Em Elvas, há um autocarro onde a criatividade não tem travões

Estacionado na Praça da República de Elvas desde ontem, 22 de junho, o autocarro pedagógico do BPI e da Fundação “La Caixa”, o “CreactivityBUS”, tem vindo a despertar o engenho, a destreza e a criatividade dos mais novos, para que possam desenvolver soluções originais para problemas simples.

Através de ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias, crianças e jovens, dos seis aos 16 anos, tal como explica o monitor da iniciativa, Bruno Teixeira, têm quatro áreas distintas para explorar e para “brincar com as mãos”.

“Temos a zona da mecânica, onde podem fazer construções nas paredes, engrenagens, caminhos de berlindes, roldanas; depois temos a zona do vento, onde podem construir um objeto voador e experimentar nos tubos, o que é muito engraçado para os miúdos”, explica o responsável. Na área da eletricidade, através do uso de um dínamo, “conseguem gerar energia e conectar uma ou várias peças ao mesmo tempo e têm que descobrir para que é que servem as peças”. “Depois temos a zona de stop motion, que é para construir vídeos através de fotos com objetos”, acrescenta.

Sublinhando a importância dos estímulos proporcionados no autocarro pedagógico, para que as crianças possam vir a contribuir para a escolha de uma futura profissão – engenheiro, eletricista ou até astronauta –  o responsável destaca ainda aquilo que os mais novos levam desta experiência: “acho que levam muita alegria, muita experiência de criatividade, digamos, porque começam a fazer construções, vão tendo ideias maravilhosas e acho que levam daqui bons momentos”.

“Eles aqui perdem a noção do tempo e desfrutam imenso”, assegura ainda Bruno Teixeira, que garante que o “único problema” é quando os professores ou pais dizem que está na hora de ir embora.  

No período da manhã e nas primeiras horas da tarde, as atividades são destinadas às escolas. Entre as 16h30 e as 18h30, a entrada é livre. Ainda antes de rumar ao Algarve, o “CreactivityBUS” vai partir de Elvas, esta terça-feira, ao final do dia, em direção a Redondo, passando ainda, até final do mês, por Mourão e Moura.

Espetáculo “A Menina do Mar” em sessão dupla esta quarta-feira em Campo Maior

Depois da estreia em março, no mês do Teatro de Campo Maior, o espetáculo “A Menina do Mar”, da EntrePalcos, o grupo de teatro dos Projetos de Formação do Município, volta a ser apresentado ao público, em sessão dupla, esta quarta-feira, dia 24 de junho, no centro cultural da vila.

A peça, com um elenco formado por crianças com idades compreendidas entre os dez e os 13 anos, revela a responsável, Ana Diabinho, resulta de uma adaptação da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

“Uma vez que, este ano, eu só tenho meninas a fazer teatro, optámos por fazer a adaptar a história do livro da ‘Menina do Mar’,  em que a Menina do Mar conhece a Menina da Terra e acabam por fazer uma bonita amizade”, adianta a encenadora.

Dizendo que todos deviam ir ao teatro, Ana Diabinho espera que o Centro Cultural de Campo Maior se possa voltar a encher de gente para assistir ao espetáculo.  “É sempre importante ter o centro cultural cheio, porque o público sempre nos dá aquele alento quando estamos a fazer teatro. Acho que toda a gente devia ir ao teatro e levar as crianças”, diz ainda.

O espetáculo é apresentado em dois horários: às 10 e às 14 horas. As entradas são gratuitas.

GNR detém 17 indivíduos no espaço de uma semana no distrito de Portalegre

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, no decorrer da semana passada, 17 indivíduos em flagrante delito no distrito, de acordo com o balanço operacional divulgado em comunicado.

Nove destes 17 indivíduos foram detidos por condução sob o efeito do álcool, três por condução sem habilitação, três por tráfico de estupefacientes, um por resistência e coação sobre funcionário e um por desobediência.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, entre 15 e 21 de junho, foram registados 21 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e seis feridos ligeiros.

No que respeita à fiscalização rodoviária, a GNR registou 214 infrações. Entre as infrações mais frequentes, a Guarda destaca 36 por excesso de velocidade, 27 por falta de inspeção periódica obrigatória, 14 relacionadas com iluminação e sinalização dos veículos, 13 por falta ou utilização incorreta do cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças e 11 por falta de seguro.

No âmbito da fiscalização geral, foram ainda levantados 11 autos de contraordenação relacionados com a proteção da natureza e do ambiente.

Para além da atividade operacional, a GNR promoveu ainda diversas ações de sensibilização junto da população. No programa “Idosos em segurança” realizaram-se 14 ações que abrangeram 76 idosos. Já no âmbito do programa “Escola Segura” foram promovidas oito ações, sensibilizando 138 elementos da comunidade escolar do distrito. Por sua vez, o programa “Comércio Seguro” contou com seis ações de sensibilização dirigidas a 58 comerciantes.

Bandidos do Cante atuam a 11 de agosto nas Festas do Povo de Campo Maior

Os Bandidos do Cante vão subir ao palco das Festas do Povo de Campo Maior a 11 de agosto. O anúncio foi feito pela própria banda através das redes sociais, onde revelou a sua presença no maior evento do concelho.

O grupo alentejano, que venceu a última edição do Festival da Canção, junta-se assim ao cartaz das festividades, prometendo levar até ao público os temas que têm marcado o seu percurso, como “Amigos Coloridos”, “Já Não Há Pardais no Céu”, “Primavera” “Rosa” e “Voltar a Ver-te”.

Os Bandidos do Cante combinam o tradicional cante alentejano com sonoridades pop contemporâneas. O quinteto, originário de Beja, é formado por Miguel Costa, Duarte Farias, Francisco Raposo, Luís Aleixo e Francisco Pestana.

Entretanto, já está igualmente confirmada a realização do espetáculo “Em Casa d’Amália” (ver aqui), agendado para o dia 13 de agosto. A produção, que presta homenagem ao legado de Amália Rodrigues e ao fado português, será outro dos momentos de destaque da programação das Festas do Povo.