Ensino Superior é fundamental para o desenvolvimento do interior, defende ministro

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, que esteve de visita, recentemente, a Elvas e à Escola Superior de Biociências, garante que as instituições de ensino superior são “fundamentais” para o desenvolvimento do interior.

“Aquilo que temos de fazer é, através de uma grande articulação das políticas nacionais, regionais e locais, promover as condições para que, havendo uma estratégia, e mobilizando os recursos, cumprirmos o potencial que Portugal como um todo tem”, assegura.

Considerando que é necessário ter “mais ambição”, Fernando Alexandre que diz que Elvas se localiza numa região “extraordinária”, embora assuma ser “surpreendente” o facto de não existir mais desenvolvimento e mais gente aqui a viver. “Mas a chave está na educação das pessoas, criando-se, obviamente, condições para que elas façam a sua educação aqui”, acrescenta.

A interação e coordenação entre Governo, as CCDR e as autarquias, do ponto de vista do ministro, são fatores de sucesso para permitir reter mais pessoas, sendo as instituições de ensino superior a “chave de sucesso” para o desenvolvimento regional.