“Agricert: do Alentejo para Mundo” – Agricert é a empresa que mais certifica a nível de Global GAP na China

O programa “Agricert: do Alentejo para o Mundo” chega ao fim, nas três rádios do Alentejo em FM, com um episódio dedicado à presença internacional desta empresa que se dedica ao controlo e à certificação de produtos alimentares.  

De acordo com Hermenegildo Castanho, um dos gerentes da empresa, em termos de Global GAP – sistema de certificação usado entre os produtores e proprietários de marcas na produção e comercialização de alimentos, com uma produção segura e sustentável – a Agricert é a empresa que mais certifica na China.

“Chegamos a estas latitudes pela qualidade e pela responsabilidade do nosso certificado, que não só garante a quem vende, como a quem compra, a qualidade inerente aos produtos que vão nesse certificado”, garante o engenheiro.

Por outro lado, a Agricert é a única empresa a certificar em vários mercados internacionais, como Cazaquistão, Quirguistão e Azerbaijão.

O suporte dado pela Agricert aos clientes com reconhecimento internacional dos seus certificados é também abordado neste último episódio de “Agricert: do Alentejo para o Mundo”. Para ouvir no podcast abaixo:

Baja Portalegre “agita” Portalegre entre 23 e 25 de outubro

A 39.ª edição da Baja Portalegre 500, denominada este ano bp Ultimate Baja Portalegre 500, está de regresso ao Alto Alentejo com o melhor do todo-terreno nacional e internacional, desta vez entre os dias 23 e 25 de outubro. Novamente integrada na Taça do Mundo FIA de TT, a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal posiciona-se como a antepenúltima do calendário de 2025, antecedendo a Baja do Qatar, numa temporada que arranca no final de janeiro, na Arábia Saudita.

A clássica portuguesa integra também a última posição da Taça Europeia de Bajas, que antes de chegar a Portugal, passa por países como a Espanha, Turquia, Grécia, Itália, Hungria e Polónia.

Recorde-se de que em 2024, a Baja contou com um pódio inteiramente português: Miguel Barbosa voltou às vitórias, conquistando o seu quarto 1.º lugar nos automóveis. Em motos, o troféu foi pela primeira vez para Martim Ventura. Já Luís Fernandes e Hélder Rodrigues cimentaram as suas vantagens em Quads e SSVs respetivamente.

Alcántara inaugura nova ponte sobre o Tejo e reserva antiga ponte romana para uso pedonal

A nova ponte sobre o rio Tejo em Alcántara, Estremadura, foi inaugurada no domingo pela presidente da Junta da Estremadura, María Guardiola, correspondendo a um antigo anseio da população local e visa preservar o monumento bimilenar.

Desde ontem segunda-feira, cerca de seiscentos veículos, incluindo oitenta pesados, deixaram de atravessar diariamente o rio Tejo pela ponte romana de Alcântara, agora destinada exclusivamente a peões.

Durante a cerimónia, Guardiola destacou o simbolismo da obra: “Há infraestruturas que unem quilómetros e outras, como esta, que unem pessoas e escrevem passado, presente e futuro ao mesmo tempo.” O novo viaduto, construído a poucos metros da ponte histórica, representa um investimento estratégico para a mobilidade e valorização patrimonial da região.

A obra orçou os 23 milhões de euros e abre agora, segundo a presidente da região autónoma vizinha, os “trâmites para poder pedir à Unesco que a Ponte Romana de Alcántara seja declarada Património da Humanidade porque, merece sê-lo”.

Grupo Toca do Lobo organiza II Passeio TT e promete voltar a colocar Campo Maior no “mapa” do todo-o-terreno

Foto: Marcos Caiola

O Grupo TT Toca do Lobo organiza o seu segundo passeio de todo-o-terreno, em Campo Maior, no próximo dia 8 de novembro.

Nesta segunda edição do evento, tal como revela o vice-presidente do grupo, José Varela, para além dos jipes, também as motos vão poder participar. “Vamos fazer o passeio no mesmo registo do ano passado, mas vamos acrescentar 25 inscrições de motos, porque, no ano passado, muita gente nos disse que gostaria de participar no passeio em moto e nós não tínhamos essa possibilidade”, explica.

Este passeio vai iniciar-se após o pequeno-almoço, serviço na Quinta dos Pavões, onde terá lugar também o almoço. Entre as duas refeições, os participantes irão fazer um percurso entre 35 a 40 quilómetros.

Depois de almoço, e para que os amantes do todo-o-terreno se possam “divertir um pouco”, vai estar instalada, na zona industrial da vila, uma pista de trial, com vários obstáculos. A intenção é que o evento se prolongue até por volta das “dez ou onze da noite”.

José Varela assegura ainda que, com este passeio, o Grupo TT Toca do Lobo volta a colocar Campo Maior “no mapa de todo-o-terreno”, depois de uma outra associação ter deixado, há alguns anos a esta parte, de promover um evento do género. “Esta é a segunda edição que nós organizamos e, no ano passado, correu muito bem, com muitas pessoas de fora: de Portalegre, Arronches, Elvas, Estremoz, Borba”. Com o evento, a organização também procura “dar a conhecer o que é Campo Maior e alguns pontos emblemáticos”.

As inscrições (aqui) para este II Passeio II, que se vão manter abertas até 1 de novembro, têm um custo de 35 euros para adultos e de 15 euros para crianças até aos 12 anos. Crianças até quatro anos não pagam.

Este, que é o mais importante evento promovido pelo grupo, é o último realizado este ano.