O Estádio Prof. Eduardo Sousa Lima, em Portalegre, recebe amanhã, sábado, parir das 9.30 horas, mais uma jornada de atletismo com o Torneio de Inverno da Associação de Atletismo de Portalegre.
Uma manhã de competição para todos os escalões, dos traquinas aos veteranos, com provas de velocidade, meio-fundo, saltos e lançamentos.
O torneio é pontuável para o Circuito de Pista AADP e conta com prémios para os três primeiros classificados por escalão e sexo e para as três melhores equipas.
A Câmara Municipal de Elvas vai apostar num novo evento dedicado à Páscoa. A realizar-se entre os dias 26 de março e 6 de abril, na Praça da República, a Feira da Páscoa irá incluir um vasto leque de iniciativas religiosas, culturais, turísticas e familiares, abertas a toda a população e visitantes.
Com este evento, de entrada livre, a autarquia pretende valorizar as tradições pascais, dinamizar o centro histórico da cidade e proporcionar momentos de convívio, com diversões para os mais novos e diferentes momentos de animação. Haverá também espaço para que diferentes expositores, de diferentes áreas, possam dar a conhecer ao público os seus produtos.
A expectativa do vice-presidente da Câmara, Nuno Mocinha, é que as pessoas se possam envolver neste evento, assegurando que esta Feira da Páscoa será “uma grande surpresa”. “Aquilo que eu peço aos elvenses, a quem nos visita e a todos aqueles que gostam de Elvas é que se envolvam e que façam dessa feira a sua feira, tal qual como já fizeram do Carnaval o seu Carnaval”, diz o autarca.
As inscrições para expositores, entre outros, das áreas do artesanato, têxteis, decoração, produtos infantis, comércio de livros e artigos de papelaria, produtos tradicionais e regionais, alimentação e bebidas, encontram-se abertas até 1 de março (aqui).
A abertura oficial desta Feira da Páscoa está prevista para 26 de março, às 16 horas. O evento estará aberto todos os dias, funcionado durante a semana entre as 15 e as 20 horas e aos fins de semana das 11 às 20 horas.
Para evitar que um possível futuro apagão, à semelhança daquele que deixou a Península Ibérica às escuras a 28 de abril do ano passado, possa perturbar o normal funcionamento da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, o município acaba de financiar a aquisição de um gerador para aquela instituição.
Dando conta que o Lar de Degolados já contava com esse equipamento, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, explica que em causa está um investimento na ordem dos 20 mil euros.
“Participámos na compra total do gerador, que com certeza será sempre uma mais-valia em situações que esperemos que não voltem a acontecer, mas se acontecerem a Santa Casa fica precavida do ponto de vista energético”, assegura o autarca.
Depois do início para sprinters, que viu Paul Magnier vestir a Camisola Amarela – Turismo do Algarve, o segundo dia da Volta ao Algarve trouxe outro tipo de aventuras para o pelotão, com a subida ao Alto da Foia.
Na primeira chegada em alto da Algarvia, foi Paul Seixas o mais forte, numa tarde em que, de resto, os ciclistas experimentaram um percurso inédito na subida à Foia, que ofereceu outro tipo de dificuldades e apimentou ainda mais a etapa.
Fuga impôs-se nas primeiras contagens intermédias
A partida foi em Portimão, na Zona Ribeirinha, e tal como na quarta-feira, um grupo de quase uma dezena de corredores, todos de equipas portuguesas, conseguiu formar a fuga ainda antes dos dez mil metros da tirada.
Foi desse grupo de oito ciclistas que saíram os vencedores das primeiras contagens intermédias da tarde. Iker Bonillo Martin (Feira dos Sofás – Boavista) passou à frente na meta volante de Paderne, Tomás Contte, o dono da Camisola Azul – Save Water, foi o mais rápido a passar a primeira contagem de montanha, em Picota.
Nem todos resistiram na fuga, e à passagem da segunda dificuldade, na contagem de montanha de Alferce, o grupo já só tinha cinco corredores: foi novamente Contte a passar à frente.
O ciclista argentino fez o hat-trick nas contagens de montanha em Casal, antes do ponto quente de Casais e Serenada. Toms Skujins, da Lidl-Trek, foi o mais rápido no primeiro, Brandon McNulty (UAE Team Emirates XRG) no segundo, onde, nota importante, Juan Ayuso, líder da Lidl-Trek, aproveitou para somar mais um segundo de bonificação, que viria mais tarde a ser decisivo.
Lidl-Trek trabalhou, trio candidato assumiu as rédeas da corrida e Seixas apresentou-se ao Algarve
A subida à Foia iniciou-se, a Lidl-Trek trabalhou forte e partiu o pelotão, até que sobrou o trio que se apresenta como favorito a lutar pela geral: Ayuso, Paul Seixas (Decathlon CMA CGM Team) e João Almeida (UAE Team Emirates XRG).
Do alto dos seus 19 anos, e apontado como uma das grandes promessas do ciclismo mundial, Seixas não se escondeu e assumiu as rédeas do grupo, sempre com forte marcação da dupla adversária. Oscar Onley (INEOS Grenadiers) e Matthew Riccitello, colega de Seixas na Decathlon, também se conseguiram juntar, mas nos últimos metros antes da meta o trio voltou a ganhar vantagem.
Aí, e com um final emocionante, Paul Seixas bateu Ayuso ao sprint e provou que já está pronto para nadar no lago dos tubarões: estava assim feita a apresentação à Algarvia.
“Claro que estou feliz, é especial ganhar aqui para mim e além disso é a minha primeira vitória ProSeries. É incrível. Foi incrível competir contra o Ayuso e o João Almeida, via-os a ganhar corridas na televisão e hoje sou capaz de competir contra eles e ganhar. É uma loucura. É incrível ter ganho, mas ganhar contra eles os dois ainda é melhor”, afirmou o jovem francês, após o final da corrida.
Ayuso ficou a centímetros de festejar vitória, mas termina o dia a sorrir: é agora dono da Camisola Amarela – Turismo do Algarve, com o mesmo tempo de Seixas, segundo. João Almeida é terceiro, a sete segundos da dupla.
“Sinto-me muito bem. A equipa fez um bom trabalho, contente de estar de amarelo e espero que consigamos aguentar a liderança da classificação geral até ao último dia”, referiu Ayuso.
A Camisola Verde – Crédito Agrícola, dos pontos, e a Camisola Branca – IPDJ, da juventude, são de Paul Seixas, ao passo que Tomás Contte continua como líder da montanha, com a Camisola Azul – Save Water. O prémio da combatividade Água Monchique foi ganho por Hugo Nunes (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), ele que foi um dos elementos que esteve na fuga do dia.
Os dados para a luta pela geral estão lançados, e vão continuar a jogar-se nesta sexta-feira, no contrarrelógio individual de Vilamoura.
Horários
18/02 | Vila Real de Santo António – Tavira | 183.5 km | 12h00-16h27 19/02 | Portimão – Foia | 147.2 km | 12h45-16h25 20/02 | Vilamoura – Vilamoura (CRI) | 19.5 km | 13h05 (provisório) 21/02 | Albufeira – Lagos | 175.1 km | 11h00-15h20 22/02 | Faro – Malhão | 148.4 km | 12h05-15h42