Livro “As plantas na obra poética de Camões” do botânico Jorge Paiva em destaque no “Ambiente em FM”

“As plantas na obra poética de Camões” é o novo livro do botânico Jorge Paiva. No programa de hoje do “Ambiente em FM”, destacamos esta obra singular que cruza dois universos à primeira vista distantes — a botânica e a literatura — mas que, afinal, sempre se entrelaçaram.

Através da poesia de Luís de Camões, Jorge Paiva revela como o mundo natural foi descrito com rigor e sensibilidade, reunindo essas referências num livro que é, ao mesmo tempo, científico e literário.

Na obra, o autor identifica cerca de cem espécies de plantas mencionadas nas obras épicas e líricas do maior poeta português.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus. Para ouvir no podcast abaixo:

Já em funcionamento, Elvas Film Office procura atrair todo o tipo de produções audiovisuais

Elvas já tem ativa a sua Film Office, a primeira de todo o Alentejo. Este novo gabinete surge com o objetivo de apoiar, facilitar e atrair produções cinematográficas, televisivas, audiovisuais e publicitárias, oferecendo um serviço eficiente, prático e direto entre as equipas de produção, a comunidade local e o Município de Elvas.

Com esta nova estrutura, Elvas coloca-se no mapa como um destino privilegiado, conciliando as necessidades dos profissionais do setor com a preservação do património e o quotidiano da comunidade.

A Elvas Film Office está preparada para acompanhar produções desde a fase inicial até à conclusão dos projetos, disponibilizando apoio no licenciamento e simplificação de processos administrativos; apoio em contactos locais, técnicos e talentos; sugestão e scouting de locais de filmagem; apoio logístico (alojamento, refeições, transportes, fornecedores locais); e articulação com forças de segurança e entidades públicas para garantir a segurança e fluidez das produções.

A Elvas Film Office oferece isenção de taxas e parcerias locais; recursos humanos experientes e acessíveis; localização privilegiada e de fácil acesso internacional; suporte institucional e logístico dedicado; processos administrativos simplificados; e cenários autênticos e versáteis.

Património Mundial da UNESCO desde 2012, Elvas é conhecida como a Rainha da Fronteira. A cidade guarda um legado histórico único, com o maior sistema de fortificações abaluartadas do mundo, o monumental Aqueduto da Amoreira, o Castelo, os Fortes de Santa Luzia e da Graça, além de dezenas de igrejas, conventos, ruas estreitas e largos ensolarados. O território alia riqueza histórica, autenticidade arquitetónica e diversidade natural. Entre planícies alentejanas, vinhedos, olivais e a proximidade estratégica de Espanha (a apenas 8 km de Badajoz), Elvas oferece um leque de cenários versáteis e inspiradores para todos os géneros cinematográficos: do romance ao drama, da ficção científica ao documentário.

Pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas no próximo sábado

As pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas no próximo sábado, dia 15 de novembro, para o tradicional passeio organizado pelo CicloClube BTT.

Criado com objetivo de “recordar os velhos tempos da bicicleta e dos seus usos”, em que os participantes se vestem a preceito, o evento, com uma adesão “cada vez maior”, revela o presidente da direção da coletividade, António Vitorino, vai já na sua décima edição. “Acaba por ser um passeio bastante divertido, que ocupa grande parte da manhã e da tarde, por vezes”, assegura.

Este passeio, que termina com um almoço convívio na Rua de Alcamim, tem concentração marcada para as 9 horas, junto à sede do CicloClube BTT de Elvas. “Em frente ao CicloClube fazemos a confirmação de inscrições, para verificar o número de pessoas; depois arrancamos até aos Arcos da Amoreira, onde vamos tirar uma fotografia; seguimos em direção à cidade, vamos até à Casa das Barcas e à Praça também, onde fazemos pequenas paragens, sempre com bastante convívio entre os participantes, e depois vamos até à Rua de Alcamim, onde temos o almoço”, revela o responsável.   

Ao longo destes dez anos de realização do evento, as crianças e jovens têm vindo a associar-se ao passeio. “Os pais e os avós têm levado os mais novos de arrasto e para eles isto acaba por ser divertido. Ficam também a conhecer aquilo que foi o uso, de outrora, das pasteleiras, a sua finalidade, para que no fundo eles saibam que não era tudo fácil na altura, porque não é fácil andar com essas bicicletas no dia a dia, mas tiveram um papel fundamental na sociedade”, diz ainda.  

Quem quiser participar na iniciativa terá de fazer a sua inscrição, presencialmente, no CicloClube BTT, através das redes sociais ou do email cicloclubbttelvas@gmail.com.

Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes celebra Dia de São Martinho com convívio

O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes celebra o Dia de São Martinho, na tarde desta terça-feira, 11 de novembro, com o tradicional magusto.

O convívio, a ter lugar na sede da coletividade, é destinado aos sócios, revela o presidente do núcleo, José Joaquim Trindade, que adianta que, para além da animação, não faltará a castanha assada e o vinho.

“É o magusto habitual, que fazemos aqui para os combatentes, com castanha assada, a linguiça, a cacholeira e o vinho, para passarmos aqui um bom bocado”, refere o presidente do núcleo. “Normalmente é engrado, porque toca-se aqui o acordeão”, diz ainda.

O início do magusto está previsto para as 17 horas.