Elvense Jorge Miguel lidera equipa que está a dar cartas numa competição nacional de Euro Truck Simulator

O elvense Jorge Miguel, ou Clonix, como é conhecido no mundo dos videojogos e do live streaming, lidera a equipa “G4mers Alentejanos”, que está a dar cartas numa competição nacional de Euro Truck Simulator, um jogo de simulação em que o jogador, percorrendo as estradas dessa Europa fora, transporta cargas ao volante de pesado de mercadorias.

Tendo começado esta aventura apenas em novembro, os “G4mers Alentejanos”, através da empresa virtual G4ESports, ocupam já a sétima posição, entre 121 equipas inscritas que, como explica Jorge Miguel, em muitos casos, representam empresas reais.

“Normalmente essas empresas vêm todas de empresas reais de camionistas. Nós temos a TransMondego, temos a Norte Sul, temos um monte de delas, principalmente do Norte, que são bastante competitivas e que já competem há bastantes anos. Alguns deles até são os filhos dos camionistas que trabalham mesmo na empresa e depois acabam por criar equipas bastante fortes porque aquilo acaba por ser bastante competitivo mesmo e acaba por unir o pessoal e acabamos por ter que trabalhar em equipa”, adianta.

“Nós juntámo-nos e começámos a lutar da posição 121, porque esta competição começa no dia 1 e termina no último dia de cada mês e depois, obviamente, vamos competindo até ir subindo por ali acima e até que nos deixem até terminar”, acrescenta Jorge Miguel.

A nível mundial, este sétimo lugar que os “G4mers Alentejanos” ocupam no ranking nacional representa a posição 196, entre quase seis mil equipas.

A verdade é que a sensação de conduzir virtualmente uma viatura, garante ainda este elvense, é cada vez semelhante a uma condução real. “Posso dizer que a sensação não é igual, mas está muito parecida, porque hoje em dia nós conduzimos, não no teclado, como muita gente pode estar a pensar, mas com equipamento e com periféricos, nomeadamente volante com pedais, com embraiagem, com caixa de mudanças, com tudo igual”, garante.

A entrevista completa a Jorge Miguel para ouvir no podcast abaixo:

Campo Maior prepara-se para viver um Natal diferente, em que as luzes se misturam com milhares de flores

Campo Maior prepara-se para viver um Natal diferente: um Natal em flor, em que o comércio local estará no centro de todas as atenções.

A partir deste sábado, 6 de dezembro, e até 4 de janeiro, numa organização conjunta do Município e da Associação de Empresários e Jovens Empreendedores (AEJE) de Campo Maior, as principais artérias de comércio da vila, isto é, as ruas Capitão Manuel António Vieira, Major Talaya e de Ramires, a par da Praça da República, serão o palco de um evento que promete muita animação e em que as luzes se misturam com milhares de flores feitas à mão.

A ideia da organização deste “Jardim de Natal”, e tendo por base as Festas do Povo de 2026, como explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, surgiu ainda no verão, como sendo um dos eventos que a autarquia pretendia vir a promover em parceria com a Associação Empresarial. “Eles desdobraram-se aqui em ideias e começámos a falar naquilo que podia ser um Natal em que pudéssemos trazer as flores, que é aquilo também que nos carateriza, e também em véspera de ano previsível de festas do povo – nessa altura previsível e hoje confirmado -, nós pensámos em poder ter aqui um detalhe de flores numa das ruas principais de Campo Maior”, explica o autarca.

Estabelecido o protocolo de colaboração entre Município e AEJE já após as eleições de 12 de outubro, não houve tempo a perder e o trabalho iniciou-se em velocidade cruzeiro. “Neste momento, estamos praticamente com todos os cenários preparados, com esta rua que irá ficar engalanada com flores: um tipo de flor diferente daquela que nos carateriza, que as nossas são de papel e esta é num outro material”, adianta Rosinha.

Na Praça da República da vila, por esta ocasião, irão estar instalados diversos espaços expositivos, onde “a cultura também reinará”, com atividades e espetáculos para todas as idades. O objetivo é que o evento atraia não só a população de Campo Maior, mas de todos os concelhos limítrofes e da vizinha Espanha. “Há alguns visitantes que com certeza virão, para visitar uma rua totalmente diferente, que nos tem dado aqui também algum trabalho a todos, mas o que é certo é que, no final de contas, isto é como às Festas do Povo, vai surgir e vai encantar todos aqueles que nos vão visitar”, garante o autarca.

Não tendo dúvidas que campomaiorenses e visitantes terão uma “experiência única” neste “Jardim de Natal”, o presidente da AEJE, Gilberto Carapinha, revela que o projeto resulta de dois meses de “muito trabalho e de muita envolvência da parte do município”. “Por outro lado, temos tido pessoas todas as noites a terminar flores, a ultimar caixas com prendas e a preparar tudo. Eu acho que vai ser um evento que aqui nas redondezas não há nada deste género”, assegura o responsável.

No espaço, em que se concentram “entre 30 a 40 expositores”, o destaque vai para as “70 mil luzes e cinco mil flores” que vão dar outra cor e alegria ao evento. “Ao circularem pela rua, os visitantes irão ter lume, umas mantinhas para se poderem tapar, podem-se sentar nas nossas esplanadas, nas zonas de lazer, comer um hambúrguer, comer uma bifana, ir comprar uma coisinha de recordação, que vai haver muitas e lindíssimas”, adianta Gilberto Carapinha.

“Nós na Páscoa, temos a tradição da Enxara, em que as pessoas adoram estar ao lume, a conviver, a beber, a comer e acho que nós conseguimos transportar esses momentos para o nosso Natal, transportar as nossas flores para este Natal florido. Então, acho que com esta miscelânea de tudo, vamos ter aqui uma zona de lazer fantástica, onde as pessoas podem vir em família”, revela ainda o presidente da AEJE.

O evento tem inauguração marcada este sábado, para as 10 horas, com a Parada do Pai Natal.

A entrevista completa a Luís Rosinha e Gilberto Carapinha sobre este “Jardim de Natal” em Campo Maior para ouvir no podcast abaixo:

Degolados recebe IV Feirinha de Natal este sábado

O Polivalente de Degolados vai acolher, dia 6 de dezembro, mais uma edição da Feirinha de Natal, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia que decorre entre as 10h00 e as 18h00. O evento conta com bancas de artesãs locais, animação permanente e várias atividades dedicadas às famílias e, em especial, às crianças.

O programa arranca às 10h00 com a abertura oficial da feirinha, seguindo-se, até às 12h30, um passeio de trenó para os mais pequenos. Às 15h30, sobem ao palco as crianças da Catequese e, às 16h30, decorre o espetáculo infantil “Fora da Caixa”, com João Farinha.

O dia termina em clima festivo, com a aguardada chegada do Pai Natal, marcada para as 18h00, momento em que serão entregues prendas às crianças. Ao longo de todo o evento haverá ainda pintura facial, insufláveis, mascotes, pipocas e serviço de bar a cargo da UFDegolados.