Município de Arronches pretende recuperar Passadiço Ribeirinho com solução duradoura e amiga do ambiente

O Município de Arronches está empenhado em recuperar os passadiços das margens do Rio Caia e da Ribeira de Arronches, muito usados por residentes e visitantes da vila, que foram destruídos pelas cheias de dezembro de 2022.

“Queremos reabilitar esse percurso, mas com uma solução que seja duradoura, que nos garanta que, em situação de cheia, os danos não sejam grandes”, começa por dizer o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo.

Nesse sentido, tem sido levado a cabo um “trabalho de proximidade” com a Agência Portuguesa do Ambiente, para que a autarquia perceba “qual a melhor solução” e aquilo “é permitido fazer”, para que seja “algo que vá ao encontro, naturalmente, das questões ambientais”. “Queremos devolver aquela frente do rio às pessoas, mas sem ferir de alguma forma o ambiente”, garante João Crespo.

“Estamos em fase de projeto neste momento e eu conto com mais um ano para termos esse projeto pronto, também para ser lançada à empreitada, para que possamos devolver a ribeira e o rio às pessoas”, remata o autarca.

Carlos Pepê: Circuito de Trail EuroBEC dará a conhecer o “potencial enorme que é o território da eurocidade”

Através do desporto, Campo Maior une-se, uma vez mais, a Elvas e Badajoz, para aquele que será o I Circuito de Trail EuroBEC. Este circuito será formado, tal como já antes noticiado, pelo “Trail de Elvas – Património Mundial”, da IALBAX, a 7 de dezembro; “El Perímetro”, em Badajoz, a 1 de março; e o “Sunset Trail Ouguela”, promovido pelos Campo Maior Trail Runners, a 13 de junho.

Assegurando que as três provas são “muito interessantes”, unindo aquilo que de melhor tem cada uma das localidades, Carlos Pepê, responsável do grupo Campo Maior Trail Runners, revela o que levou à criação deste circuito: “a ideia surge porque somos pessoas amigas e é fácil trabalhar com pessoas amigas e com pessoas que querem exatamente o mesmo para o nosso território. Nós somos uns apaixonados pelos nossos territórios”, garante.

“Também não é difícil porque temos territórios de excelência: duas terras Património da Humanidade, uma com as flores, outra com as suas muralhas. Depois temos Badajoz, que está ligada ao longo da história da Raia e para nós foi muito fácil, foi só juntar aquilo que já existia e sentarmo-nos à mesma mesa para concretizar o objetivo”, prossegue.

O responsável não tem dúvidas que quem participar nas três provas irá ficar “com uma leitura do potencial enorme que é o território da eurocidade”. Por outro lado, Carlos Pepê revela-se orgulhoso da união dos três clubes dos dois lados da fronteira para a organização deste circuito: “se ainda não existiam clubes a trabalhar juntos, pois é com muito orgulho que nós estamos agora aqui a dar este primeiro passo. É a primeira vez que três clubes da Raia se juntam para fazer um circuito e, obviamente, isso enche-nos de muito orgulho”.

Carlos Pepê, para além do associativismo em torno deste circuito, destaca também o apoio dos municípios de Campo Maior, Elvas e Badajoz, assim como da Delta Cafés, o patrocinador oficial da iniciativa.

“Eu espero que participem, que se inscrevam já no Trail de Elvas, que é o primeiro, e depois vamos ter o El Perímetro e, no final, terminaremos com uma grande festa, numa pequena aldeia com 50 e poucos habitantes, que merece receber-nos a todos de braços abertos para entregarmos os troféus finais do nosso circuito e começarmos a pensar a segunda e a terceira edição, que certamente trarão muitas novidades e muitas surpresas”, remata Carlos Pepê.

Segundo prémio do Euromilhões sai a apostador em Portugal

Nenhum apostador acertou na chave vencedora de ontem, 18 de novembro, do Euromilhões, pelo que o jackpot a “engorda” para 150 milhões no sorteio de sexta-feira, dia 20.

Ainda assim, um jogador com aposta registada em Portugal, a par de outros cinco no estrangeiro, venceu o segundo prémio de 122 mil euros.

O terceiro prémio, de quase 21.500 euros, contemplou oito apostadores no estrageiro, e o quarto, de 1.500 euros, 35 jogadores, dois deles em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 2, 4, 15, 21 e 48 e as estrelas 6 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficias no portal dos Jogos Santa Casa.