Município de Arraiolos combate insucesso escolar com programa “Interagir para Melhorar”

O Município de Arraiolos tem vindo a promover o projeto “Interagir para Melhorar”, com vista à promoção do sucesso escolar e ao fortalecimento das relações família-escola, através de diferentes atividades e ações, onde se incluem o ebook “Pais Sem Dramas” e a iniciativa “Palavra Solta”.

Identificar as “possíveis causas das problemáticas escolares, psicológicas e sociais”, através de ações desenvolvidas com a comunidade educativa, é um dos principais objetivos deste projeto, promovido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), de acordo com o presidente da Câmara de Arraiolos, Jorge Macau.

Através deste projeto, procuram-se também “promover boas práticas psicopedagógicas”, assim como a “prevenção do insucesso escolar, a diminuição da taxa de retenção, a desistência dos anos curriculares, a redução e prevenção da taxa dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário com níveis negativos”.

A grande aposta de “Interagir para Melhorar” neste ano letivo é o ebook “Pais Sem Dramas”, que tem como objetivo “capacitar os pais, com estratégias simples e práticas, para que promovam a autonomia, responsabilidade e bem-estar das crianças”. “Pretendemos dotar os pais com ferramentas que lhes permitam compreender o que está por detrás da desmotivação e do desinteresse das crianças. O objetivo deste ebook é estabelecer uma ponte entre a escola e a família e contribuir, de alguma forma, para reduzir o absentismo em disciplina e os conflitos familiares”, explica ainda o autarca.

O Elvas recebe Juventude de Évora em dérbi alentejano do Campeonato de Portugal

“O Elvas” recebe esta tarde a formação do Juventude de Évora, num dérbi alentejano a contar para o Campeonato de Portugal. A equipa azul e ouro procura somar pontos importantes para sair dos últimos lugares da tabela classificativa, enquanto o conjunto eborense entra em campo com o objetivo de se manter nos lugares cimeiros e continuar a sonhar com a subida à Liga 3.

Na Rádio Elvas contamos-lhe tudo sobre este encontro a partir das 15 horas, com relato em direto na habitual tarde desportiva, numa emissão conjunta com a Rádio Campo Maior.

“Fortaleza do Desporto”: Elvas é palco dos mais diversos eventos desportivos ao longo dos próximos meses

Durante os próximos meses, Elvas receberá os mais diversos tipos de provas desportivas, das mais diferentes modalidades: eventos que foram apresentados, na passada quinta-feira, 19 de fevereiro, pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Começando por destacar o percurso feito pela Câmara Municipal para a criação das condições necessárias à prática desportiva, ao longo dos anos, em Elvas, o vereador diz que agora se procura dar uma “nova força à dinâmica do desporto no concelho”. Para esta nova política desportiva foi até criado um slogan “chamativo”, que possa identificar “a realidade” desportiva do concelho: “Elvas, Fortaleza de Desporto”. “Fazemos aqui uma referência àquilo que são as nossas fortificações e potenciamos aquilo que é o nosso objetivo, que é a área desportiva”, explica o autarca.

Março promete ser um mês forte para o desporto em Elvas, com o Estádio Municipal de Atletismo a ser palco, a 5 de março, da final distrital do Mega Sprinter, e da final nacional da mesma prova, entre os dias 18 e 21. A 6 de março realiza-se o XIII Corta-Mato Cidade de Elvas e, entre os dias 23 e 28 de março, disputa-se a prova internacional 114 Gravel Race. Entre 27 e 29 de março, diversos campos do concelho serão palco do Torneio Interassociações de Futebol Feminino de Sub-16, e a 30 e 31 de março, o Pavilhão Municipal recebe a I Copa Ibérica de Voleibol Badajoz – Elvas.

A 11 de abril, a final da competição de natação dos Jogos do Alto Alentejo será disputada nas Piscinas Municipais de Elvas e no dia seguinte realiza-se a quarta edição do EuroBEC Granfondo, que já conta com mais de 1800 atletas inscritos.

O Pavilhão Municipal, a 23 de maio, é o local escolhido para um estágio nacional de Aikido. No dia 24 passará, pelo mesmo espaço, o Circuito Mini Super Estrelas de Basquetebol.

Uma das grandes novidades diz respeito ao Elvas CUP “Gold Energy”, que surge em substituição do “Mundialito” de futebol, que reunirá jovens futebolistas no Campo Pedro Barrena entre 30 de maio e 6 de junho.

Para dia 2 de junho está já agendada a final do Kids Athletics no Estádio Municipal de Elvas e, em outubro, passará pela cidade o “X Trophy Super 2026”, prova dedicada a motos e quads.

Município de Campo Maior atribui apoio de cem mil euros à Associação das Festas do Povo

Em Campo Maior, os serões já são passados, por muitos, a trabalhar para que, a 8 de agosto, o mais bonito jardim de papel possa nascer, da noite para o dia, na vila.

Com vista a apoiar a organização do evento, o Município de Campo Maior deliberou já a atribuição de um apoio de cem mil euros à Associação das Festas do Povo, a entidade responsável por coordenar todo o trabalho desenvolvido. Aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo municipal, este apoio de cem mil euros à Associação das Festas do Povo será atribuído em três tranches: as duas primeiras de 35 mil euros e a terceira de 30 mil.

“Aqui, sem dúvida, o grande apoio é a Associação das Festas. São eles que coordenam toda esta parte do que é a linha de montagem, como eu costumo dizer, e o município está cá para apoiar em tudo o que for a parte logística e mais algumas coisas que nós iremos acordar. Para tudo o que fizer falta, nós cá estaremos para fazer o nosso melhor”, assegura a vereadora Paula Jangita.

Relativamente à arte única dos campomaiorenses em manusear o papel, para a criação das flores, a autarca descreve-o como um trabalho “glorioso”. “Penso que as nossas Festas do Povo são a nossa cultura, a nossa essência. Já está muita gente a trabalhar nas suas ruas, já têm temas definidos, têm já tudo pensado para começarem a trabalhar em série, porque aquilo, quando as pessoas começam, já não param e é, sem dúvida, um trabalho fantástico”, remata a vereadora.