A Câmara Municipal de Elvas requalificou os polidesportivos do Morgadinho e do Revoltilho, para os dotar de melhores condições para a prática desportiva.
A empreitada contemplou trabalhos preparatórios, antes da colocação do novo revestimento, nomeadamente a lavagem de toda a superfície existente com máquina de alta pressão, de modo a retirar todas as partículas soltas e a sujidade existente no pavimento.
Foi realizada também a correção das fissuras e regularização de depressões existentes, para aplicar o pavimento desportivo do tipo CONFOSPORT, na cor conforme existente, assim como a execução de pinturas na marcação de linhas de topo de futsal e ténis, conforme o existente, pintadas na cor branca com tintas à base de latex, compatíveis com elasticidade do revestimento.
Para além disso no caso do Polidesportivo do Morgadinho, foi feita a substituição de balizas e da vedação, entre outros trabalhos.
O NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre acaba de lançar um novo Projeto Formação-Ação com financiamento a 100%, permitindo às empresas aceder a formação certificada e consultoria especializada sem qualquer custo. Num contexto em que a competitividade e a inovação são essenciais para a sobrevivência e crescimento das empresas, este projeto representa uma rara oportunidade de reforço de competências e modernização empresarial totalmente suportada por fundos comunitários.
O programa, cofinanciado pelo COMPETE 2030, destina-se a empresas e empresários do Alto Alentejo que pretendam investir na qualificação das suas equipas e na melhoria da gestão interna, com impacto direto na produtividade e nos resultados.
Ao longo de 9 a 12 meses, cada empresa participante beneficia de um diagnóstico de necessidades personalizado, seguido de um plano de ação ajustado à sua realidade.
Os empresários contam com o apoio de consultores especializados, que desenvolvem ferramentas práticas e soluções adaptadas a cada contexto empresarial. A componente formativa inclui 40 horas de formação certificada, validada na plataforma SIGO, que pode decorrer presencialmente, online ou on job, garantindo flexibilidade e adequação às dinâmicas de trabalho de cada empresa.
O Projeto Formação-Ação é financiado a 100% por fundos comunitários, no âmbito do COMPETE 2030, permitindo às empresas reforçar competências sem esforço financeiro.
Os temas abordados variam consoante as necessidades de cada empresa e podem incluir áreas como gestão, marketing digital, transição digital, organização interna, sustentabilidade, melhoria de processos e inovação.
De acordo com o Presidente do NERPOR, Tiago Braga, este projeto “pretende capacitar as empresas do Alto Alentejo para os desafios da competitividade e da inovação, através da qualificação das pessoas e da melhoria da gestão interna, sem custos acrescidos para as empresas”.
A iniciativa insere-se na estratégia da associação de promover a valorização do tecido empresarial regional, apoiando micro, pequenas e médias empresas de todos os setores de atividade.“Acreditamos que investir nas pessoas é investir no futuro das empresas e da região. Este projeto oferece às empresas uma oportunidade real de crescimento e transformação, com o apoio de especialistas e sem custos adicionais”, destaca Tiago Braga.
O Projeto Formação-Ação NERPOR é uma iniciativa cofinanciada pelo Programa COMPETE 2030, que combina formação certificada e consultoria personalizada com o objetivo de melhorar a gestão, reforçar competências e aumentar a competitividade das empresas do Alto Alentejo.
As inscrições já se encontram abertas para empresas e empresários do Alto Alentejo interessados em participar. Os interessados podem obter mais informações e candidatar-se através do site do NERPOR.
Portugal é o segundo maior exportador mundial de canábis medicinal e, nesta região do Alentejo, existem unidades de produção que sentem uma grande falta de mão de obra especializada. Mas a Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) está a procurar dar resposta a essa necessidade, com um novo curso, que é pioneiro na Europa: o Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias de Produção e Processamento de Cannabis Sativa.
O objetivo do curso, segundo o coordenador, o professor José Telo da Gama, “é formar pessoal qualificado, mão de obra, que é o que falta neste setor”. Portugal é, atualmente, o principal produtor e exportador de Cannabis da Europa. “Nós temos uma estimativa de 37 toneladas de produção de Cannabis para este ano e somos o segundo maior exportador do mundo, só ficamos atrás do Canadá”, adianta.
A verdade é que este é um mercado que conhece agora um crescimento “exponencial” e as “falhas”, no que toca à mão de obra, começam-se a fazer notar. Este novo curso da ESBE surge, precisamente, para tentar colmatar essa lacuna. “É isso que nós estamos a fazer. Começámos o curso este ano letivo e temos uma boa perspetiva de futuro”, assegura José Telo da Gama.
Os alunos têm aulas teóricas na ESBE e aulas práticas numa empresa em Campo Maior. “Temos uma área da estufa, dentro da estufa deles, onde temos a nossa unidade de plantas-mãe, plantas em estágio vegetativo, em estágio de floração, clones, unidade de processamento, sala de rega, por aí fora, onde temos basicamente uma mini estufa dentro da estufa para poder ensinar os nossos alunos a parte comercial, a parte profissional e a parte académica também, porque eles são basicamente agrónomos especializados em Cannabis Sativa”, revela ainda o professor.
O interesse no curso é grande por parte das empresas, mas também despertou o interesse de jornalistas dos Países Baixos que vieram até Elvas fazer uma reportagem sobre o assunto.
A reportagem completa para ouvir no podcast abaixo:
O grupo Campo Maior Trail Runners, em parceira com a Adega Mayor, promove a 8 de novembro (sábado) aquela que será já a quarta edição da iniciativa desportiva e solidária “São Martinho On The Move”, que, desta vez, conta com uma caminhada de oito quilómetros e uma corrida de 13. As inscrições, com um custo de cinco euros, podem ser feitas aqui.
De acordo com Carlos Pepê, o responsável dos Trail Runners, esta é a “festa do outono, da caminhada e do trail”, ainda que mais que um evento desportivo, o “São Martinho On The Move” seja palco de verdadeiros momentos de convívio. “Aproveitamos o magnífico enquadramento da Adega Maior e fazemos aqui a promoção do atletismo, do trail e da caminhada, num cenário quase idílico, com a nossa Barragem do Caia a servir de pano de fundo. Juntamos ainda ali o melhor que temos da nossa paisagem, com a Adega Maior, as suas vinhas e os montados da Herdade dos Adens, e enquadrado na grande Herdade das Argamassas do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, que é o nosso patrocinador principal”, adianta o responsável.
O evento, que conta com uma vertente social, procura apoiar os projetos de empreendedorismo social desenvolvidos pelos alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro. A inscrição dá direito a um copo de vinho, castanhas e a um “brinde especial”.
Os finalistas do Centro Educativo Alice Nabeiro irão também marcar presença no evento, com alguma doçaria e alguns salgados. “Temos ainda um momento musical, que cria ali um ambiente propício ao convívio, puxando um bocadinho também o espírito de São Martinho. Ao fim e ao cabo, tentamos criar um evento que seja duradouro, que seja sistemático, que garanta que a festa é feita e que todos, no final, saímos dali mais fortes, praticando desporto, convivendo e respeitando também os ritmos da natureza”, diz ainda Carlos Pepê. “Vamos continuar a fazer a festa do atletismo desta maneira, porque é também assim que estamos, na modalidade, com convívio, com amizade, com união, com superação”, remata.
Esta quarta edição do “São Martinho On The Move” tem início marcado, no dia 8, para as 15h30, na Adega Mayor. As inscrições vão-se manter abertas até ao próprio dia.