Um Concerto Solidário irá ter lugar no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, o Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, com as receitas a revertem integralmente a favor da CERCI Estremoz. A iniciativa, promovida pelo RC3, contará com a participação de vários grupos musicais, num espetáculo que alia cultura e solidariedade.
Os bilhetes já se encontram disponíveis no Posto de Turismo de Estremoz, e a organização apela à comunidade para que se junte a esta causa, contribuindo para apoiar o trabalho da CERCI junto de pessoas com deficiência e necessidades especiais. Uma noite de música com propósito, onde cada presença faz a diferença.
O concelho de Gavião vai ser o palco de dois dias dedicados ao futebol e ao futsal, numa celebração que promete encher os campos e pavilhões de emoção, competição e espírito desportivo: um evento que decorre nos dias 18 e 19 de outubro e que é organizado pela Associação de Futebol de Portalegre, com o apoio do Município de Gavião e do Clube Gavionense.
Uma jornada imperdível de debates, partilhas e conhecimento e que conta com as presenças de Óscar Tojo (Estrutura Técnica da FPF); Filipe Ramos (Treinador de Futebol); Artur Soares Dias (Árbitro Internacional); João Freitas Pinto (Treinador de Futsal); Diogo Basílio (Jogador de Futsal); Filipe Duarte (Árbitro Internacional) e Patrício Almeida (Subintendente da PSP Portalegre). A moderação fica a cargo de Alexandre Afonso (Jornalista Desportivo no Canal 11).
As inscrições através do link – https://shorturl.at/ImO0w
O estudo de saúde pública denominado, ‘Artérias Sãs – Diagnóstico da Doença Arterial Periférica na População de Arronches’ está a ser desenvolvido, no Centro Cultural de Arronches, pela Elcos-Sociedade Portuguesa de Feridas.
Todos os utentes, com idade igual ou superior a 50 anos, têm todas as terças-feiras, das 14.30 às 17 horas e sábados, das 10 às 13 e das 14 às 16 horas, a oportunidade de descartar, identificar e acompanhar casos de Doença Arterial Periférica, uma doença que, em muitos casos, evolui “silenciosamente”, ou seja, sem sintomas evidentes, podendo gerar complicações cardiovasculares graves.
Os interessados deverão fazer a marcação do seu rastreio na Câmara Municipal de Arronches, presencialmente ou através do contacto telefónico 245 580 080. A participação é voluntária e gratuita, sendo apenas necessário assinar um Termo de Consentimento Informado.
A partir de 2025, os pensionistas da Segurança Social que residem no estrangeiro em países sem acordos de troca automática de dados passam a ter de realizar anualmente a prova de vida, sob pena de suspensão da pensão. A medida será aplicada de forma faseada até 2027, começando pela Suíça e Luxemburgo em 2025, e abrangendo todos os países em 2027. A prova deve ser feita entre 1 de maio e 15 de setembro, com exceções em 2025 que alargam o prazo até 30 de novembro.
A prova de vida pode ser feita digitalmente, presencialmente ou por correio, sendo gratuita em todas as modalidades. O reconhecimento facial, a entrega de documentos em embaixadas ou o envio de certificados são algumas das formas válidas. Em caso de falha, a pensão é suspensa, mas pode ser retomada com efeitos retroativos após a regularização. Pensionistas impossibilitados de realizar a prova podem fazê-lo através de representante legal, mediante documentação adequada.
Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:
As sessões de Yoga estão de regresso ao Forte de Santa Luzia, em Elvas. Depois do arranque de uma nova edição da iniciativa, no passado dia 4 de outubro, há novamente aula aberta, com orientação da professora Tânia Melo, do centro de Yoga Áshrama, já este sábado, dia 18.
O grande objetivo destas sessões, de acordo com a responsável, é levar o Yoga, que tem benefícios quer para miúdos, quer para graúdos, a toda a população. “Acima de tudo, a grande intenção é levar um bocadinho esta prática à população, para conhecerem, porque eu já percebi que, às vezes, há algum desconhecimento do que é que é o Yoga no geral. As pessoas ou pensam que só estamos sentados e a fazer ‘humm’ ou então que é uma coisa muito difícil, quando de facto é uma prática que dá para todas as idades, desde os mais novos até aos seniores e é uma prática que faz muito bem, mentalmente e fisicamente”, começa por dizer.
De participação gratuita, a iniciativa é aberta a todos quantos queiram participar. “As sessões acontecem num sítio espetacular, em que podemos se conectar com a natureza e podemos aproveitar aquela hora só para nós”, garante Tânia Melo.
Para além de “um grande sorriso e vontade de experimentar” os benefícios do Yoga, os interessados em participar devem apenas vestir roupa confortável e levar consigo “um tapete de prática ou uma toalha de praia”.
Esta aula de amanhã inicia-se às 17 horas. Haverá ainda uma outra sessão no dia 25 de outubro à mesma hora.
O Yoga é uma prática milenar, originária da Índia que, promovendo o bem-estar, o equilíbrio interior e a harmonia com o universo, une corpo, mente e espírito. Quando praticado ao ar livre, o Yoga revela-se uma experiência (ainda mais) revitalizante.
Os Amigos dos Animais de Campo Maior realizam a sua tradicional Cãominhada Solidária anual já este sábado, dia 18 de outubro, com os participantes a poderem passear os seus próprios fiéis companheiros de quatro patas ou aqueles que se encontram no abrigo da associação.
A iniciativa, com um custo de participação de três euros e que já leva cerca de dez edições, explica a responsável, Mafalda Ensina, serve, sobretudo, para incentivar à adoção dos cães que a associação tem aos seus cuidados: “é para promover os cães que temos para adoção, para que as pessoas os vejam, para que os possam passear e verem que são super amáveis e que podiam fazer parte da família”, adianta.
“Quem nos conhece e acompanha, sabe que muitos dos nossos cães são os mesmos de há muitos anos. Estão a ficar mais velhotes, são cães de porte grande e, infelizmente, ainda há aquele estigma de que as pessoas só querem adotar cães pequeninos”, lamenta Mafalda Ensina.
No decorrer da iniciativa, para além dos animais do abrigo, que neste momento são “apenas 12”, será também possível passear os do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Campo Maior, com quem as voluntárias da associação têm vindo a colaborar.
As verbas angariadas com esta Cãominhada Solidária revertem na totalidade para as despesas dos animais da associação, relativas à alimentação e cuidados veterinários. Tendo por base a experiência de outras edições da Cãominhada, a responsável recorda que a iniciativa já, por algumas vezes, acabou por resultar em adoções.
Para levar por diante o trabalho em prol dos animais, Mafalda Ensina apela ao apoio de possíveis futuros voluntários, por mais que reconheça que não é tarefa fácil conseguir convencer as pessoas a colaborar.
Quem quiser participar na iniciativa, com início marcado para as 10 horas, basta aparecer por volta das 9h45, no CROA, junto ao Armazém Municipal de Campo Maior.