“O Mundo como um Supermercado” é tema de exposição na Casa da Cultura de Elvas

A Casa da Cultura de Elvas recebe, entre os dias 20 de fevereiro e 20 de março, a exposição “O Mundo como um Supermercado”, da artista Janette Brossard, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Elvas.

A mostra inaugura no dia 20 de fevereiro, às 18h00, e convida o público a refletir sobre as dinâmicas do consumo, da identidade e da globalização, através de um conjunto de obras marcadas por uma forte componente simbólica e estética.

“O Mundo como um Supermercado” propõe uma leitura crítica e contemporânea sobre a forma como pessoas, culturas e territórios são frequentemente reduzidos a mercadorias num mercado globalizado, desafiando o visitante a repensar o seu papel enquanto consumidor e cidadão.

A iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES) e da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI).

Futebol: Seleção Nacional Sub-15 defronta Espanha em jogos de preparação em Elvas e Campo Maior

Foto: Federação Portuguesa de Futebol

A cidade de Elvas recebe esta sexta-feira, 20 de fevereiro, pelas 16 horas, no Estádio Domingos Patalino, o jogo internacional de futebol entre Portugal e Espanha, no escalão Sub-15 masculino. 

O encontro traz ao concelho duas seleções de referência e jovens atletas que poderão vir a representar as principais equipas profissionais e a própria Seleção Nacional.

Este evento constitui uma oportunidade especial para a comunidade local, permitindo às crianças e jovens assistir ao vivo a futuros talentos do futebol, num ambiente de saudável competição e convívio entre nações.

A iniciativa é aberta ao público e todos estão convidados a assistir a este encontro internacional.

As duas equipas voltam a defrontar-se no domingo, dia 22, pelas 11 horas, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior.

52ª Volta ao Algarve vai esta quarta-feira para a estrada

A 52ª Volta ao Algarve em Bicicleta vai hoje, 18 de fevereiro, para a estrada, com um total de 168 corredores, em representação de 24 equipas.

Com início em Vila Real de Santo António, a prova é composta por cinco etapas, a serem disputadas até domingo, dia 22, num total de 697 quilómetros.

O arranque oficial da prova terá lugar hoje, ao meio-dia, na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real. Por volta das 16h15, é disputado o “Quilómetro de Ouro”, onde estará instalada a meta volante desta primeira etapa, antes do pelotão rumar ao destino final, em Tavira.

Calendário de Etapas:

  • 18/02 – 1.ª Etapa: Vila Real de Santo António – Tavira (185,60 km)
  • 19/02 – 2.ª Etapa: Portimão – Alto da Fóia, Monchique (157,10 km)
  • 20/02 – 3.ª Etapa: Vilamoura – Vilamoura (CRI) (19,51 km)
  • 21/02 – 4.ª Etapa: Albufeira – Lagos (182,10 km)
  • 22/02 – 5.ª Etapa: Faro – Alto do Malhão, Loulé (153,10 km)

Campo Maior quer levar “todos os concelhos do distrito de Portalegre para dentro” das Festas do Povo

Desde que foram oficialmente anunciadas, as Festas do Povo de Campo Maior já foram amplamente promovidas e divulgadas em grandes eventos, como a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR). O mesmo acontecerá, entre o próximo dia 25 de fevereiro e 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Para além da grande aposta na divulgação das festas, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, garante que o pensamento dos campomaiorenses, até agosto, está neste grande evento, reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade: “até agosto, o nosso pensamento número 1, com certeza, serão as Festas do Povo”. “Temo-nos vindo a esforçar todos para que cheguemos ao dia 8 de agosto e voltemos a ver em Campo Maior aquele que é o jardim mais belo do mundo. Com certeza que será um grande evento”, garante o autarca.

Por outro lado, Rosinha revela que o município e a Associação das Festas do Povo querem “trazer todos os concelhos do distrito de Portalegre para dentro deste evento, que é um evento que representa muito bem a região”. A mensagem foi passada pelo autarca, na passada quinta-feira, aos outros autarcas do Alto Alentejo, no decorrer de uma reunião do Comunidade Intermunicipal.

“Nós continuamos, também como penso que é a ideia do senhor João Manuel Nabeiro, presidente da Associação das Festas, a querer trazer cada vez mais cultura de fora para dentro do nosso evento. Tenho a certeza que será um sucesso: um sucesso para Campo Maior, para Elvas, mas sobretudo para o Alto Alentejo inteiro”.

Na BTL, diz ainda Rosinha, Campo Maior marcará uma “presença forte” para que se possam divulgar as festas em locais “onde não se pode estar durante todo o ano”. “Vamos mostrar aquilo que é a nossa arte. Vamos também juntar as saias, porque não há Festas do Povo sem saias, nem saias sem Festas do Povo. Portanto, vai ser agradável também estar na BTL”, remata.