Noite em Branco de Badajoz encheu a cidade de cultura e espetáculos com mais de 100 mil nas ruas

A edição deste ano da Noite em Branco de Badajoz voltou a transformar a cidade numa grande celebração de cultura, arte e música. Ao longo da noite de sábado, milhares de pessoas saíram às ruas para assistir a dezenas de espetáculos, concertos, exposições e performances que ocuparam os espaços públicos e instituições culturais pda cidade.

O evento, já consolidado no calendário cultural da Estremadura contou com programação diversificada para todas as idades, espalhando animação por praças, ruas, museus e monumentos de Badajoz.

Com entrada gratuita, a Noite em Branco tem vindo a afirmar-se como uma das maiores manifestações culturais da região, promovendo o encontro entre a comunidade e as artes, numa verdadeira festa urbana que se prolonga até de madrugada, por onde passaram muitos elvenses e portugueses de vários locais da região.

Alentejo entre os cinco finalistas dos Travelbook Awards 2025

O Alentejo foi nomeado para os Travelbook Awards 2025 na categoria de “melhor região da Europa para férias em parque de campismo”. A região portuguesa integra a lista restrita de cinco finalistas divulgada pela Travelbook, o maior portal online de viagens na Alemanha, com milhões de leitores mensais.

“De certa forma, foi uma surpresa. Não porque conhecemos o trabalho e a qualidade dos nossos empresários, nos parques de campismo, mas também dos próprios municípios. Já temos alguns parques de campismo geridos pelos municípios”, começa por dizer o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos.

O Alentejo, nos últimos anos, diz ainda o responsável, “tem-se destacado muito pela qualidade da sua oferta ao nível do turismo de natureza, do turismo outdoor. Mas, de facto, esta notícia de o Alentejo estar nos cinco finalistas dos Travelbook Awards 2025, que é um prémio que existe desde 2001, de um portal alemão que tem milhões de seguidores, é um grande orgulho. Para nós é uma vitória”.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 23 de setembro, em Berlim, reunindo representantes de destinos e marcas de viagem internacionais.

ExpoMora de 12 a 14 de setembro com espetáculos de José Cid, Plutónio e Cuca Roseta

De 12 a 14 de setembro, Mora volta a ser palco de um dos maiores eventos de promoção económica, cultural e associativa da região: a ExpoMora.

Realizado no Pavilhão Municipal de Exposições do Parque de Feiras de Mora, e em toda a área envolvente, o certame reúne cerca de uma centena de expositores, entre empresas, associações, produtores locais e diversas entidades, numa verdadeira mostra da dinâmica e da riqueza do concelho.

“A novidade para este ano serão os artistas principais, porque o resto vamos manter”, começa por dizer Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, dando conta que a temática do certame é, desta feita, dedicada às associações. “Vamos começar, como costumamos sempre, com a fanfarra dos bombeiros e os grupos de cantares do nosso concelho, para mostrar a nossa cultura. E depois vamos ter os cantores do palco principal: José Cid na sexta, Plutónio no sábado e Cuca Roseta no domingo”, adianta.

O sábado contará uma programação dedicada aos jovens. “Vamos ter uma manhã desportiva e depois temos a apresentação de um livro. Pela segunda vez temos a entrega de diplomas ao voluntariado jovem para a natureza e florestas. Temos tido uma equipa, este ano, muito grande, 38 jovens que tivemos, portanto, na parte da sensibilização e limpeza das florestas, e vai ser na ExpoMora que vão receber o diploma e uma pequena lembrança que também temos para eles. Depois, mais uma vez, vamos mostrar aquilo que é nosso, os alunos da Música da EMA, a nossa escola municipal de artes. Por fim, temos o Plutónio para dar seguimento a um sábado dedicado a cem por cento aos nossos jovens”, adianta a autarca.

