Grupos de seis nacionalidades no Festival Internacional de Folclore de Elvas

A Praça da República, em Elvas, acolhe a 34.ª edição do Festival Internacional de Folclore, durante cinco noites, entre esta sexta-feira, 2 de agosto, e o próximo dia 11.

Ao palco, no decorrer do evento, promovido pelo município com o apoio do Rancho Folclórico de Elvas e da Federación Extremeña de Folklore, sobem grupos de seis países diferentes: Portugal, Espanha, México, Colômbia, Quénia e Turquia.

Segundo o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, este festival, sempre “muito aguardado nesta época alta” do verão, “já não é uma novidade” para os elvenses. “O festival não traz novidades, porque vai-se repetir aquilo que todos os anos temos vindo a fazer. Contamos com os grupos da Extremadura, que trabalham connosco para podermos ter a presença de grupos oriundos da Europa e até da África”.

A promessa é de “muita animação” na Praça da República de Elvas, ao longo deste mês de agosto, sendo que, depois do festival de folclore, serão apresentados os mais diversos espetáculos no âmbito da programação das “Noites de Verão”.

Já esta sexta-feira, no arranque do festival, ao Rancho Folclórico de Elvas junta-se o Conjunto Folklórico “Fiestas de México”. No sábado, atuam o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Zambujal e a Companhia Artística “Sintana”, da Colômbia; enquanto no domingo, animam o público o Grupo Folclórico e Cultural da Rinchoa e o Grupo Folklórico “African Tumbas”, do Quénia.

No dia 10 de agosto, sobem ao palco o Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha e Grupo de Coros y Danzas “Nuestra Señora de la Antiga” de Mérida, em Espanha. O evento termina no dia 11, com as atuações do Grupo de Danças e Tradições da AFATI de Ponte de Sor e do Instanbuldans Spor Kulübü da Turquia.

Os espetáculos têm início sempre às 21h30.