Pasteleiras desfilam pelas ruas de Elvas este sábado

As pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas este sábado, 22 de novembro, para o tradicional passeio organizado pelo CicloClube BTT. Inicialmente previsto para o sábado passado, dia 15, o evento acabou por ter de ser adiado devido ao mau tempo.

Criado com objetivo de “recordar os velhos tempos da bicicleta e dos seus usos”, em que os participantes se vestem a preceito, o evento, com uma adesão “cada vez maior”, revela o presidente da direção da coletividade, António Vitorino, vai já na sua décima edição. “Acaba por ser um passeio bastante divertido, que ocupa grande parte da manhã e da tarde, por vezes”, assegura.

Este passeio, que termina com um almoço convívio na Rua de Alcamim, tem concentração marcada para as 9 horas, junto à sede do CicloClube BTT de Elvas. “Em frente ao CicloClube fazemos a confirmação de inscrições, para verificar o número de pessoas; depois arrancamos até aos Arcos da Amoreira, onde vamos tirar uma fotografia; seguimos em direção à cidade, vamos até à Casa das Barcas e à Praça também, onde fazemos pequenas paragens, sempre com bastante convívio entre os participantes, e depois vamos até à Rua de Alcamim, onde temos o almoço”, revela o responsável.   

Ao longo destes dez anos de realização do evento, as crianças e jovens têm vindo a associar-se ao passeio. “Os pais e os avós têm levado os mais novos de arrasto e para eles isto acaba por ser divertido. Ficam também a conhecer aquilo que foi o uso, de outrora, das pasteleiras, a sua finalidade, para que no fundo eles saibam que não era tudo fácil na altura, porque não é fácil andar com essas bicicletas no dia a dia, mas tiveram um papel fundamental na sociedade”, diz ainda.

Junta de Freguesia da Expectação e GesGov promovem formação sobre legislação aplicada às autarquias locais

A Junta de Freguesia da Expectação promove, este sábado, 22 de novembro, uma formação sobre legislação aplicada às autarquias locais, conceitos genéricos de contabilidade e contratação pública, destinada, sobretudo, aos recém-eleitos autarcas.

A ter lugar no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, em Campo Maior, a formação é dirigida pela GesGov, que já vem a trabalhar há algum tempo com a junta, revela o presidente Hugo Milton (na imagem).

“Acho que é essencial para quem se inicia agora como autarca, ter noção de certos temas e certas coisas que se passam nas juntas de freguesia, e mesmo a nível dos municípios, para estarem por dentro dos temas”, assegura o presidente da junta.

Não tendo dúvidas de que a sessão servirá para dotar todos os formandos de vários conhecimentos importantes, Hugo Milton lembra que muitos autarcas são eleitos sem nunca antes terem tido qualquer experiência política.

Como tudo na vida, as coisas só se conseguem com alguma bagagem, quando nós estamos no terreno e vamos ganhando experiência. “Esta formação, basicamente, vai passar por noções da legislação para os eleitos das autarquias locais, competências a nível de regime jurídico, conceitos contabilísticos, o próprio orçamento que se faz, registo de receitas, de despesa”, adianta Hugo Milton.

Nesta sessão, que decorre durante a manhã e grande parte da tarde, juntam-se aos eleitos de Campo Maior, alguns de Elvas e Arronches.