ACOS apoia agricultores das zonas afetadas pelos incêndios

A ACOS – Agricultores do Sul ativou, no dia 20 de agosto, uma campanha de solidariedade para com os agricultores das zonas afetadas pelos grandes incêndios que assolaram o centro e norte do país.

A campanha, que conta com os contributos dos associados da ACOS, consiste maioritariamente na angariação de palha e de feno, produtos que são depois transportados, com o apoio da CAP e de municípios daquelas zonas do país, para organizações agrícolas locais.

A exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, a ACOS e os seus associados entraram prontamente em sintonia com os agricultores que viram os seus recursos serem consumidos pelas chamas. Este exemplo de mobilização revela a união e a força do associativismo agrícola.

“Gerir os Conflitos pela Positiva” é tema de sessão em Monforte

A ação de sensibilização “Unindo Forças 5G”, com o tema “Gerir os Conflitos pela Positiva”, com Nuno Pinto Martins, da Academia Educar pela Positiva, realiza-se na quinta-feira, dia 11, no Auditório do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço de Monforte, no âmbito do Eixo 4, Atividade 19 do projeto IUPI5GMONFORTE.

Esta Ação de Sensibilização é dirigida a todos os encarregados de educação, comunidade educativa, educadores, pais e demais que queiram estar presentes.

O projeto CLDS 5G é financiado no âmbito do Portugal 2030 – programa PESSOAS 2030, pelo Fundo Social Europeu +(FSE+) e pela União Europeia “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.

Extremadura celebra o seu Dia da Região a 8 de setembro

A Extremadura celebra esta segunda-feira, 8 de setembro, o seu Dia da Região, data que coincide com as festividades em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da comunidade autónoma.

Instituída em 1985, a comemoração pretende destacar a identidade cultural, histórica e social da Extremadura, promovendo também o reconhecimento do trabalho e dedicação dos cidadãos e instituições que contribuem para o desenvolvimento da região.

As celebrações incluem a entrega das Medalhas de Extremadura, a mais alta distinção atribuída pela comunidade, que homenageia personalidades, associações e entidades que se destacaram em diferentes áreas. Além disso, em várias localidades realizam-se atividades culturais, religiosas e festivas que reforçam o espírito de pertença e a valorização das tradições.

O Dia da Extremadura assume-se, assim, como um momento de união e de projeção da região dentro e fora das suas fronteiras.

Em Dia da Extremadura, “Ambiente em FM” destaca a riqueza natural da região vizinha

Hoje, 8 de setembro, é dia da Extremadura (Espanha). Como tal, o programa “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus, é esta semana dedicado à sua impressionante riqueza natural.

Segundo José Janela, a Extremadura apresenta um mosaico de habitats muito diversos — zonas húmidas, florestas e planícies — que favorecem a presença de inúmeras espécies. A área destaca-se como um dos principais destinos para a observação de aves na Europa Ocidental.

Adicionalmente, cerca de um terço do território está legalmente protegido. É aí que vivem espécies ameaçadas como o lince-ibérico, o abutre-preto, a cegonha-preta e a águia-imperial-ibérica, que dependem desses espaços para a sua sobrevivência.

O programa completo desta semana para ouvir no podcast abaixo:

Município de Fronteira apoia alunos do ensino superior

A câmara municipal de Fronteira tem abertas as candidaturas para o programa de apoio ao ensino superior.

Trata-se de um incentivo monetário que será definido a cada ano letivo pela Câmara Municipal. No primeiro ano o incentivo terá o montante de 400 euros.

A este programa podem aceder todos os alunos com residência no concelho de Fronteira que frequentem ou que venham a ingressar no ensino superior, idependentemente de serem ou não beneficiários de bolsas de estudo, sejam estudantes de licenciatura, de mestrado, de curso técnico superior profissional ou curso de especialização tecnológica.

A intenção do município é motivar e reforçar a importância de prosseguir os estudos para além do ensino obrigatório. Desse modo, o jovem que tiver obtido aproveitamento em todas as disciplinas no ano letivo anterior, receberá a totalidade do incentivo; o jovem que tiver transitado de ano mas sem aproveitamento em todas as unidades curriculares, receberá metade do incentivo. O jovem quer tiver reprovado no ano letivo anterior é excluído do programa, sem prejuízo de poder voltar a beneficiar no ano seguinte, se entretanto voltar a ter sucesso escolar. Todos os jovens que concluam os respetivos cursos no período definido no ciclo de estudos da instituição de ensino terão direito a um apoio adicional, ou seja, além do apoio recebido no início do ano, receberão outro no final como prémio adicional pelo sucesso escolar.

A acrescer ao incentivo financeiro, o Município de Fronteira disponibiliza-se a suportar o passe de transporte público para os alunos que frequentem um curso no Instituto Politécnico de Portalegre, a instituição de ensino superior do distrito, nas deslocações desde a sua residência.

O formulário para as candidaturas está disponível no site do Município de Fronteira (preencher e enviar para municipio@cm-fronteira.pt) ou presencialmente no Balcão Único da Câmara Municipal.

“Sábados com Arte” regressam ao MACE com workshop de Macramé

Os “Sábados com Arte” estão de regresso ao Museu de Arte Contemporânea de Elvas no próximo dia 13 de setembro.

“À Descoberta de Nós – MACRAMÉ” é o tema para a sessão, que será orientada por Cristina Flor.

Destinado a maiores de 14 anos, o workshop decorre entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 17 horas.

O evento tem entrada livre e é aberto ao público em geral, com inscrição prévia, através do email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

Utentes do Lar da Misericórdia de Campo Maior retratados em exposição dedicada à “arte da existência”

Uma exposição fotográfica, que se encontra patente no corredor principal do Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, convida à reflexão sobre o envelhecimento, através dos rostos dos seus utentes.

O projeto é de uma jovem voluntária que colaborou com a instituição durante o verão e pretende valorizar a experiência de vida dos mais velhos e homenagear a sua presença. A mostra é um testemunho visual da dignidade, da memória e da beleza que habitam em cada rosto retratado.

Lembrando que os idosos muito têm a ensinar sobre aquilo que é a chamada “arte da existência”, Rosália Guerra, uma das responsáveis da instituição, explica que esta mostra retrata não só “os rostos do envelhecimento”, mas “acima de tudo, as suas vidas, as suas relações”. Nesse sentido, considera que é “forte” a mensagem que se passa à comunidade com esta exposição, permitindo, a quem a visita, “pensar o envelhecimento como uma continuidade da vida, a partir da ideia do respeito”.

A responsável explica ainda que a exposição acaba por ser um roteiro pela própria relação que é estabelecida com os idosos, levando os próprios profissionais da Santa Casa a pensar sobre as questões em torno do envelhecimento. No decorrer da produção da exposição, diz ainda Rosália Guerra, reinou “a boa energia”.