Estremoz volta a estar em festa de 5 a 7 de setembro

As Festas da Cidade de Estremoz estão de volta ao Rossio Marquês de Pombal de 5 a 7 de setembro, com entrada livre e muita animação. Os visitantes poderão contar com as tradicionais cerimónias religiosas, quermesses, animação de rua, espetáculos musicais de grande qualidade e fogo de artifício.

O presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, disse à Rádio ELVAS que foi preparada uma “programação variada, com vários momentos musicais e culturais ao longo dos dias de festa”. “Na sexta-feira, destacamos o concerto de Miguel Gameiro & Pólo Norte, acompanhados pela sua excelente banda. No sábado, além da habitual Corrida de Touros, teremos o muito aguardado espetáculo de Emanuel, que promete animar o recinto”, adianta.

No domingo a festa “encerra em grande com um concerto da prestigiada Orquestra Ligeira do Exército, que brindará o público com a sua reconhecida qualidade musical”. José Daniel Sádio acrescenta que “ao longo do evento, estarão também presentes várias associações locais, tanto culturais, como musicais, que irão dinamizar o espaço com diversas atividades. O recinto contará com zona de restauração, diversões para crianças e tudo o necessário para proporcionar momentos de convívio e alegria a todos os visitantes”.

A organização do evento é da Câmara Municipal de Estremoz e da Paróquia de Santo André, com o apoio da União das Freguesias de Estremoz.

Feira da Caça, Pesca e Natureza Ibérica de regresso à IFEBA de 11 a 14 de setembro

A FECIEX, Feira da Caça, Pesca e Natureza Ibérica está de regresso aos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, para aquela que será já a sua 34ª edição, de 11 a 14 de setembro.

O certame foi apresentado esta quarta-feira, 3 de setembro, pela vereadora Sol Giralt e pela diretora da FECIEX, Pepa Dueñas.

Das atividades mais relevantes de um programa com mais de cem iniciativas, Sol Giralt destacou a exposição cinegética “Colección Javier López de Caballos: Palabra de Cazador”. Javier López de Caballos caçou nos cinco continentes e recebeu reconhecimentos como o Prémio Culminum Magister e o Prémio à Personalidade Venatória do Real Club de Monteros. O seu legado representa uma cultura cinegética única e irrepetível, que será apresentada na exposição através de troféus, fotografias, textos e objetos pessoais.

No decorrer da conferência de imprensa foi também destacado o “Prémio Ibérico FECIEX 2025”, que foi atribuído pelo comité executivo da feira à Asociación de Jóvenes Cazadores Extremeños, (JOCAEX), que celebra dez anos desde a sua fundação.

A conservação do meio ambiente é um dos pilares fundamentais da FECIEX, que mantém um firme compromisso com a sustentabilidade. Por isso, o programa inclui diversas atividades relacionadas com a preservação da natureza, como uma oficina de observação de aves no rio Guadiana, assim como uma Gincana da Natureza para Crianças e Jovens.

Na FECIEX, também será possível desfrutar da gastronomia e do lazer nas áreas de restauração da feira, onde se realização vários showcookings, ao longo dos três dias do certame.

“Escola: Lugar de Cultura, Vida e Sentido” é tema de conferência no CCC

O Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, recebe amanhã, quinta-feira, a partir das 9.30 horas, a 4ª Conferência Manuel Ferreira Patrício, promovida pela Associação Coração Delta.

Sob o tema “Escola: Lugar de Cultura, Vida e Sentido”, a iniciativa pretende refletir sobre os desafios da educação atual e o papel da escola na construção de uma sociedade mais justa e consciente. O programa inclui a apresentação do projeto “Cadernos Professor Manuel Ferreira Patrício” pelo professor Luís Sebastião, da Universidade de Évora (UE), e conta com a participação de diversos especialistas das áreas da educação, saúde e inovação social.

A sessão de abertura está a cargo de João Manuel Nabeiro, presidente do conselho de Administração do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

São Mateus: paróquias de diferentes concelhos celebram as suas comunidades cristãs no Santuário da Piedade

As Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, estão de regresso já este mês. O evento que, para além do seu cariz mais popular, é marcadamente religioso, inicia-se com a tradicional Procissão dos Pendões, no dia 20 de setembro, e volta a contar com diferentes missas, ao longo de toda uma semana, incluindo a habitual eucaristia dos doentes e idosos.

De acordo com o padre Ricardo Lameira, tal como aconteceu já no ano passado, não só as paróquias de Elvas, como as de outros concelhos vizinhos – Borba, Campo Maior e Olivença – terão oportunidade de celebrar no Santuário, por esta ocasião, a sua comunidade cristã. “Desta forma, todos vamos tendo lugar”, assegura.

