Carnaval finta a chuva com crianças de Elvas a levarem a folia para as ruas do centro histórico (c/ fotos e vídeos)

As crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo das escolas do concelho de Elvas saíram, na manhã desta quinta-feira, 12 de fevereiro, às ruas do centro histórico para brincar ao Carnaval.

Este desfile infantil, que deu o pontapé de saída nas comemorações carnavalescas na cidade, teve início no Viaduto, terminando na Praça da República, com momentos de muita animação, proporcionados pela Gota d’Arte.

Espantalhos, pintores, reis e rainhas, abelhas e apicultores, pandas, doces e o filme “UP Altamente” foram algumas das inspirações dos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho que deram vida a este desfile.

Desvalorizando as críticas relativas à antecipação do corso, inicialmente marcado para amanhã, dada a previsão de chuva, o vice-presidente da Câmara, Nuno Mocinha, não tem dúvidas de que esta foi a melhor solução para que as crianças não tivessem de voltar a desfilar no Coliseu. “Aquilo que a Câmara Municipal de Elvas fez foi analisar o estado do tempo e viu que hoje havia a probabilidade de não chover e que amanhã havia a certeza de que chovia. Entre ter um espetáculo dentro do Coliseu para as crianças e permitir-lhes a elas que também vivam o espírito do Carnaval, achámos que era mais importante valorizar as crianças. Daí que as críticas valem o que valem, cada um saberá por que razão é que critica”, comenta o autarca aos microfones da Rádio ELVAS.

No final do corso, com todas as crianças já reunidas no tabuleiro da Praça da República, Mocinha destacava os momentos de diversão vividos pelas crianças, com os pais a aplaudir e a assistir. O autarca agradece ainda a todos aqueles que contribuíram para o sucesso do evento: “às escolas, às instituições e a todos aqueles que tornam possível o Carnaval, desde os funcionários da Câmara aos órgãos de comunicação social, que são sempre nossos parceiros”.

“Eu acho que este Carnaval tem todas as condições para correr bem. A única coisa que eu espero é que as pessoas se divirtam”, diz ainda o vice-presidente da autarquia, que prevê dias de muita animação na cidade até terça-feira.

Corsos carnavalescos voltam a sair às ruas de Vila Viçosa e Bencatel

Vila Viçosa, no domingo, 15 de fevereiro, e Bencatel, na segunda-feira, dia 16, voltam a celebrar o Carnaval, com muita folia e animação.

Esperando que as condições atmosféricas assim o permitam, o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, começa por lembrar que Vila Viçosa é um concelho com “forte tradição” carnavalesca.  “Em Vila Viçosa, com este cenário natural que é a Praça da República, temos umas condições muito favoráveis, e esperamos que o tempo também o permita, a realizar aqui um desfile muito interessante, que tem vindo a conquistar cada vez mais público”, assegura o autarca, que adianta que a autarquia tem “expectativas elevadas” para o corso deste ano. “Temos dado aqui a nossa colaboração aos Calipofoliões, que têm organizado de forma muito substancial este evento e que têm conseguido cativar a participação de outros grupos que vêm aqui desfilar, que não são somente provenientes do concelho de Vila Viçosa”, acrescenta.

Em Becatel acontece “exatamente o mesmo”. “Há aqui realmente essa forte tradição em termos daquilo que são os desfiles de Carnaval e penso que acaba por ser uma iniciativa que traz muita gente a Vila Viçosa”, remata Tiago Salgueiro.

O corso em Vila Viçosa, no domingo, que tem Vítor Rodrigues como convidado especial, inicia-se às 15 horas. O desfile acontece entre a Praça da República e Avenida Bento de Jesus Caraça. No final do desfile haverá, na Praça da República, animação musical com o Dj Tiago Vilas. Este corso é organizado pela associação “Calipofoliões”. Já na segunda-feira, em Bencatel, o desfile, organizado pela associação “Os Amigos do Carnaval de Bencatel”, tem início às 15 horas, com concentração na Rua Senhora das Mercês. Ambos os corsos contam com o apoio do Município de Vila Viçosa.

Apaixonada pelo Carnaval, Raquel Galvão não hesitou em aceitar o convite para ser “rainha” em Elvas

Depois de se ter dado a conhecer ao país com a sua participação no reality show Secret Story, a elvense Raquel Galvão é, este ano, ao lado do futebolista Luís Dias, a rainha da 28ª edição do Carnaval Internacional de Elvas.

Dizendo-se uma apaixonada pelo Carnaval, Raquel confessa ter ficado muito feliz e agradada com o convite que lhe foi feito pela Câmara Municipal. “Foi o Cláudio (Monteiro) que falou comigo, na altura quando eu saí da casa (Casa dos Segredos), e perguntou-me se eu estaria interessada em fazer parte do Carnaval como rainha. Eu não hesitei e disse logo que sim, até porque o Carnaval é algo que eu adoro”, revela a jovem elvense em declarações à Rádio ELVAS.

Com o seu figurino praticamente pronto, Raquel Galvão promete oferecer, juntamente com Luís Dias, “algo de diferente” ao público daquilo que tem sido habitual por parte dos reis. “Nós estamos a tentar trazer aqui um bocadinho de inovação. Vamos ver como é que corre este ano, ver se o São Pedro também nos ajuda. Nós estamos a tentar fazer aqui algumas coisas diferentes, não quer dizer que seja melhor ou pior, mas diferentes do que tem sido feito nos outros anos”, assegura. A produção do fato, quer de Raquel, quer de Luís Dias, está a cargo de Paula Aparício e de “Noivos & Detalhes”, num “projeto a seis mãos”.

A jovem elvense confessa ainda que não conhecia Luís Dias, mas que têm vindo a ajudar-se mutuamente para que o resultado final seja o melhor possível. “Os nossos santos bateram bem, portanto, demo-nos logo muito bem e temos sido bastante proativos, vamo-nos ajudando aqui um ao outro e a sinergia tem sido muito boa”, diz ainda Raquel Galvão.

A primeira “aparição” dos reis acontece já na noite desta sexta-feira, no decorrer da gala coreográfica deste 28º Carnaval Internacional de Elvas, no Coliseu.  

Carnaval celebrado em Campo Maior com corso e baile de máscaras no sábado

O Carnaval é celebrado em Campo Maior com o habitual corso promovido pela Câmara Municipal, na tarde do próximo sábado, 14 de fevereiro.

O desfile na vila terá início por volta das 15 horas, com concentração no Centro Comunitário. “Vamos ter o desfile pelas ruas de Campo Maior e, quando terminarmos, por volta das 18 horas, vamos parar na Praça Multimodal, onde vamos ter animação com alguns grupos convidados e um DJ. Vão estar também alguns bares ali disponíveis”, revela a vereadora Paula Jangita, que explica que a festa se estenderá até às 20 horas.

A partir das 22 horas, e como já vem sendo tradição, o salão do Centro Comunitário dá lugar a um baile de máscaras, durante o qual se realizará um concurso de máscaras.

O desfile das escolas, previsto para a manhã desta sexta-feira, 13 de fevereiro, foi adiado, devido às condições meteorológicas, para o próximo dia 20.