Alverca B vence em Elvas por 3-2 e cai para o 11º lugar

O Alverca B venceu esta tarde em Elvas, por 3-2, numa partida onde o treinador Bruno Dias realizou várias alterações no onze inicial, dando a titularidade a vários jogadores menos utilizados

Os ribatejanos adiantaram-se no marcador aos 6 minutos, por Filipe Lima e aos 26 dilataram o marcador com um grande golo de Francisco Morais. Diogo Grácio reduziu aos 31 minutos e os alentejanos ainda tiveram tres ocasições de golo para chegar ao empate.

Na segunda parte, ” O Elvas” tentou o empate, mas foi Filipe Lima a bisar na partida aos 65 minutos quem dilatou novamente o resultado para os visitantes. O estreante Diogo Carlos fez ainda o 2-3 aos 68 minutos, mas até final, a equipa de Bruno Dias não marcou e agora caiu para para o 11º lugar, em zona de despromoção.

No final os ânimos exaltaram-se entre os adeptos e a Administração.

Jovens desafiados a viajar de comboio por Portugal

As Pousadas de Juventude e o Cartão Jovem estão a relançar o voucher “Anda conhecer Portugal”, que permite aos jovens usufruir gratuitamente de sete dias de viagens na CP – Comboios de Portugal e seis noites de alojamento nas Pousadas de Juventude.

O Programa “ANDA conhecer Portugal” oferece viagens ilimitadas de comboio e alojamento em Pousadas de Juventude para jovens entre 18 e 30 anos ou que concluam o 12.º ano em 2025.

O programa estava limitado aos finalistas do Ensino Secundário mas a partir de agora todos os jovens até aos 30 anos podem viajar e ficar em Pousadas de Juventude gratuitamente.

Depois de recebido o voucher, as reservas nas Pousadas de Juventude podem ser feitas de imediato, mas o desconto dos bilhetes da CP apenas dois dias depois da receção do voucher.

Município do Crato lança Guia Megalítico

O Município do Crato promoveu o lançamento da obra Crato Megalítico, da autoria de Paulo Pereira com a colaboração da Equipa Técnica do Museu Municipal.

Este guia revela a diversidade e a riqueza da cultura e dos monumentos megalíticos do concelho, apresentando-se também como um desdobrável que sintetiza a informação e facilita a visita aos monumentos mais emblemáticos e representativos desta cultura.

Estremoz vai ter Centro Empresarial

O Município de Estremoz está a finalizar uma candidatura a fundos comunitários para a criação do Centro Empresarial de Estremoz (CEE), uma infraestrutura moderna e de nova geração, dedicada a apoiar o nascimento e crescimento de empresas no nosso concelho.

Este novo centro, que contará com sete salas de incubação individuais e um espaço de coworking com 24 postos de trabalho, foi concebido para se tornar um polo de inovação e dinamismo económico, oferecendo condições de excelência para a instalação de startups, pequenas empresas e empreendedores.

Para que este projeto estratégico se concretize, o Município encontra-se numa fase decisiva da candidatura, na qual é fundamental demonstrar à entidade financiadora que o Centro Empresarial responde a necessidades concretas e que existe uma procura real por parte do tecido empresarial.

Nesse sentido, é solicitado o preenchimento de uma declaração de manifestação de interesse para a instalação de empresa/projeto no futuro CEE. Este documento, meramente para efeitos de justificação na candidatura, não representa um compromisso contratual, mas é um passo vital para assegurar o financiamento necessário.

DOCUMENTO (https://www.cm-estremoz.pt/files/documento.pdf)

O Município solicita ainda que, após o seu preenchimento e assinatura, o documento seja devolvida para o email: gade@cm-estremoz.pt, com a maior brevidade possível.

Fehispor volta a juntar o melhor de Portugal e Espanha de 6 a 9 de novembro em Badajoz

O melhor de Portugal e Espanha volta a estar reunido, nos Pavilhões da IFEBA, em Badajoz, de 6 a 9 de novembro, para aquela que será a 34ª edição da Fehispor.

O evento, apresentado à comunicação social pela vereadora Elena Salgado, contará, desta feita, com a participação de “mais de 80 empresas expositoras”, para além de diversas entidades de refereência dos dois países, numa área de “mais de sete mil metros quadrados”.

Assegurando que a cooperação transfronteiriça “é mais que um conceito político ou económico”, a autarca destaca a Fehispor, que tem como “propósito estreitar laços” entre os dois lados da fronteira – entre Extremadura e o Alentejo, sobretudo -, como uma das feiras “mais emblemáticas” realizadas em Badajoz. “Nestas mais de três décadas de história, a Fehispor consolidou-se como o grande ponto de encontro comercial, social e cultural dos dois lados da Raia”, acrescenta.

