Arronches: Parque Ecológico e Urbano de Esperança já vai ganhando forma

Após a superação de algumas dificuldades, relacionadas com as características da área intervencionada, que impediram que a obra decorresse conforme perspetivado, os trabalhos para a construção do Parque Ecológico/Urbano de Esperança retomaram ainda na primeira metade do ano, sendo já visíveis alguns traços do futuro espaço.

Esta é uma obra que significará uma evidente mais valia não só para todos os esperancenses, como para quem diariamente visita a freguesia, dando vida a um espaço até agora inutilizado. De relembrar que a construção do Parque Ecológico/Urbano de Esperança vai reconverter uma área total de 15.250m2, tendo em vista a sua valorização ecológica e a gestão sustentada hidrológica e hidráulica às quais se soma a criação de zonas de recreio e lazer para usufruto da população.

Esta empreitada significa o investimento total de 718.800,39€ por parte da Câmara Municipal de Arronches, sendo comparticipada em 85% por fundos comunitários e encontra-se adjudicada à empresa ‘Agrocinco – Construções S.A.’.

João Baião apresenta ‘Baião d’Oxigénio’ em Arronches

João Baião está esta sexta-feira, dia 31, em Arronches, para apresentar o espetáculo «Baião d’Oxigénio», uma comédia musical que combina humor, música e dança. A apresentação está marcada para as 21 horas, no Auditório do Centro Cultural de Arronches.

Em ‘Baião d’Oxigénio’, João Baião está de volta aos palcos com um espetáculo inovador, cheio de música, humor e energia contagiante! Desta vez, o público é convidado a espreitar os bastidores da criação artística, num divertido e inesperado processo de casting para encontrar os novos bailarinos do seu próximo grande projeto. Entre passos de dança e coreografias, João vai partilhando com os candidatos – e com o público – as suas ideias para o espetáculo que tem em mente. Cada ideia ganha vida no palco, transformando-se em quadros surpreendentes e hilariantes, como se o espetáculo já estivesse a acontecer. Do teatro musical à comédia, da dança contemporânea ao delírio mais improvável, esta é uma viagem única pela mente criativa de João Baião.

Um espetáculo dentro do espetáculo, onde realidade e imaginação se misturam para criar momentos mágicos, cheios de emoção e gargalhadas. Trata-se de uma noite inesquecível, com muita música, talento e a energia inconfundível de João Baião com a sua companheira de muitas aventuras teatrais a extraordinária atriz Cristina Oliveira, talentosos cantores e bailarinos.

O espetáculo integra uma digressão nacional que se prolongará até 2026 e deverá chegar a mais de 120 mil espectadores em todo o país.

IPPortalegre e Instituto Federal do Espírito Santo formam a primeira aluna com dupla titulação

No passado dia 17 de outubro, a Escola Superior de Biociências de Elvas do Politécnico de Portalegre e o Instituto Federal do Espírito Santo (Brasil) formaram a primeira aluna graduada em Agronomia e mestre em Agricultura Sustentável, ao abrigo do acordo de dupla titulação.

A estudante Caroline Brunelli terminou o seu percurso académico apresentando a dissertação “Resposta de sensores próximos a doses variáveis de fertilizante azotado em culturas forrageiras de Inverno sob Clima Mediterrânico”. O júri de avaliação do seu trabalho foi constituído por professores da Escola Superior de Biociências de Elvas, Universidade de Évora e Instituto Federal do Espírito Santo.

Este acordo celebrado entre o Politécnico de Portalegre e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) permite aos alunos que concluem a licenciatura em Agronomia neste instituto brasileiro, através da frequência de um conjunto de unidades curriculares e da realização da dissertação no mestrado em Agricultura Sustentável, obterem o título de licenciado e mestre, sendo-lhes emitidos dois diplomas: um do Instituto Federal do Espírito Santo e outro do Politécnico de Portalegre.

No espaço europeu, a maioria das licenciaturas tem a duração de três anos. Muitos estudantes que concluem as suas licenciaturas optam em seguida por realizar os seus mestrados, totalizando este percurso académico, na grande maioria dos casos, cinco anos. Pelo contrário, no Brasil, a licenciatura tem a duração de cinco anos. Estes acordos de dupla titulação permitem aos alunos aderentes realizar parte da sua formação e desenvolver um projeto de dissertação em Portugal, e obter assim o grau de licenciado no Brasil e de mestre em Portugal.

A vertente da internacionalização tem sido uma aposta para o Politécnico de Portalegre: atualmente conta com mais de 100 parcerias com instituições de Ensino Superior, mais de 200 estudantes internacionais de 25 nacionalidades diferentes são acolhidos no Politécnico e mais de 10% dos estudantes nacionais têm a oportunidade de passar um semestre no estrangeiro.

Os acordos de dupla titulação são outro dos pilares da internacionalização que espelham o trabalho desenvolvido em rede pelo Politécnico de Portalegre com instituições de Ensino Superior estrangeiras. 

Ponte de Sor: Ministro garantiu reabilitação da EN2

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, esteve em Ponte de Sor, no âmbito do seu percurso pela Estrada Nacional 2 | EN 2 – uma das vias mais emblemáticas do país.

O Ministro foi recebido no Aeródromo Municipal, onde teve a oportunidade de conhecer todas as potencialidades desta infraestrutura e deixou a promessa que o troço da EN2 que atravessa os concelhos de Abrantes, Ponte de Sor e Avis vai ser reabilitado, num investimento de 10 milhões de euros.

A empreitada na EN 2, entre Abrantes, Ponte de Sor e Avis, incluirá trabalhos que visam a melhoria do sistema de drenagem, a recuperação da capacidade estrutural do pavimento, o reforço da estabilidade dos taludes e ainda a atualização dos equipamentos de sinalização e segurança.