Mais uma vez, com o programa preparado, a Câmara Municipal de Mora procura dar resposta a todas as faixas etárias. “Temos o José Cid que sabemos que agrada a todos, o sábado dedicado aos jovens, e o espetáculo da Cuca Roseta penso que será dedicado a uma faixa etária que não é velha, mas já não é para os jovens. E depois temos o rancho, temos os bombos, temos aqui uma grande panóplia de eventos para poder dar resposta a quem nos visita”, sublinha Paula Chuço.

A expectativa da autarca é que sejam muitos aqueles que passem pelo certame: “que possam estar de manhã à noite no nosso recinto e que saiam daqui bastante satisfeitos com o programa que nós, cuidadosamente, preparamos para eles”.

Tim e Ensemble Ibérico juntam-se à Banda Euterpe na primeira noite da Feira das Cebolas de Portalegre

Portalegre celebra mais uma edição da Feira das Cebolas, de 11 a 14 de setembro.

A ter lugar no Parque de Feiras e Exposições da cidade, o evento, que é um dos maiores símbolos da valorização das atividades económicas locais, contará, na primeira noite, com um concerto da Banda Euterpe, para o qual convida Tim e Ensemble Ibérico.

Ponto de encontro entre gerações, a Feira das Cebolas oferece sempre um vasto programa de atividades, com vista à promoção, sobretudo, da agricultura, dos produtos regionais e do comércio tradicional.

Prestes a iniciar novo ano letivo da Escola de Música, Banda 14 de Janeiro prepara participação no São Mateus

Com mais uma Feira de São Mateus e as Festas em honra do Senhor Jesus da Piedade à porta, os músicos da Banda 14 de Janeiro já se preparam para voltar a sair às ruas de Elvas.

Desta feita, tal como revela o maestro Jorge Grenho, para além de duas arruadas, juntamente com outras duas bandas convidadas, a filarmónica elvense irá também, como habitualmente, participar na Procissão dos Pendões, no dia 20 de setembro.

Por outro lado, os músicos da Banda 14 de Janeiro serão também os responsáveis pelo acompanhamento musical da corrida de touros de dia 26. “É um serviço que nos exige muito ensaio, porque temos de tocar 13 pasodobles. São 13 músicas que têm particularidades muito diferentes, porque em algumas delas existem solos de trompete, o que exige uma preparação muito mais específica que uma simples marcha de rua”, explica o maestro, relativamente ao trabalho que tem vindo a ser levado a cabo para a corrida de touros.

No que diz respeito à Escola de Música, aberta a alunos “dos oito aos 80 anos”, as aulas deverão ser retomadas “uma semana antes ou na semana logo após o São Mateus”. “Já se estão a inscrever novos alunos, mas o que acontece é que, muitas vezes, como andamos a tocar no São Mateus e temos que ensaiar, iniciamos posteriormente ao início do ano letivo”, acrescenta Jorge Grenho.

O maestro apela ainda a todos quantos se interessem por música para que se inscrevam para frequentar as aulas de música. “É uma arte única e eu costumo dizer que, na música, todos são titulares, porque todos juntos, cada um com o seu conhecimento, conseguimos chegar a um consenso e fazer uma caminho único”, remata.

Inês Carvalho de Palmela é a Embaixadora dos Territórios Vinhateiros 2025 eleita em Vila Viçosa

A eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal 2025 realizou-se na noite de ontem sábado, dia 6 de setembro, no Terreiro do Paço, em Vila Viçosa. A gala foi um dos momentos altos da programação da Cidade do Vinho, contou com a participação de 14 jovens representantes dos municípios associados da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), tendo sido escolhida Inês Carvalho (foto acima), do concelho de Palmela.

Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Borba, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua, Torres Vedras e Vila Viçosa foram os concelhos representados nesta iniciativa, que pretende valorizar o papel da juventude na preservação e promoção das tradições e da cultura rural portuguesa.

