“Criança Ativa” dos Jogos do Alto Alentejo junta centenas de “mini atletas” em Elvas esta terça-feira

A 24.ª edição dos Jogos do Alto Alentejo chegou ao fim este domingo, dia 21 de junho, em Nisa, mas a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continua a promover iniciativas que aliam o desporto à inclusão e à educação. Neste âmbito, o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas recebe esta terça-feira, 23 de junho, a atividade “Criança Ativa”, que reunirá centenas de crianças dos 15 concelhos do distrito de Portalegre.

A iniciativa, organizada no âmbito dos Jogos do Alto Alentejo, resulta de uma parceria da CIMAA com a Câmara Municipal de Elvas e tem como principal objetivo incentivar a prática desportiva entre os mais jovens, proporcionando-lhes contacto com diferentes modalidades. As atividades terão lugar no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, a partir das 9 horas.

“Mais uma iniciativa que demonstra a abrangência que a Câmara Municipal tem. Ainda há bem pouco tivemos o Kids Athletics, com uma panorâmica muito agradável naquele estádio de atletismo, e vamos ter a ‘Criança Ativa’, que tem a ver com todo o distrito de Portalegre. Esperamos mais um evento de grande animação e colorido com os nossos miúdos, porque é importantíssimo criarmos nos mais jovens hábitos de vida saudáveis que possam ter continuidade no tempo”, diz o vereador da Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues.

O autarca sublinha ainda o papel do desporto no desenvolvimento das crianças, quer ao nível do bem-estar físico, quer na vertente social e educativa. “Todos sabemos que hoje é reconhecido o valor do desporto na formação, no bem-estar e também na intervenção social. Este é mais um evento que acolhemos de braços abertos, reforçando a aposta que o município tem vindo a fazer nesta área”, acrescenta.

A atividade contará com a participação de crianças provenientes de todo o distrito, sendo cada município responsável pelas inscrições e pelo transporte dos participantes até Elvas.

Ao longo da manhã, os jovens terão oportunidade de experimentar várias modalidades desportivas através de jogos lúdicos e atividades recreativas. Para além do atletismo, estarão representadas, entre outras, modalidades como o futebol e o voleibol.

Segundo Hermenegildo Rodrigues, o objetivo passa por dar a conhecer a diversidade da oferta desportiva existente na região. “Pretendemos oferecer aos miúdos a possibilidade de contactar com várias modalidades que se praticam no nosso distrito, para que conheçam a vasta oferta disponível e possam encontrar aquela que melhor corresponde aos seus interesses”, conclui.

“Criança Ativa” promete, assim, transformar o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas num espaço de convívio, aprendizagem e promoção de estilos de vida saudáveis, envolvendo centenas de crianças numa jornada dedicada ao desporto e à diversão.

Campo de jogos de Degolados reabre após obras de recuperação dos estragos provocados pelo tornado

Mais de um ano depois dos danos causados pelo tornado que atingiu a freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, em maio de 2025, o campo de jogos local voltou a abrir portas à população, após uma intervenção de recuperação promovida pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal.

O fenómeno meteorológico provocou estragos significativos naquela infraestrutura desportiva, afetando o relvado sintético, os balneários, o bar e vários anexos do recinto. A situação motivou a autarquia a avançar com obras de requalificação para devolver o espaço à comunidade.

O presidente da Junta de Freguesia de Degolados, Florival Cirilo, explica que a recuperação do campo Rogério Martins era uma prioridade para o executivo. “Eu mesmo antes de entrar para este novo mandato, tinha aqui esta pedra no sapato, porque custava-me muito ver o campo fechado desde maio de 2025, que foi quando o tornado assolou Degolados e danificou as instalações desportivas”, refere.

Segundo o autarca, a intervenção tornou-se essencial para garantir que os jovens e restantes utilizadores voltassem a usufruir de um equipamento considerado importante para a freguesia. “Eu e o meu executivo queríamos reparar, assim que possível, o campo de futebol, porque não fazia sentido termos aquelas instalações dignas e a juventude não estar a usufruir daquele espaço”, sublinha.

As obras contaram com o apoio financeiro do Município de Campo Maior e representaram um investimento na ordem dos 15 mil euros. Além da recuperação do relvado sintético, foram reparados diversos elementos danificados pelo tornado. “Ficaram paus na vedação todos danificados. O tornado danificou todo aquele espaço, a vedação exterior, e foi tudo reparado. Agora aproveitámos e pintámos toda a envolvente do recinto desportivo, retirámos todas as ervas e reparámos alguns buracos que ficaram no espaço. Enfim, reparámos tudo aquilo que ficou danificado pelo tornado”, explica Florival Cirilo.

Com a reabertura do campo, a Junta de Freguesia pretende incentivar a prática desportiva e devolver à população um espaço de convívio e lazer. “Aquilo que nós, o Executivo, pretendíamos é que os jovens e não só, todos aqueles que queiram fazer desporto, usufruam do espaço. São essas as nossas competências: proporcionar a todos a prática desportiva e era do interesse recuperar o espaço e devolvê-lo à população”, conclui o presidente da Junta de Freguesia de Degolados.

Campo Maior de luto pela morte de Francisco Fonenga

O concelho de Campo Maior está de luto pelo falecimento de Francisco Manuel Pepino Fonenga, figura amplamente reconhecida pelo seu percurso cívico, político e associativo.

Nascido a 24 de abril de 1948, Francisco Fonenga destacou-se ao longo da sua vida pelo serviço prestado à comunidade, tendo exercido funções como deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre. A sua carreira política ficou igualmente marcada pelo desempenho do cargo de vereador a tempo inteiro na Câmara Municipal de Campo Maior.

Para além da atividade política, Francisco Fonenga teve uma forte ligação ao movimento associativo local, integrando as direções do Sporting Clube Campomaiorense e do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, instituições onde deixou um legado de dedicação e compromisso.

Em nota de pesar, o Município de Campo Maior manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisco Fonenga, destacando o seu contributo para o concelho e para a região.

Neste momento de dor, a autarquia apresentou as mais sentidas condolências à família e amigos de Francisco Manuel Pepino Fonenga, associando-se ao luto de todos aqueles que com ele privaram e trabalharam ao longo dos anos.