”O Elvas” segue em frente na Taça de Portugal com vitória 3-0 nos Açores

”O Elvas” segue em frente na Taça de Portugal com vitória 3-0 nos Açores, está tarde diante do Lusitânia.

Na primeira parte, Cleiton marcou aos 21 minutos, resultado ao intervalo. O Lusitânia ficou reduzido a 10 jogadores.

Na segunda parte, de livre direto Medina fez 2-0, numa jogada onde um açoriano foi expulso por agarrar um jogador isolado. Janickson fez logo a seguir o 3-0, com que fechou a partida.

Biblioteca Municipal de Arronches retoma normal funcionamento a partir desta segunda-feira

No sentido de cumprir todos os requisitos para a integração do espaço na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e, sobretudo, de melhorar as condições do espaço e desta forma proporcionar uma melhor experiência, mais funcional e confortável aos seus utilizadores, o Município de Arronches concretizou a intervenção que vinha a decorrer na Biblioteca Municipal, localizada no Centro Cultural de Arronches.

Concluídos todos os trabalhos e com o espaço reorganizado, este serviço municipal vai voltar a abrir portas ao público esta segunda-feira, dia 1 de setembro, com o horário habitual, isto é, das 10 às 13 horas, no período da manhã, e das 14 às 18 horas, durante o período da tarde.

A Câmara Municipal de Arronches convida toda a população a visitar este renovado e melhorado espaço, certa de que esta intervenção representa uma mais-valia para o concelho, para os seus habitantes e para quem o visita.

Hilton inaugura primeiro hotel na vizinha Estremadura no Palácio de Godoy em Cáceres

O primeiro hotel da multinacional norte-americana Hilton na vizinha Estremadura será inaugurado oficialmente no próximo dia 19 de setembro, após quase uma década de processos burocráticos e dois anos de obras. Contudo, já a partir da próxima semana começará a receber os primeiros hóspedes.

Com um investimento superior a 13 milhões de euros, o novo hotel de luxo foi instalado no histórico Palácio de Godoy, com o objetivo de recuperar e valorizar um dos mais importantes ícones arquitetónicos da cidade de Cáceres.

O novo Hilton conta com 73 quartos, incluindo oito suítes, um restaurante e um bar com comidas e bebidas típicas, espaço para reuniões e eventos, spa, ginásio, piscina interior e um bar no terraço.

A autarquia de Cáceres classifica o projeto como uma “investimento estratégico para posicionar Cáceres no turismo internacional”, sublinhando o potencial dinamizador desta nova unidade hoteleira para o centro histórico.

A cidade de Cáceres é Património Mundial da UNESCO desde 1986, distinção que reconhece o seu centro histórico único, marcado por muralhas medievais, palácios renascentistas e ruas estreitas que preservam a autenticidade de séculos de história, tendo sido escolhia como cenário de inúmeros filmes e séries de tv, com destaque para a “Guerra dos Tronos”.

Susana Freitas Pinto expõe “Por Detrás do Balcão” no MAEE

“Por Detrás do Balcão” é o título da exposição fotográfica da elvense Susana Freitas Pinto, inaugurada este sábado, 30 de agosto, no MAEE – Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

O acervo da mostra é composto por cerca de três dezenas e meia de retratos de comerciantes e empresários elvenses, fotografados literalmente atrás dos balcões dos seus estabelecimentos.Entra as fotografias expostas há a particularidade de dois dos retratados terem entretanto falecido – Joaquim Manuel Lopes e José Baptista – e três dessas lojas terem encerrado as portas.

Coube à mãe de Susana Pinto, Amélia Freitas fazer a apresentação da exposição e do tributo ao comércio local que a mesma significa.

A mostra “Por Detrás do Balcão” fica patente ao público até 30 de setembro, numa iniciativa conjunta do MAEE e do Município de Elvas.

