Bibliotecas do Alto Alentejo com novos equipamentos informáticos

Ao longo dos últimos meses, as Bibliotecas Municipais dos concelhos do Alto Alentejo foram sendo apetrechadas com 102 novos equipamentos informáticos, disponíveis ao público para acesso à internet. Desta forma, as bibliotecas ficam mais capacitadas para servir os seus utilizadores, respondendo de forma mais cabal às suas necessidades atuais.

Este investimento, no valor de 86 268,24€, está inserido na Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Alentejo, e resulta de uma candidatura aprovada à Medida C04-i01-m01 – Modernização da Infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais.

Este apoio visa constituir um marco na modernização da infraestrutura tecnológica dos equipamentos culturais públicos e da sua respetiva transição digital no que concerne à preservação futura de obras de arte e de património cultural, à experiência cultural, apoio à atividade em áreas culturais com uma forte componente tecnológica e resiliência do setor.

Dia do Idoso celebrado em Arronches a 19 de outubro

O Dia do Idoso é celebrado em Arronches a 19 de outubro, com um almoço-convívio no edifício “O Celeiro”.

Com inscrições abertas até dia 14, para pessoas a partir dos 65 anos, este almoço tem início marcado para as 12h30.

As inscrições podem ser feitas nas Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros. A autarquia disponibiliza transporte para os munícipes de Esperança e Mosteiros.

A animação musical da iniciativa vai estar a cargo dos grupos Pérolas do Girão e Verde Maio.

Montemor: Mês da Música com dois espetáculos internacionais este sábado no Cineteatro Curvo Semedo

Montemor-o-Novo dedica este mês de outubro à música, sendo que, este sábado, dia 11, o Espaço do Tempo apresenta dois espetáculos internacionais no Cineteatro Curvo Semedo, a partir das 21h30.

Os espetáculos em causa são “Mercedes Mais Eu”, de Janet Novás e Mercedes Peón, e “Taranto Aleatorio”, de Maria del Mar Suárez (La Chachi) e Lola Dolores. Embora ambos os espetáculos tenham na dança a sua base, “contam com uma forte componente musical”, explica o diretor artístico do Espaço do Tempo, Pedro Barreiro.

“Mercedes Mais Eu” é uma produção espanhola. “Janet Novás, que é uma das autoras desta peça, é coreógrafa, bailarina e também atriz. Foi vencedora do Prémio Goya em Espanha, que é o mais importante prémio para atrizes e para atores em Espanha”, refere o responsável.

Já “Taranto Aleatorio” é um espetáculo “que parte do flamenco”. Segundo Pedro Barreiro, “qualquer um destes dois espetáculos tem estado a circular nas principais casas da dança e das artes performativas na Europa, com grande visibilidade e com grande sucesso. E, mais uma vez, o Espaço do Tempo propõe, traz e oferece ao público de Montemor duas criações de grande qualidade, que serão apresentadas em double bill”, remata.

Exposição coletiva “Traços da Vida” inaugurada este sábado no MAEE

“Traços de Vida” é o mote da nova exposição temporária que vai estar patente ao público no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires, a partir deste sábado, dia 11.

A mostra, que tem inauguração marcada para as 17 horas, apresenta trabalhos de Ana Cortes, Lucilia Dias, Marianne Acht, Occilda Borges e Piedade Magessi.

A exposição de pintura vai estar patente ao público até dia 8 de novembro.

Sessões de Yoga no Forte de Santa Luzia: experiência revitalizante aberta a todos

As sessões de Yoga estão de regresso ao Forte de Santa Luzia, em Elvas. Depois do arranque de uma nova edição da iniciativa, no passado dia 4 de outubro, há novamente aula aberta, com orientação da professora Tânia Melo, do centro de Yoga Áshrama, já no próximo dia 18 (sábado).

O grande objetivo destas sessões, de acordo com a responsável, é levar o Yoga, que tem benefícios quer para miúdos, quer para graúdos, a toda a população. “Acima de tudo, a grande intenção é levar um bocadinho esta prática à população, para conhecerem, porque eu já percebi que, às vezes, há algum desconhecimento do que é que é o Yoga no geral. As pessoas ou pensam que só estamos sentados e a fazer ‘humm’ ou então que é uma coisa muito difícil, quando de facto é uma prática que dá para todas as idades, desde os mais novos até aos seniores e é uma prática que faz muito bem, mentalmente e fisicamente”, começa por dizer.

De participação gratuita, a iniciativa é aberta a todos quantos queiram participar. “As sessões acontecem num sítio espetacular, em que podemos se conectar com a natureza e podemos aproveitar aquela hora só para nós”, garante Tânia Melo.

Para além de “um grande sorriso e vontade de experimentar” os benefícios do Yoga, os interessados em participar devem apenas vestir roupa confortável e levar consigo “um tapete de prática ou uma toalha de praia”.

Esta aula de dia 18 inicia-se às 17 horas. Haverá ainda uma outra sessão no dia 25 de outubro à mesma hora.

O Yoga é uma prática milenar, originária da Índia que, promovendo o bem-estar, o equilíbrio interior e a harmonia com o universo, une corpo, mente e espírito. Quando praticado ao ar livre, o Yoga revela-se uma experiência (ainda mais) revitalizante.

Escola dos Bombeiros de Campo Maior com inscrições abertas

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior tem inscrições abertas para a sua escola.

Os interessados em vir a tornar-se bombeiros devem ter entre 17 e 45 anos, espírito de equipa e entreajuda, a escolaridade mínima obrigatória e robustez física e psicológica.

O ingresso na carreira de bombeiro voluntário é feito na categoria de bombeiro de 3ª, de entre os estagiários aprovados em estágio.

A ficha de inscrição está disponível aqui.