Escuteiros de Elvas vão passar a ter sede na renovada Casa António Sardinha

O Município de Elvas aprovou recentemente a abertura do procedimento relativo à empreitada de adaptação da Casa da Quinta do Bispo a Centro Interpretativo da Memória de António Sardinha.

Num investimento de “mais de meio milhão de euros”, a intenção da Câmara Municipal, segundo o presidente, é “dar àquela casa a vida que ela merece”. Enquanto espaço polivalente, a Casa António Sardinha, explica ainda Rondão Almeida, será também, no futuro, a sede dos Escuteiros de Elvas. “É uma grande preocupação, tanto para a associação, como para a Câmara Municipal, e achámos por bem recuperar aquele grande edifício que ali está”, assegura.

“Por um lado, é não esquecer António Sardinha; segundo plano é recuperar aquele edifício; e terceiro plano é dar uma sede, com alguma dignidade, aos nossos escuteiros”, adianta o autarca.

O espaço irá ficar “com muita função”, sendo que toda a sua envolvente será também alvo de uma intervenção, até porque “grande parte do trabalho dos escuteiros é feito no exterior”.

A obra de adaptação da Casa da Quinta do Bispo a Centro Interpretativo da Memória de António Sardinha deverá, segundo Rondão Almeida, arrancar ainda este ano, estando prevista a sua conclusão para “março ou abril” de 2025.