Marlene Mocisso, Toy Faria e Helena Brita juntam-se à Banda 14 de Janeiro em espetáculo dedicado ao fado

As comemorações dos 367 anos da Batalha das Linhas de Elvas culminam este sábado, 31 de janeiro, com um concerto muito especial da Banda 14 de Janeiro, dedicado ao fado, no Auditório São Mateus.

“Fado em Banda”, assim se chama este concerto, surge de um repto lançado à filarmónica pelo atual chefe de Gabinete do presidente da Câmara de Elvas e antigo vereador, Cláudio Monteiro.

“Foi um repto lançado pelo nosso amigo Cláudio Monteiro, para que pudéssemos integrar as comemorações da Batalha as Linhas de Elvas de uma forma diferente, fazendo um concerto relacionado com a música portuguesa. Pensei que seria giro, porque nunca tínhamos feito um espetáculo só mesmo sobre fado, e então, a 31 de janeiro, vamos fazer no Auditório São Mateus, pelas 21h30, este nosso concerto”, explica o maestro da banda, Jorge Grenho.

Aos músicos da Banda 14 de Janeiro, neste espetáculo, juntam-se os fadistas Marlene Mocisso, Toy Faria e Helena Brita. Com início marcado para as 21h30, o concerto tem já lotação esgotada.

Campo Maior: com inscrições até dia 4, formação de nadadores-salvadores arranca em fevereiro

Um curso de nadador-salvador vai ser lecionado no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, em Campo Maior, entre fevereiro e o início de abril.

As inscrições para esta formação, promovida pela Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores, com o apoio do Município, entre outras entidades, estão abertas até à próxima quarta-feira, dia 4 de fevereiro.

“Inicialmente abrimos uma pré-inscrição para começarmos a divulgar o curso, mas agora já temos uma data fixa. É só entrarem no site que está no cartaz e lá têm a informação toda”, explica Paula Jangita, vereadora na Câmara Municipal de Campo Maior.

As aulas, para aqueles que pretendem aprender a salvar vidas, terão lugar às sextas-feiras, entre as 18h30 e as 23h30. “Depois vamos ter também ao sábado todo o dia (das 9h às 14h e das 15h às 20h) e no domingo no período da manhã (das 9h às 14h)”, revela ainda a autarca.

Quem concluir esta formação, poderá vir a trabalhar como nadador-salvador em todo o país.