Pela sua extensão e natureza dos trabalhos a executar, esta empreitada conta com um prazo de execução de 540 dias, exigindo o lançamento de um concurso público internacional.

O governante disse ainda que o Itinerário Complementar | IC 13, que atravessa o distrito de Portalegre, também é para concluir em toda a sua extensão.

DECO defende literacia financeira como instrumento de equidade

A DECO alerta para a persistência de ciclos de vulnerabilidade em Portugal, agravados pelo sobre-endividamento e pela falta de literacia financeira. A associação sublinha que milhares de famílias vivem uma pobreza quotidiana, sem recursos suficientes para cobrir despesas básicas, apesar de trabalharem o mês inteiro.

Para combater esta realidade, a DECO aposta no aconselhamento direto a consumidores, na formação em gestão financeira e na promoção de soluções de consumo mais justas. A organização defende que a informação clara e acessível é essencial para quebrar ciclos de exclusão social.

A associação apela a políticas públicas mais eficazes, que integrem a proteção financeira como pilar da inclusão, reforcem os mecanismos de prevenção do endividamento e garantam o acesso universal a serviços de apoio. Segundo a DECO, muitas medidas de ajuda não chegam às famílias por falta de informação ou dificuldades de acesso.

A capacitação dos consumidores e o uso estratégico da informação são, para a DECO, ferramentas fundamentais para construir uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Elvas: “Azevia” promove festa de Halloween já de olhos postos na celebração do 115º aniversário

A Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, a popular “Azevia”, vai celebrar na noite desta sexta-feira, 31 de outubro, o Halloween, com uma festa na sua sede, na Rua Aires Varela, em Elvas.

Aberta a todos e de entrada gratuita, esta festa temática, com início às 21h30 e que contará com animação a cargo do DJ Pekas, “pretende ser assustadora”, de acordo com Cláudia Ferreira, membro da direção da associação.

“Contamos com a adesão de toda a gente. Esperamos que se divirtam”, diz ainda Cláudia Ferreira, apelando ao público para que compareça na festa disfarçado: “poderá haver surpresas, poderá haver prémios, mas isso é uma incógnita e terão que aparecer para saber”.

Entretanto, os membros da “Azevia” estão já “de olhos postos” na grande festa de 1 de dezembro, data da celebração dos 115 anos da associação, uma das mais antigas e emblemáticas de Elvas. “É sempre uma data memorável, não só para nós, enquanto associação, mas para todos os elvenses. É uma tradição muito enraizada, que não pode deixar de ser celebrada, como todos nós gostamos”, remata a responsável.

Tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Elvas esta sexta-feira no CNT

A tomada de posse dos eleitos para a Câmara e para a Assembleia Municipal de Elvas terá lugar hoje, às 18 horas, no Centro de Negócio Transfronteiriço (CNT) de Elvas.

Nas eleições de 12 de outubro, Rondão Almeida foi reeleito presidente da Câmara, pelo Movimento Cívico por Elvas, tendo um vereador ao seu lado, Hermenegildo Rodrigues. O Chega foi o segundo partido mais votado e tem dois vereadores: José Eurico Malhado e Elsa Dourado. O PS também elegeu dois vereadores, Nuno Mocinha e Sérgio Ventura. A Aliança Democrática, PSD-CDS, elegeu a vereadora Margarida Paiva.

Para a Assembleia Municipal, o partido mais votado foi o Chega, cujo cabeça de lista foi José Eduardo Gonçalves que, no entanto, não garantiu a sua escolha como presidente da Assembleia, que irá sair da votação dos eleitos.

O Chega elegeu, de forma direta, sete deputados municipais, a que soma o presidente da Junta de Santa Eulália; o Movimento elegeu seis deputados e tem ainda os presidentes de Junta de Caia e São Pedro, de Vila Boim e Terrugem; o PS elegeu cinco deputados e tem ainda os presidentes de Assunção, de São Vicente e de São Brás e São Lourenço. A AD elegeu três deputados. As estes eleitos, junta-se ainda Hugo Tiago do Movimento de Cidadãos da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, perfazendo o total de 23 eleitos.

Halloween: Ginástica do SC Campomaiorense promete duas noites de “terror” no Pavilhão Rui Nabeiro

O Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, volta, por ocasião do Halloween, a transformar-se no Pavilhão do Terror, numa iniciativa da secção de Ginástica do Sporting Clube Campomaiorense (SC Campomaiorense).

O evento, que nos dois últimos anos conduziu muita gente até ao pavilhão da vila, realiza-se, desta feita, em duas noites: esta sexta-feira, 31 de outubro, e amanhã, sábado, 1 de novembro. “Este ano optámos por fazer duas edições pelo facto de, nos dois últimos anos, termos recebido mais de 500 pessoas. No ano passado até ultrapassámos a barreira das 600. Esta divisão nos dois dias prende-se pelo facto das pessoas não passarem muito tempo na fila e poderem assim usufruir melhor do evento”, explica um dos treinadores de ginástica do clube, Natalino Borrega.

A promessa é de cenários “extremamente trabalhados”, “vários apontamentos engraçados”, muito “à imagem dos últimos dois anos”, mas com “salas e decoração diferentes”.

As entradas no evento, com um custo de 3,50 euros, revertem, na totalidade, para a viagem que os ginastas farão, em 2026, a Itália, para mais uma participação no Festival do Sol. Os ingressos podem ser adquiridos junto dos pais dos atletas de ginástica do SC Campomaiorense ou no Pavilhão Rui Nabeiro nos próprios dias do evento.

Quer hoje, quer amanhã, este III Pavilhão do Terror abre portas pelas 20 horas.