Para a missa dos doentes, explica o pároco, a ter lugar na manhã de dia 25 (quinta-feira), serão convidados “todos os centros sociais e paroquiais e outros lares”, porque é “uma missa especial, que precisa de um arranjo especial do espaço também”. Na sexta-feira, dia 26, serão convidadas as escolas “para, as que quiserem, possam vir consagrar ao Senhor Jesus da Piedade o ano académico”.  

Em cima da mesa, avança ainda padre, está ainda a realização, no dia 24, de uma recolha de sangue no Santuário, até porque “os bancos de sangue estão à míngua”.

Durante dez dias, entre 19 e 28 de setembro, as Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus voltam a ser espaço de união entre sagrado e profano. Às celebrações litúrgicas juntam-se os momentos de reencontro de familiares e amigos, num ambiente festivo, onde a gastronomia e os espetáculos musicais têm um grande destaque.

De recordar que ao palco principal da Expo São Mateus, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, sobem desta vez Sara Correia, o projeto “Para Sempre Marco”, o espanhol Abraham Mateo, Quim Barreiros, Slow J, D.A.M.A com Los Romeros. Serão ainda apresentados dois espetáculos infantis.

Montemor-o-Novo: Dino D’Santiago na primeira noite de Feira da Luz/Expomor

Dino D’Santiago é o artista responsável por abrir a programação de espetáculos da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, que arranca na noite desta quarta-feira, 3 de setembro.

Espetáculos musicais, mostra de gado, exposições, artesanato e atividades desportivas e dedicadas aos mais novos são alguns dos atrativos do evento, promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a APORMOR, a Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo.

A abertura oficial do certame, que se volta a afirmar como uma montra viva da identidade local e regional, está marcada hoje para as 21 horas, no Pavilhão de Exposições da cidade.

O concerto de Dino D’Santiago, no palco principal, tem início às 22 horas, seguindo-se, no Palco Tasquinhas, às 23h30, um espetáculos dos Super Mars, num tributo a Bruno Mars.

Pelo palco principal, até segunda-feira, 8 de setembro, irão ainda passar artistas como Fernando Daniel (dia 4), Bárbara Tinoco (dia 5), Luís Trigacheiro (dia 7) e Pedro Abrunhosa (dia 8). A noite de sábado, dia 6, será de Festa M80.

Conheça a programação completa deste primeiro dia do evento:

21h00 // Pavilhão de Exposições – Entrada
> Abertura Oficial da Feira da Luz / Expomor ‘25
com Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e D’Temple Dance Studios

21h30 // Pavilhão de Exposições
> Abertura Espaço Brincafeira – Pavilhão de Exposições

21h30 // Espaço Freguesias
> Inauguração do Espaço Freguesias
com entidades oficiais convidadas
Org.: Município de Montemor-o-Novo | Freguesias do Concelho

21h30 // Espaço Artesanato
> Abertura do Espaço Artesanato / Apresentação do website oficial
‘A Ciranda’
Org.: Associação ‘A Ciranda’

21h30 // Recinto da Feira
> Espaço Aventura e Animação com insufláveis

22h00 // APORMOR – RCM Lounge
> Abertura do Espaço RCM Lounge

22h00 // APORMOR – Terraço
> Abertura do Bar Convívio: Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo

22h00 // Palco Principal
> Concerto: Dino d’Santiago

23h30 // Palco Tasquinhas
> Concerto: Super Mars

23h30 // RCM Spot
> DJ Saints / HotTuna / Slowminded

Empresa Cubo Íntegro leva investimento de cerca de 22 milhões de euros para Campo Maior

A empresa elvense Cubo Íntegro vai levar para Campo Maior um investimento de cerca de 22 milhões de euros, ao instalar-se na área de acolhimento empresarial da vila, a partir de onde produzirá um total de 13 suplementos nutricionais.

Com previsão de criação de “cerca de 80 postos de trabalho, já em 2026”, revela o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, a empresa irá ocupar, na zona industrial, um lote de terreno de dez mil metros quadrados. Os produtos produzidos pela empresa, adianta o autarca, serão “exportados um pouco para todo o mundo”.

“Aproveito para agradecer a confiança e para dizer que mais empresas, como a Cubo Íntegro, se seguirão, porque Campo Maior continua a beneficiar das estruturas feitas e da sua localização, no centro da Península Ibérica”, remata Luís Rosinha, num vídeo publicado nas suas redes sociais.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 64 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 2 de setembro, do Euromilhões.

O segundo prémio, de quase 285 mil euros, saiu a dois jogadores no estrangeiro. Outros quatro apostadores, fora de Portugal, conquistaram o terceiro prémio, no valor de 33 mil euros. Para Portugal vêm 27 quintos prémios, de 178 euros.

No próximo sorteio estará em jogo um jackpot de 64 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 13, 30, 31, 32 e 36 e pelas estrelas 1 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.