Abraham Mateo, Sara Correia e Quim Barreiros entre os artistas que animam a edição deste ano da Expo São Mateus

Sara Correia, Para Sempre Marco, Quim Barreiros, Abraham Mateo, Slow J e D.A.M.A, com Los Romeros como convidados, são os cabeça de cartaz da edição deste ano da Expo São Mateus, que promete noites de muita animação, de 19 a 28 de setembro, no Parque da Piedade, em Elvas.

Desta vez, a Câmara Municipal de Elvas aposta num artista espanhol – Abraham Mateo – com o objetivo de “piscar o olho” aos vizinhos do outro lado da fronteira. “Vamos apostar neste artista internacional, para atrair mais visitantes, porque não nos podemos esquecer que temos um milhão de pessoas aqui na Extremadura. É um artista que está em ascensão em Espanha”, revela o vereador Cláudio Monteiro.

Para além do Palco São Mateus, onde terão lugar os espetáculos “maiores”, o certame conta, uma vez mais, com o Palco da Feira, que volta a dar espaço a vários grupos musicais e grupos de baile do concelho. Ao todo, passarão pelo evento 36 grupos musicais, havendo, novamente, um dia dedicado aos mais novos, com espetáculos infantis de Super Wings e Bluey. A festa arranca no dia 19 com o fado de Sara Correia.

Um novo pórtico de entrada, onde estará em destaque “a beleza e o património de Elvas”, a Divertilândia, com um “novo conceito e uma temática completamente diferente”, o espaço de street food, os restaurantes, o meeting point, os stands institucionais e de artesanato e a TV São Mateus voltam a ser outros dos atrativos do espaço.

No evento, avança Cláudio Monteiro, a Câmara Municipal de Elvas investe meio milhão de euros, com a previsão de um grande retorno para a economia local. “O retorno é muito maior que 500 mil euros”, assegura o autarca.

As entradas no evento promovido pela Câmara Municipal de Elvas, no decorrer das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, voltam a ser gratuitas.

Concerto de verão da Banda 1º de Dezembro este domingo à tarde em Campo Maior

A Banda 1º de Dezembro promove, este domingo à tarde, 31 de agosto, um concerto de verão, no adro da Igreja de São João, em Campo Maior.

Este será um espetáculo em que, de acordo com o maestro Francisco Pinto, irão ser apresentados temas de bandas e artistas conhecidos do grande público: Coldplay, Scorpions, Queen, Europe, ABBA e Michael Jackson. “No fim vamos fazer ainda uma homenagem ao grupo mais antigo de rock que temos em Portugal, que continua aí com grande força, os Xutos & Pontapés. Vamos tentar tocar o primeiro álbum deles”, adianta.

“Mostrar ao povo que estamos bem vivos e que a banda não parou”, assegura Francisco Pinto, é um dos grandes objetivos deste concerto. A par deste, a filarmónica campomaiorense tem já mais três espetáculos preparados. Por outro lado, o maestro defende que este tipo de espetáculos serve para “juntar gerações”: “temos miúdos de nove anos, das Escolas de Música, até um outro músico já com 88 anos”.  

Com o repertório a ser apresentado neste concerto a intenção é atrair possíveis futuros músicos para a banda, revela ainda o maestro, que recorda o sucesso que fizeram, recentemente, aquando da abertura de um espetáculo de Sério Rossi, na freguesia de São Vicente e Ventosa. “As pessoas pensavam que iam ouvir o habitual que toca uma filarmónica, aquelas marchas, e não. Viram um grupo de 25 elementos a fazer um espetáculo em que as ficaram pasmadas. No fim, vieram-nos agradecer e dizer que nunca esperavam que a banda fizesse o espetáculo que fez”, lembra.

Ainda que gostasse de contar com um grupo de cordas neste espetáculo, sobretudo para a interpretação dos temas dos Scorpions, Francisco Pinto garante que a banda dará “o seu melhor”.

O início do espetáculo está marcado, este domingo, para as 17h30.