Comunidade escolar de Borba recebeu formação em Primeiros Socorros

A segurança dos alunos é uma prioridade e com o arranque deste novo ano letivo a Câmara Municipal de Borba voltou a formar mais colaboradores, afetos à área de educação, na área dos primeiros socorros, para garantir um ambiente escolar mais seguro e preparado para agir em situação de emergência.

O conhecimento adequado pode salvar vidas, minimizar complicações e oferecer suporte vital até à chegada dos meios de socorro especializados. A ação de formação de primeiros socorros foi ministrada pelo Comandante dos Bombeiros de Borba, Joaquim Branco.

O Município de Borba aposta na formação contínua dos seus trabalhadores, de modo a garantir a qualificação dos trabalhadores de todos os setores.

Bombeiros de Ponte de Sor em competição na Croácia

Foi com um honroso sétimo lugar, entre trinta e seis equipas, que terminou a participação dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor, no Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento de 2025, o World Rescue Calllenge | WRC2025, que decorreu em Karlovac, Croácia. 

Tratou-se da segunda participação da equipa pontessorense em provas do género e mais uma oportunidade para aprender e evoluir numa atividade tão exigente e tão importante.

As equipas que representaram Portugal foram selecionadas através dos Campeonatos Nacionais de Trauma e Desencarceramento, realizados em Mora, no final de maio.

Dia Europeu das Línguas é celebrado desde 2001 a 26 de setembro

Celebra-se amanhã, 26 de setembro, o Dia Europeu das Línguas, data instituída em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

Este dia, este ano celebrado sob o mote “Línguas: a tua ponte para o futuro”, tem como objetivo a celebração do património linguístico e da diversidade cultural comuns ao continente europeu. Na Europa existem mais de 225 línguas faladas e a maior parte das línguas europeias emprega o alfabeto latino e algumas línguas eslavas utilizam o alfabeto cirílico.

Em toda a Europa, os cidadãos europeus são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade e tanto dentro como fora da escola.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

“A Portuguesa” com concerto repleto de surpresas esta quinta-feira à noite no São Mateus

A Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas, aguarda, na noite desta quinta-feira, 25 de setembro, uma presença significativa de público espanhol, ou não fosse hoje Abraham Mateo o cabeça de cartaz do evento. Mas antes do espetáculo do jovem artista espanhol, será o grupo elvense “A Portuguesa” a subir a palco.

A vocalista do grupo, Raquel Guerra, revela que serão vários os convidados deste espetáculo, incluindo Olinda Moriano e Margarida Silva, com quem dividiu o palco, muito recentemente, na última edição do The Voice Gerações. “Vamos ter muitas surpresas. Nós já apresentámos o espetáculo de ‘A Portuguesa’ na Praça da República, mas vai ser diferente, mais arrojado”, adianta.

O Grupo Coral Infantil de Cante da Banda 14 de Janeiro, os irmãos Cláudio e Nuno Aparício e os bailarinos Letícia e Colômbia serão outros dos convidados deste concerto.

Do grupo, para além de Raquel Guerra, fazem parte Ricardo Ventura (Piano), Nuno Cirilo (Guitarra Portuguesa), João Brinquete (Baixo) e João Carriço (Bateria).

Hoje, ao Palco da Feira, ainda antes dos espetáculos no Palco São Mateus, sobe, pelas 21 horas, a Brigada 14 de Janeiro. O espetáculo de “A Portuguesa” tem início previsto para as 22 horas.

Abraham Mateo sobe esta quinta-feira ao palco no São Mateus

A manhã desta quinta-feira, dia 25, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade é dedicada aos doentes e idosos com a recitação do terço marcada para as 10.15 horas. 

Pelas 11 horas já celebração de eucaristia pelos doentes, presidida pelo Reitor do Santuário, o padre Ricardo Lameira.

À semelhança dos dias anteriores, às 20.15 horas realiza-se a recitação do terço, animada pelas comunidades paroquiais se São Vicente e Ventosa, Santa Eulália e Barbacena.

De recordar que todos os dias , a partir das 20.15 horas há sacerdotes no Santuário para confissões.

Quanto à música, no palco da feira, a partir das 21.30 horas, atua a Brigada 14 de Janeiro e no palco principal, a partir das 22 horas, atua o projeto A Portuguesa, seguido de Abraham Mateo.