Elvas assinala 14.º aniversário de Património Mundial com música, artes performativas e pirotecnia

A cidade de Elvas vai assinalar este sábado, 27 de junho, o 14.º aniversário da sua classificação como Património Mundial da UNESCO com um espetáculo de grande dimensão na Praça da República, a partir das 22 horas. 

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, pretende celebrar uma das datas mais marcantes da história recente da cidade, reunindo cultura, música, artes performativas e pirotecnia num momento de homenagem ao património elvense.

O espetáculo terá como convidados especiais os artistas internacionais Beth Fisher, Tori Ferrario, Joe Dickens e Mel Field, que se juntam ao cantor português João Pedro Pais, um dos nomes mais reconhecidos da música nacional, para um concerto que promete emocionar residentes e visitantes.

O evento conta ainda com a participação da Orquestra Ibérica e de um Coro Infantil, sob direção musical e artística de Luís Zagalo, proporcionando uma experiência única ao público. A componente artística será ainda enriquecida por momentos de bailado aéreo e um espetáculo de fogo de artifício, criando um ambiente de grande impacto visual no coração do centro histórico.

A celebração pretende evocar o orgulho coletivo pela classificação atribuída pela UNESCO a 30 de junho de 2012, reconhecimento que colocou Elvas no mapa dos grandes destinos patrimoniais mundiais. Ao longo destes 14 anos, a cidade tem consolidado a sua posição como referência cultural, turística e patrimonial, valorizando o seu vasto conjunto fortificado, monumentos e tradições.

A Câmara Municipal de Elvas convida toda a população e visitantes a associarem-se a esta comemoração, que será um momento de celebração da identidade, da história e do futuro de uma cidade que continua a afirmar-se como a verdadeira “Chave do Reino” e um dos mais importantes testemunhos do património militar abaluartado do mundo.

“Continuar os desígnios do partido”: Luís Rosinha define prioridades na liderança do PS de Campo Maior

Luís Rosinha foi eleito, no passado dia 19 de junho, presidente da Comissão Política Concelhia de Campo Maior do Partido Socialista (PS), na sequência do ato eleitoral realizado para a renovação dos órgãos locais do partido.

A eleição de Luís Rosinha representa uma nova etapa na vida da concelhia socialista campomaiorense, com o recém-eleito presidente a afirmar que a sua chegada à liderança do partido resulta de um percurso construído com consistência e proximidade aos militantes.

“Estas questões da nossa vida política são passos que vamos dando devido à consistência”, refere o também presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, revelando que durante algum tempo considerou a possibilidade de nunca vir a assumir a presidência da Comissão Política. No entanto, o incentivo recebido por parte dos militantes de base acabou por ser determinante para aceitar o desafio.

Luís Rosinha sucede no cargo a Jorge Grifo, a quem deixa palavras de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos à frente da estrutura local do PS. “É uma honra e uma grande responsabilidade seguir os passos do meu antecessor”, afirma.

O novo presidente da concelhia campomaiorense do PS destaca ainda o papel desempenhado por Jorge Grifo na transição da liderança da concelhia após a presidência do Comendador Rui Nabeiro, figura incontornável da história do PS em Campo Maior. “O anterior presidente da Comissão Política Concelhia de Campo Maior era o saudoso Comendador Rui Nabeiro, de quem nós nunca, no Partido Socialista, nos podemos esquecer”, sublinha.

Entre as prioridades do novo mandato, Luís Rosinha aponta a defesa dos valores socialistas, o reforço do trabalho coletivo e a mobilização dos militantes. “É preciso continuarmos a defender aquilo que são os valores do nosso partido, com uma equipa de apoio muito forte e com os nossos militantes de base sempre na primeira linha”, afirma.

O autarca sublinha ainda os resultados eleitorais alcançados pelo PS em Campo Maior, que atribui ao empenho e à participação ativa da militância local. “Temos tido sempre bons resultados e boas eleições. É isso que queremos continuar a garantir”, comenta.

Luís Rosinha destaca igualmente a importância do trabalho articulado entre os vários órgãos do partido, nomeadamente o secretariado, a comissão política concelhia e a Federação Distrital de Portalegre, agora presidida por Tiago Teotónio Pereira.

“Temos aqui uma conjuntura para continuarmos aquilo que têm sido sempre os nossos desígnios, mas fundamentalmente os valores e a presença constante dos militantes do Partido Socialista no concelho”, conclui.

De recordar que, no mesmo ato em que Luís Rosinha foi eleito presidente da Comissão Política Concelhia de Campo Maior do PS, Anabela Carrilho foi eleita presidente da Estrutura Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) de Campo Maior, assumindo a liderança da estrutura feminina socialista no concelho.

«É Festa» abre portas em Campo Maior para todas as idades

Foi inaugurado esta sexta-feira, na Zona Industrial de Campo Maior, o «É Festa», um novo espaço de eventos idealizado por Paula Aparício, empresária conhecida pelo seu trabalho à frente de uma loja para noivas, em Elvas. O novo projeto nasce com o objetivo de proporcionar um espaço versátil e moderno para a realização de festas e celebrações, tanto para crianças como para adultos.

O «É Festa» foi pensado para acolher uma grande variedade de eventos, desde festas de aniversário, baby showers, batizados, sunsets, almoços, jantares e outras celebrações, sempre mediante agendamento. Disponibiliza ainda serviço de catering, permitindo organizar eventos à medida das necessidades de cada cliente.

O espaço tem uma ampla área dedicada às crianças, com playground, trampolim, campo de futebol, tabela de basquetebol, mini discoteca, cozinha de brincar e diversas oficinas e atividades lúdicas, proporcionando momentos de diversão num ambiente seguro.

Enquanto os mais pequenos brincam, os adultos podem desfrutar das áreas de convívio e refeição, tornando o espaço ideal para reunir família e amigos em qualquer ocasião.

Com esta nova aposta, Paula Aparício alarga a sua atividade na organização de eventos, disponibilizando à região um espaço moderno e multifuncional, preparado para receber celebrações de diferentes dimensões e adaptadas às necessidades de cada cliente.

O «É Festa» está localizado na Rua B4, Zona Industrial de Campo Maior.

Contactos:
E-mail: efestaeventos2026@gmail.com
Telefone: 967 099 346