nos valores de 500, 300, 200 e 100 euros.

Este campanha, de acordo com o presidente da Câmara, Luís Rosinha, “tem corrido muito bem ao município”, mas “muito melhor aos comerciantes campomaiorenses”. “As pessoas aderem de uma forma natural e a geração económica e aquilo que é o fim do processo diz-nos a nós que devemos continuar a apostar nesse sentido e é por isso mesmo que, este ano, aumentamos as contrapartidas dos prémios, passando dos 15 mil euros em sorteios para 20 mil”, acrescenta.

Luís Rosinha apela ainda a “que as pessoas comprem no comércio de Campo Maior, porque assim também poderão vir a ter a boa surpresa de receber alguns prémios monetários”.

Os prémios sorteados serão atribuídos em Vales de Compras que poderão ser utilizados nos estabelecimentos aderentes à campanha até 28 de fevereiro.

A lista de estabelecimentos aderentes à campanha para conhecer aqui.

Elvas: Assembleia Municipal Infantojuvenil regressa amanhã

A VII Assembleia Municipal Infantojuvenil de Elvas, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, no âmbito da comemoração do 36º aniversário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, vai decorrer na sexta-feira, dia 28, pelas 9h30, no salão nobre dos Paços do Concelho.

A iniciativa conta com colaboração da Câmara Municipal de Elvas e dos Agrupamentos de Escolas do concelho, assim como do Colégio Luso-Britânico, procurando fomentar a interação e participação cívica com a comunidade, neste caso particular com a comunidade escolar.

Vão estar presentes mais de duas dezenas de “deputados” eleitos, que vão apresentar, aos dirigentes municipais presentes, as suas moções ou questões nas áreas de educação, saúde, igualdade, segurança e proteção, família, desenvolvimento pessoal, cidadania e ambiente.

Pode assistir, a partir das 10h00, na rede social facebook do Município de Elvas.

Com foco nas crianças e idosos, “LaBORatório Social” de Borba procura combater exclusão social

O programa CLDS-5G “LaBORatório Social” de Borba tem vindo a promover diferentes atividades com vista à promoção da inclusão social de diferentes grupos populacionais.

Os objetivos do programa passam por combater o desemprego e a fragilidade sócioeconómica das famílias, apoiar as crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Tendo o Município de Borba como entidade coordenadora, explica a coordenadora Carolina Martins, o “LaBORatório Social” de Borba contempla quatros eixos de intervenção, um deles – o eixo 1 – com atuação da Associação Desenvolvimento Montes Claros. “Até agora temos desenvolvido diversas atividades dentro daquilo que são os eixos de intervenção. Pretendemos desenvolver muito mais, sempre centrado nas pessoas, nas crianças e nos idosos”, assegura.

No que toca às crianças, as atividades desenvolvidas têm sido, na grande maioria, numa vertente intergeracional, envolvendo os idosos. “Pretendemos também aqui focar-nos muito naquilo que é a garantia para a infância, na questão da alimentação e do sucesso escolar”, acrescenta. Outra das prioridades do projeto tem sido o apoio ao empreendedorismo e à qualificação.

Iniciado em março de 2025, o programa CLDS-5G “LaBORatório Social” de Borba é financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Pessoas 2030.

“Espaço Europa”: Comissão Europeia já abriu as candidaturas ao concurso Erasmus+ 2026

Com um orçamento de 5,2 mil milhões de euros para o próximo ano, o programa apresenta novas oportunidades de financiamento nas áreas da educação, formação, juventude e desporto em toda a Europa. O objetivo é chegar a mais de 1,2 milhões de participantes, envolvendo mais de cem mil organizações.

Podem candidatar-se ao financiamento as escolas, universidades, centros de formação profissional, ONG e grupos de jovens que trabalham na área da educação, formação, juventude ou desporto.

O programa mantém o seu enfoque nas prioridades transversais da União Europeia: inclusão, transição digital e ecológica e participação democrática.

Tudo para saber sobre o assunto no programa “Espaço Europa”, desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Cantadores da Planície no primeiro sábado do Mercado de Natal

O Mercado de Natal, promovido pela Câmara Municipal de Elvas e integrado na iniciativa Elvas Cidade Natal, vai decorrer no Mercado Municipal da Casa das Barcas de 29 de novembro a 3 de janeiro.

O programa de animação, que tem lugar aos sábados, entre as 7 e as 13 horas, contempla atuações de vários grupos, a partir das 9h30, no interior da Casa das Barcas.

Assim, a 29 de novembro, passam por aquele espaço os Cantadores da Planície; no dia 6 de dezembro, Os Brinquetes; a 13 de dezembro a Banda 14 de Janeiro, a 20 de dezembro as Roncas d’Elvas, a 27 de dezembro a Gota d’Arte e a 3 de janeiro os Santos Reses de Barbacena.

Num espaço onde não vai faltar a animação, o Município de Elvas pretende dar mais vida e alegria a quem desfruta deste este espaço comercial nesta quadra natalícia.

