Há cada vez mais portugueses a contratar seguros de saúde

São cada vez mais os portugueses, 31% mais precisamente, que têm um seguro de saúde. Este é considerado um bom complemento ao Serviço Nacional de Saúde, já que permite o acesso a cuidados de saúde privados.

Tal como em qualquer contratação de serviços, o consumidor deve ter toda a informação para que possa tomar as suas decisões de forma informada e ponderada, sabendo concreta e rigorosamente que serviços está a contratar com a escolha desse seguro de saúde.

À DECO chegam frequentemente dúvidas e pedidos de esclarecimento de consumidores que, querendo contratar um seguro de saúde, acabam por assinar um plano de saúde sem terem a noção clara das diferenças entre ambos.

Na verdade, um plano de saúde não é um contrato de seguro, não estando sujeito às mesmas regras legais de um contrato de seguro, nem à supervisão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

De acordo com a ASF, o plano de saúde é um produto que funciona dentro de uma rede de prestadores e que permite ao cliente aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido, não havendo a assunção de risco por parte da entidade gestora do plano. Assemelha-se a um cartão de descontos que permite aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido e que vai variar em função do prestador selecionado.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Jornadas Europeias do Património com duas visitas guiadas em Elvas

A Câmara Municipal de Elvas organiza, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este fim de semana, dias 20 e 21 de setembro, uma visita especial ao Forte da Graça e uma visita guiada à cidade, sob o tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”.

A visita ao Forte da Graça realiza-se este sábado, dia 20, pelas 10 horas. Os interessados devem fazer a sua inscrição para o email forte.graca@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268639741.

No domingo, dia 21, com partida do Posto de Turismo, decorre uma visita guiada, com o tema “Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”, pelo guia-intérprete Miguel Antunes. A visita é gratuita mas com marcações prévias, através do email turismo@cm-elvas.pt ou 268 622 236.

Esta é uma iniciativa que pretende promover e dar a conhecer o riquíssimo património da cidade, que lhe proporcionou o selo da UNESCO.

Roda Gigante e nova iluminação do Santuário: as novidades da edição deste ano da Feira de São Mateus

É já esta sexta-feira, 19 de setembro, que o Parque da Piedade, em Elvas, se volta a encher de vida e cor, para mais uma Feira de São Mateus e as Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade.

Esta, que é considerada a maior romaria de todo o Alentejo, organizada pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade, tal como recorda o juiz Carlos Damião, tem o seu ponto alto na Procissão dos Pendões, marcada para este sábado, às 18 horas, com saída da Sé. 

“As festas religiosas são imponentes. A Procissão dos Pendões será presidida pelo senhor Arcebispo de Évora, mas depois teremos várias missas durante as festas em honra do Senhor Jesus da Piedade”, diz Carlos Damião. Ainda relativamente à Procissão dos Pendões, o juiz da confraria recorda que são sempre “milhares e milhares” de devotos que fazem questão de participar neste cortejo religioso, que chega a “atingir três quilómetros” de extensão. 

Na manhã deste sábado, no centro histórico de Elvas, as três bandas que participam na Procissão dos Pendões – a Banda 14 de Janeiro e as bandas filarmónicas de Sousel e Redondo – irão realizar as habituais arruadas.

Para além da componente mais religiosa, estas festas nunca deixam de lado a vertente profana, desde logo com a Expo São Mateus, promovida pela Câmara Municipal de Elvas. Por mais que a feira se inicie já esta sexta-feira, a iluminação decorativa do Parque da Piedade só será ligada amanhã, aquando da chegada da procissão ao recinto. “Como vem sendo habitual, quando o dia 20 é um sábado ou um domingo, damos oportunidade a todos os expositores de, no dia 19, mesmo sem iluminação decorativa, abrirem, para que façam mais algum dinheiro na feira”, revela Carlos Damião.   

Relativamente à feira em si, e dando conta que não há registo de grandes alterações face ao ano passado, o juiz destaca, enquanto novidades, a Roda Gigante e a nova iluminação do Santuário do Senhor Jesus da Piedade. Face ao ano passado, mantém-se “mais ou menos” o mesmo número de feirantes presentes. O tabuleiro superior do Parque da Piedade volta a estar ocupado por carrosséis, bares e stands de automóveis, enquanto os comerciantes de loiças e vestuário, sobretudo, voltam a marcar presença na parte de baixo do espaço.  

A entrevista completa a Carlos Damião sobre a Feira de São Mateus e as Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade para ouvir no podcast abaixo:

Campo Maior: ruído é mote para exposição que o espaço.arte acolhe a partir deste sábado

O espaço.arte, em Campo Maior, abre amanhã, sábado, 20 de setembro, portas a uma nova exposição: “When the World is Full of Noise”, com curadoria de Orlando Franco.

A mostra, que reúne obras de pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo de 24 artistas, parte da ideia de que o ruído é inevitável e omnipresente, mas capaz de revelar camadas poéticas e sensíveis da experiência quotidiana.

Considerando que tem sido “fantástica” a mostra expositiva que tem dado vida ao espaço.arte, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, garante que levar “qualidade” e diversidade à galeria municipal da vila, desde que foi inaugurada, tem sido a preocupação da autarquia. “A vereadora São Silveirinha e a equipa de cultura do município têm tido essa preocupação e, efetivamente, temos tido aqui uma regra própria para a gestão do espaço”, diz o autarca.

“Tem sido uma forma de trazermos mais um elemento cultural a Campo Maior e trazemos gente que, propositadamente, visita Campo Maior para visitar o nosso espaço.arte Acho que tem sido um trabalho muito bem executado. É continuarmos com este tipo de programação, sempre constante, onde temos entre três a quatro trabalhos expositivos em cada ano”, remata.

A exposição “When the World is Full of Noise”, que “entre gestos explosivos e detalhes mínimos, transforma o ruído em experiência e desperta os sentidos e a atenção para o espaço e o tempo que habitamos”, é inaugurada amanhã pelas 15 horas. Patente ao público até 7 de dezembro, a mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas.

Homem de 50 anos morre atropelado por camião do lixo em Portalegre

Um homem de 50 anos morreu, na madrugada desta sexta-feira, 19 de setembro, na sequência de um atropelamento, na Rua do Ribeiro do Baco de Baixo, em Portalegre.

De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, este homem não resistiu aos ferimentos, após ter sido atropelado por um camião de recolha do lixo.

O óbito acabou por ser declarado no local pelo médico da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Portalegre.

O alerta foi dado às 4h55, sendo que para a ocorrência foram mobilizados 12 operacionais, entre Bombeiros, PSP e INEM, apoiados por quatro viaturas.