O presidente da Câmara de Vila Viçosa Inácio Esperança disse que “tocou-nos esta iniciativa que tentámos promover com a maior dignidade possível, de modo a mostrar a Portugal e ao Mundo os territórios vinhateiros à volta da Serra d’Ossa – Alandroal, Borba, Estremoz, Vila Viçosa e Redondo – e procuramos promover esta região, com séculos de tradição e com o apoio do Turismo do Alentejo, esperando que sejamos visitados, não só pela vinha e pelos vinhos, mas também pelo seu património, pela natureza, pela gastronomia e pela sua história, num território único em Portugal. O retorno neste momento é difícil de apurar porque nesta fase estamos esgotados e não sei se estaríamos esgotados sem esta região, o que é certo é que Vila Viçosa, Alandroal e Estremoz estão com tudo esgotado”.

Para a AMPV, segundo José Arruda, “esta é uma das iniciativas obrigatórias da Cidade do Vinho 2025, neste caso a Serra d’Ossa e esta é já a 17ª edição da Gala de Embaixadora que tem como objetivo trazer os jovens e neste caso, as jovens para abordar as matemáticas ligadas ao vinho, ao mundo rural, à promoção dos seus concelhos. Tivemos oportunidade de entrevistar as candidatas que são pessoas já com um nível cultural e escolar muito elevado, pois 60% são estudantes do ensino superior, ou já fizeram o ensino superior.

A gala foi promovida pela AMPV e tem como missão reforçar a ligação entre os territórios vinhateiros e as novas gerações, celebrando a autenticidade e a riqueza do mundo rural.

Estádio Capitão César Correia recebeu o IV Torneio Luís Cordeiro

O IV Torneio Internacional Luís Cordeiro, organizado pela Associação de Veteranos do Sporting Clube Campomaiorense (SCC) com o apoio do Município de Campo Maior, teve lugar no Estádio Capitão César Correia ontem, dia 6 de setembro, servindo mais uma vez para homenagear a figura incontornável do antigo jogador do clube.  

O torneio contou com a participação da equipa de Veteranos do Sporting Clube Campomaiorense, do Real Betis e do Sintrense. Já no recinto das Piscinas Municipais, seguiu-se um almoço entre amigos e família que visou também homenagear duas pessoas que são muito importantes para o SCC, Rui Saragoça e João Matela. O Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano” animou a tarde mantendo vivas as tradições campomaiorenses. 

Neste convívio ainda foram entregues prémios às três equipas, ao melhor jogador, ao melhor guarda-redes, ao melhor marcador e uma lembrança aos dois homenageados. 

O Presidente do Município, Luís Rosinha, o Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, e o Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, marcaram presença no evento e participaram na entrega de prémios. 

Santa Casa de Campo Maior tem aproveitado verão para realizar atividades com os utentes fora de portas

Porque o verão é sempre propício à realização de atividades ao ar livre, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem vindo, ao longo destes meses, a promover diferentes iniciativas com os seus utentes.

Se quando as temperaturas baixam um pouco, os idosos do Lar e Centro de Dia são desafiados a desfrutar do jardim da instituição, que conta com esplanada nova, nos momentos de maior calor prevalecem as atividades dentro de portas. “Fazemos atividades de estimulação cognitiva, contar história, visualizar programas de televisão, que são do interesse dos utentes, ouvir música, fazer jogos lúdicos”, segundo revela a responsável Rosália Guerra, que garante que “atividades neste Centro de Dia nunca faltam”.

Diversas atividades da vida doméstica, como descascar alhos ou fruta, são propostas diariamente aos utentes, “quando ainda está fresco”. Por outro lado, adianta Rosália Guerra, os idosos podem também agora usufruir de momentos de leitura no quiosque instalado no jardim da instituição. “No fundo é como se fosse uma biblioteca, que tem jornais diários, revistas e livros”, explica.  

Levar os utentes em diferentes passeios, em dias de menor calor, como aquele que foi feito, recentemente, até ao Centro de Ciência do Café, tem sido outra das preocupações da instituição. “Foram só senhores e passamos parte da tarde a beber café e a conversar sobre temas do seu interesse”, remata.