CUBO une atividade física à solidariedade, gastronomia e cultura em mais uma Rota de Natal em Elvas

O ginásio “CUBO” organiza na segunda-feira, 1 de dezembro, em feriado da Restauração da Independência, a IV Rota de Natal, atividade que integra a programação do evento “Elvas Cidade Natal”.

Trata-se de uma caminhada de cinco quilómetros, que irá percorrer o centro histórico da cidade, com saída da Praça da República às 17h30 e em que se associam à atividade física a gastronomia e a cultura locais. Como habitualmente, esta é também uma iniciativa que tem uma vertente solidária, em prol dos Bombeiros Voluntários de Elvas, como revela a personal trainer do CUBO e responsável pela atividade, Helena Charrua.

Esta é “uma caminhada diferente”, com quatro pontos de abastecimento, em que “cada ponto haverá um grupo de música ou de dança”. Participam na iniciativa os grupos de música e dança da Gota d’Arte, assim como dois grupos de Cante Alentejano. “Em cada ponto, temos também gastronomia típica natalícia de Elvas, como azevias, anéis, nógados, sericaia, tronco de natal, chocolate quente e chá”, adianta a responsável.

O objetivo da iniciativa é levar os participantes a ver as iluminações de Natal, “iniciar o espírito natalício, sempre com o olhar e o foco em ajudar os Bombeiros Voluntários de Elvas”. A participação na caminhada tem um custo de 7,50 euros, valor que sobe para dez euros para quem fizer a inscrição no próprio dia, na Praça da República. Quem quiser ajudar os Bombeiros de Elvas terá de adquirir um gorro de Natal por cinco euros, em que metade do valor reverte para os soldados da paz.

Até esta sexta-feira, 28 de novembro, a inscrição pode ser feita por através do email cubo_geral@hotmail.com, no portal Quero Ir, através das redes sociais do CUBO ou, presencialmente, no ginásio.

Rituais dell Arte leva “importantes mensagens” a Campo Maior com “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras”

O musical “D’Artagnan e as 3 Mosqueteiras”, da companhia Rituais dell Arte, é apresentado na tarde deste sábado, 29 de novembro,  no Centro Cultural de Campo Maior.

O espetáculo, dedicado aos mais novos e que está integrado no programa das comemorações do 22º aniversário daquele espaço municipal, conta com as participações de duas atrizes campomaiorenses: Leonor Alegria e Alexandra Caldeira.

Este é um musical que se debruça sobre temas como o empoderamento feminino, a igualdade de género e o respeito pelos mais velhos. O objetivo da companhia é levar as crianças a lembrarem-se das mensagens transmitidas, para, no futuro, quando forem mais crescidas, ajudarem a “fazer desta uma sociedade mais justa e íntegra”, revela Leonor Alegria.

Dando conta que o espetáculo anda em digressão pelo país desde o mês passado, depois dos ensaios iniciados em agosto, a atriz revela ainda que o musical é uma adaptação, levada a cabo por Miguel Ruivo Duarte, dramaturgo, encenador e diretor artístico da Rituais dell Arte, do clássico “Os Três Mosqueteiros”. “Foi ele que deu uma vida nova a esta história e quis meter três mulheres no papel dos mosqueteiros, exatamente, para mostrar que as mulheres são capazes e que não são apenas os homens que podem ser mosqueteiros e lutar, neste caso, contra os cavaleiros ingleses”

Neste musical, Leonor Alegria dá vida a duas personagens: a Rainha Ana, salva pelas mosqueteiras no Castelo de França, e a avó de D’Artagnan, “que lhe explica o quão importante é nunca deixarmos os velhotes para trás e o quão os mais velhos são o espelho daquilo que, um dia, os novos serão”.

Para Leonor é “uma alegria” poder voltar a pisar o palco do Centro Cultural, que a viu nascer para este mundo artístico, agora com a companhia para a qual trabalha atualmente. “Sempre tive o privilégio de fazer espetáculos no Centro Cultural e agora levar a minha companhia, onde estou integrada neste momento, também a Campo Maior para conhecer o Centro Cultural, para conhecer as nossas tradições e as nossas raízes, levar este espetáculo, que tem uma mensagem tão importante, é sem dúvida para mim um enorme privilégio. É também um privilégio poder fazer aquilo que amo e ainda para mais na minha terra”, diz a atriz e cantora.

Os bilhetes para o espetáculo, com início às 16 horas, têm um custo de três euros e podem ser adquiridos no Centro Cultural ou na Ticketline.

Portagens na A6 vão deixar de ser cobradas para residentes e trabalhadores em 2026

As portagens na A6, entre o nó A2/A6/A13 e Caia, e na A2, entre o nó A2/A6/A13 e Almodôvar, ou seja, nos troços em que atravessam o Alentejo, vão chegar ao fim a partir do próximo ano, mas apenas para residentes ou trabalhadores, no primeiro caso no Alto Alentejo e Alentejo Central e no segundo caso no Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

A medida apresentada pelo PS foi aprovada esta quarta-feira nas votações das alterações ao Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), com os votos a favor de todos os partidos, à exceção do PSD, CDS-PP e IL, que votaram contra.