Uma das maiores novidades deste ano do certame é uma grande exposição dedicada ao Atlético de Madrid. A mostra, desenvolvida em colaboração com a Atleti Tour & Museum, permitirá aos visitantes conhecer troféus e ter acesso a material histórico e conteúdo digital e interativo. Entre os objetos expostos estão incluídas as camisolas oficiais de Javi Galán e Carmen Menaya, as luvas de Oblak, a camisola comemorativa de Futre, bem como troféus emblemáticos: da Liga 2021, o Troféu Reina 2023 ou o Troféu Zamora.

Gastronomia, artesanato e o já habitual espaço dedicado ao turismo são outros dos atrativos da Fehispor. A 5ª Mostra de Turismo Ibérico, a Turiberia, irá reunir os principais destinos turísticos dos dois países, com especial destaque para o turismo enológico e petfriendly.

GESAMB investe 4,3 milhões de euros para reforçar recolha seletiva de resíduos urbanos

A empresa intermunicipal Gesamb, instalada em Évora, vai investir 4,3 milhões de euros em medidas para tornar a recolha seletiva de resíduos urbanos mais eficiente e sustentável nos 12 concelhos do distrito de Évora em que atua, foi divulgado.

Em comunicado, a Gesamb — Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos EIM, responsável pelo tratamento de lixo de 12 dos 14 municípios do distrito de Évora, indicou que, do montante total de 4,3 milhões de euros, 3,6 milhões são financiados pelo programa regional Alentejo 2030.

“Este projeto representa um marco na modernização da gestão de resíduos urbanos na região”, realçou, destacando que a iniciativa permite “implementar medidas estratégicas para uma recolha mais eficiente, sustentável e próxima das comunidades”. Segundo a Gesamb, o projeto inclui, na área dos biorresíduos, a adaptação das estações de transferência e ecocentros, aquisição de viaturas elétricas e contentores adaptados e o reforço da logística para transporte até à unidade de tratamento em Évora.

Quanto aos resíduos volumosos, referiu a empresa, está prevista a melhoria da triagem e separação de materiais e da reciclagem de materiais como madeira, metal e plástico, bem como a introdução de contentores com capacidade de compactação.

O projeto abarca ainda um estudo para a colocação estratégica de equipamentos, a criação de novos circuitos de recolha seletiva porta a porta e a aquisição de contentores apropriados e viaturas elétricas, acrescentou.

Os 12 municípios que integram a empresa são Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

“O Elvas” recebe o Alverca B este domingo

A equipa de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos recebe este domingo, 2 de novembro, no Estádio Municipal de Elvas, a formação B do Alverca, em partida a contar para mais uma jornada do Campeonato de Portugal.

O jogo tem início às 15h00 e é mais uma oportunidade para a formação azul e ouro somar pontos perante o seu público.

A Rádio ELVAS vai acompanhar o encontro em direto, com relato integral a partir do Estádio Municipal, levando todas as emoções do jogo aos ouvintes e adeptos que não possam estar presentes.

APPACDM de Elvas com eficiência energética melhorada após intervenção financiada pelo PARES 3.0

A obra que tem vindo a ser levada a cabo nas instalações da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, com vista à melhoria da eficiência energética da instituição, deve vir a ser inaugurada dentro em breve.

O projeto, que resulta de uma candidatura da APPACDM ao PARES 3.0, o programa de alargamento da rede de equipamentos sociais, explica o presidente da direção da instituição, Luís Mendes, embora iniciado há já algum tempo, está praticamente concluído. “Estamos já em fase conclusão deste projeto, que já começou há algum tempo. Dadas várias vicissitudes, como o Covid, como depois a retoma dessa fase do pós-Covid, houve situações em que se tiveram que repetir concursos, toda essa parte burocrática”, revela.

No decorrer da intervenção, foram já instalados painéis fotovoltaicos na APPACDM, sendo que o edifício mais antigo passa agora a contar com janelas em PVC com vidro duplo, com vista a uma “eficiência energética melhor e mais atualizada”. “Estamos aqui já em fase de acabamentos para, posteriormente, fazermos a sua inauguração”, remata Luís Mendes.

Com um custo total de 153 mil euros, a obra contou com financiamento público de 115 mil euros.

Sofia Alves, Diogo Lopes e Filipe Matos apresentam “Amigos com Benefícios” em Campo Maior a 22 de novembro

“Amigos com Benefícios” é o nome do espetáculo apresentado a 22 de novembro (sábado), a partir das 21.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Uma comédia familiar divertida, escrita por John Borg, protagonizada por Sofia Alves e que conta ainda com Diogo Lopes e Filipe Matos no elenco.

A história sobre a vida familiar de uma Pastora de uma igreja com contornos e ideias radicais, que se depara com problemas inesperados como é o exemplo do seu filho ser gay e querer assumir uma relação.

Uma peça sobre temas atuais para divertir e fazer refletir ao mesmo tempo.