Inscrição para voto antecipado na segunda volta das Presidenciais até 29 de janeiro

Portugal regressa às urnas a 8 de fevereiro para decidir quem será o próximo Presidente da República, mas, tal como na aconteceu na primeira volta, os eleitores poderão votar antecipadamente.

Os interessados em votar, já no dia 1 de fevereiro, terão de fazer a sua inscrição através da plataforma do Ministério da Administração Interna ou por via postal.

O voto antecipado destina-se a doentes internados em estabelecimentos hospitalares, a presos não privados de direitos políticos e a todos os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade. Para doentes e reclusos, as inscrições já abriram na passada terça-feira, dia 20, e para os restantes eleitores abrem este domingo, dia 25. O prazo de inscrição para todos termina na quinta-feira, dia 29.

Feira a inscrição, os eleitores deverão receber uma mensagem ou email a confirmar o local do voto antecipado.

De recordar que, nesta segunda volta das Eleições Presidenciais, estão na corrida ao cargo de Presidente da República dois candidatos: José Seguro e André Ventura.

Município de Campo Maior apoia empresários com atendimento mensal

O Município de Campo Maior, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), continua a disponibilizar aos empresários do concelho sessões de apoio à promoção e desenvolvimento económico, através de atendimentos mensais.

Nestas sessões, os empresários e empreendedores podem ter apoio no desenvolvimento da sua ideia de negócio, bem como ser encaminhados no sentido de encontrar os apoios financeiros mais adequados para concretizar o seu projeto.

Este atendimento é gratuito e deve ser marcado com antecedência através do e-mail: candidaturas@cm-campo-maior.pt, ou através do número de telefone: 268 680 309.

Festas do Povo promovidas na FITUR, em Madrid

As Festas do Povo de Campo Maior estiveram em destaque na FITUR – Feira Internacional de Turismo, que decorreu em Madrid, numa ação de promoção que contou com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. A divulgação teve lugar no Pavilhão de Portugal, um dos espaços centrais do certame, reforçando a projeção internacional deste evento emblemático do concelho de Campo Maior.

A apresentação contou com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, de João Manuel Nabeiro, presidente da Associação das Festas do Povo, e do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha. A iniciativa visou promover as Festas do Povo que se realizam este ano de 8 a 16 de agosto, enquanto manifestação cultural de referência, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, junto de profissionais do setor turístico e do público internacional.

GNR detém três pessoas por furto de azeitona em Campo Maior

Foto arquivo

Três pessoas, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 39 e os 68 anos, foram detidas no passado dia 18 de janeiro de 2026, no concelho de Campo Maior, por furto de azeitona. A detenção foi efetuada pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, na sequência de uma ação de patrulhamento que levou os militares a intercetar os suspeitos em flagrante delito numa propriedade rural, enquanto procediam à apanha de azeitona sem autorização do proprietário.

No decorrer da operação, a GNR apreendeu um veículo, um aparelho de recolha de azeitona, conhecido como “ouriço”, três recipientes de plástico e uma vara utilizada na colheita do fruto. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas, tendo a azeitona recuperada sido entregue ao seu legítimo dono.

A Guarda recorda que a colheita de azeitona sem consentimento configura crime contra o património e refere que estas ações se inserem na operação “Campo Seguro 2025/2026”, que visa prevenir e combater furtos em explorações agrícolas.

34ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas corre-se a 8 de fevereiro

A Câmara Municipal de Elvas, em coorganização com a Fundación Municipal de Deporte do Ayuntamiento de Badajoz e o Clube Elvense de Natação, organiza a 8 de fevereiro, a 34ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas.

As inscrições têm um custo de dez euros, sendo gratuitas para os atletas residentes no concelho de Elvas, e podem ser feitas até 5 de fevereiro, aqui.

Toda a informação sobre a prova encontra-se disponível na página das inscrições.

“O Elvas” defronta Portimonense este domingo com relato na RádioCampo Maior

“O Elvas” entra em campo este domingo, às 15 horas, para defrontar o Portimonense, em mais um jogo importante da temporada. A partida promete fortes emoções, com a equipa elvense a procurar um resultado positivo frente a um adversário de tradição no futebol nacional.

O encontro vai contar com relato em direto na Rádio ELVAS, permitindo aos adeptos acompanharem todas as incidências do jogo, dentro e fora das quatro linhas, através da emissão da nossa rádio.

Juntas de Freguesia de Campo Maior voltam a unir-se para o Carnaval e há inscrições abertas até dia 30

Com vista à participação no desfile de Carnaval, promovido pela Câmara Municipal de Campo Maior, no dia 14 de fevereiro, a Junta de Freguesia de Degolados tem inscrições abertas para todos aqueles que se queiram divertir, numa tarde de muita folia.

As inscrições, tal como revela a secretária da Junta de Freguesia, Olga Madeira, estão abertas até à próxima sexta-feira. “As inscrições são feitas, como habitualmente, na Junta de Freguesia de Degolados, até ao dia 30 de janeiro, para que, dessa forma, termos depois tempo de organizar tudo o que é a roupa, dentro das inscrições que lá tivermos”, explica.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, e para que o grupo da freguesia não seja formado por poucas de pessoas, Degolados volta a unir-se às freguesias de São João Baptista e da Expectação neste corso de Carnaval. “Tínhamos sempre poucas pessoas a participar no nosso desfile de Carnaval e nas juntas de Campo Maior acontecia a mesma coisa, ou seja, tínhamos um grupo com um número reduzido de pessoas. Depois haviam uns grupos muito grandes, porque temos um Centro Comunitário, uma ginástica, que têm ali um número razoável de participantes, e nós íamos sempre com um número muito reduzido”, recorda Olga Madeira.

Os participantes das três freguesias começaram, entretanto, a participar em conjunto no corso. “As pessoas inscrevem-se em cada uma das juntas e o grupo é um só. Unimos assim as três juntas num desfile só. Os últimos anos já tem acontecido dessa forma”, lembra ainda a responsável.

Ainda sem consenso no que concerne ao tema do grupo, Olga Madeira garante que o mais importante é que, no dia 14, se faça a festa, com o maior número possível de pessoas.  

As inscrições para os interessados em integrar este grupo podem ser feitas, não só na Junta de Degolados, como nas Juntas da Expectação e São João Baptista, até sexta-feira, ou através dos contactos telefónicos 268 687 713 (Expectação) e 268 689 146 (São João Baptista).