Município de Viana do Alentejo reduz ecopontos e reforça recolha de resíduos porta-a-porta

O Município de Viana do Alentejo vai proceder à retirada faseada dos ecopontos, prevalecendo a recolha porta-a-porta de resíduos, implementada, nos últimos anos, no concelho.

O Município irá avançar com um sistema que permite que todos os resíduos seletivos, indiferenciados e biorresíduos, passem a ser recolhidos diretamente porta-a-porta, tornando o modelo mais eficaz e sustentável, proporcionando melhores resultados ambientais.

A opção de reduzir progressivamente o número de ecopontos está integrada “na transição para um sistema de recolha seletiva de resíduos, mais eficaz e próximo dos munícipes”, explica o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Metrogos. Este modelo, que privilegia a recolha porta-a-porta, “tem demonstrado ser mais eficiente na separação dos resíduos na origem e, deste modo, contribuir para melhores resultados ambientais e de reciclagem”.

O sistema baseia-se na entrega de contentores aos munícipes para diversos tipos de resíduos (como papel/cartão, plástico/metal, vidro e biorresíduos), que são recolhidos, em dias e horários previamente definidos, diretamente junto às habitações ou estabelecimentos. Esta recolha é feita pelos serviços municipais, nos aglomerados urbanos do concelho.

A recolha porta-a-porta foi implementada no concelho em outubro de 2022 “como parte de uma política de gestão de resíduos que prevê este tipo de sistema como um dos meios para aumentar a recolha seletiva”. A redução dos ecopontos “acompanha a mudança gradual para este novo modelo de recolha, com base na experiência obtida e na necessidade de adaptar os serviços às melhores práticas ambientais”.

De acordo com o autarca, os principais objetivos são: “melhorar a separação de resíduos na origem, facilitando a reciclagem; reduzir a quantidade de lixo indiferenciado a encaminhar para o aterro; tornar a recolha mais cómoda e acessível aos munícipes; e reduzir deposições indevidas em torno de ecopontos e promover maior higiene na via pública”.

A recolha porta-a-porta tem mostrado, “incluindo noutros municípios e no próprio município, no âmbito da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), um aumento significativo de resíduos recicláveis e uma redução na recolha de resíduos indiferenciados, refletindo uma maior participação dos munícipes na separação seletiva”, conclui o autarca.

ULS Alto Alentejo assina contrato para a requalificação do Centro de Saúde de Campo Maior

A ULS Alto Alentejo formalizou a assinatura do Contrato n.º 199/2025, dando início ao processo de requalificação do Centro de Saúde de Campo Maior, um investimento estratégico que reforça a qualidade, segurança e conforto na prestação de cuidados de saúde à população.

A intervenção enquadra‑se no Projeto n.º 11324 – Submedida i1.08 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa adaptar e modernizar edifícios de saúde, promovendo maior eficiência energética, melhor resposta a planos de contingência e garantindo condições superiores de acessibilidade e segurança para utentes e profissionais.

A empreitada foi adjudicada pelo valor total de 121.111,95 euros, com o prazo de execução definido de 120 dias após consignação.

Esta requalificação representa mais um passo no compromisso da ULS Alto Alentejo em melhorar infraestruturas, modernizar serviços e garantir melhores condições de saúde para toda a comunidade de Campo Maior e do distrito de Portalegre.

Com grande devoção a São Sebastião, Barbacena celebra o seu padroeiro este domingo

São Sebastião é celebrado, tal como acontece todos os anos, com grande devoção pela população de Barbacena, no concelho de Elvas, este domingo, dia 25 de janeiro.

As celebrações em honra do padroeiro da freguesia têm início às 14 horas, com missa, seguida de procissão. Desta festa religiosa faz também parte a venda dos tradicionais Bolinhos de São Sebastião, que “são feitos há vários anos” e que resultam “do trabalho e da dedicação da maioria das pessoas da paróquia”, revela o padre António Carlos.

Apelando à participação de todos aqueles que possam estar presentes neste dia de celebração, o pároco recorda que o dia deste santo é assinalado, anualmente, a 20 de janeiro, sendo celebrado, em Barbacena, sempre no domingo seguinte.

São Sebastião “foi um soldado romano e um dos primeiros mártires da Igreja, sendo invocado como padroeiro contra a peste, a epidemia, a guerra e a fome”. Este santo terá sido morto “flechado numa laranjeira”.

Exposição “Campo Maior – Uma Visão Estereoscópica” inaugurada este sábado no espaço.arte

A exposição de fotografia “Campo Maior – Uma Visão Estereoscópica”, da autoria de Luís Caraças, é inaugurada este sábado, dia 24 de janeiro, no espaço.arte.

Esta exposição apresenta o território através da técnica da fotografia estereoscópica, criando uma experiência visual imersiva e diferenciadora sobre o quotidiano de Campo Maior.

A mostra, que é inaugurada às 16 horas, fica patente ao público até 12 de abril.