Festival Mal – Música ao Lago promete dois dias de muita animação em Vendas Novas

O Festival MAL – Música ao Lago está de volta para mais uma edição que promete, esta sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de agosto, encher Vendas Novas de boa música e boa disposição.  

Ao longo destes dois dias, o Jardim Público da cidade voltará a transformar-se num grande ponto de encontro, com grupos de amigos espalhados pelas mantas, conversas animadas, gargalhadas soltas e aquele ambiente descontraído que já se tornou imagem de marca do MAL.

“O Festival Mal – Música ao Lago é um evento que já faz parte da nossa agenda cultural de verão. Acontece no Jardim Público e o principal objetivo é oferecer música de diferentes estilos e origens, tudo num ambiente descontraído, junto ao lago, ao ar livre. É um festival que valoriza tanto artistas emergentes, alguns inclusive cá da terra, como nomes já conhecidos e procura ser um espaço de encontro e convívio para toda a comunidade”, explica a Susana Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas.

No primeiro dia do evento sobem a palco Trio Isotrópico, Conrado Bruno, Largo da Cumbia, Jacaréu, Cristovon Colombia e Mindless. Já no sábado, a animação musical do festival estará a cargo de Contratempo, Teu Marulo, Little Orange, Oyun, Idiotheque e Gafaniz.

Neste festival, que é “para todas as idades”, reúnem-se “jovens, famílias inteiras, grupos de amigos, pessoas mais velhas que também vêm”, diz Susana Gonçalves. “A maior parte traz uma mantinha, senta-se na relva e cria-se um ambiente muito agradável”, acrescenta.

“A entrada é totalmente livre. Queremos que seja um evento aberto a toda a população, a população residente e também a quem nos visita de fora. Por isso, deixo já aqui também o convite. Estão todos convidados a vir até Vendas Novas nos dias 29 e 30 de agosto, ao nosso Jardim Público, e desfrutar do Mal, porque o mal somos todos nós. Vão ser dois dias de muita música, de convívio, de bebida e comida para todos os gostos. E claro, não vão faltar as nossas famosas bifanas. Por isso, vai ser um espetáculo. Apareçam e encontramo-nos lá”, remata.

Fusão de estilos e presença internacional no Festival do Crato com Matuê, Jüra, Lon3r Johny e Profjam

Jüra dará início à noite de hoje do Festival do Crato, seguida por Lon3r Johny e Profjam, que trazem rimas afiadas e sonoridades modernas. O brasileiro Matuê (na foto) é o grande destaque internacional e o DJ LK da Escócia irá manter o público em movimento até ao amanhecer.

Dia 28 de agosto
21h30 – Jüra
22h55 – Lon3r Johny e Profjam
00h35 – Matuê
Afterhours – Dj LK da Escócia

Já amanhãn, dia 29 de agosto:
21h30 – GNR
22h55 – Luís Trigacheiro com os convidados Buba Espinho e Diogo Piçarra
00h35 – Skunk Anansie
Afterhours – Dj Ana Isabel Arroja | Dj Matcho

Montemor-o-Novo dá destaque à cebola roxa com concurso de empadas

O Município de Montemor-o-Novo, no âmbito da sua estratégia ambiental (SMEA) e do programa “Ao Sabor das Estações 2025/2026”, promove um concurso de empadas de cebola roxa de Montemor-o-Novo, no próximo sábado, 30 de agosto, no Mercado Municipal.

Com este concurso, pretende-se promover este produto local através da criatividade culinária, valorizando a sua versatilidade e importância cultural.

A empada pode ser doce ou salgada, desde que tenha a estrela do evento: a Cebola Roxa de Montemor-o-Novo, um produto local cheio de identidade e sabor.

Em jogo estão dois prémios monetários: o primeiro de 150 euros e o segundo de 70. As empadas a concurso devem ser entregues, no sábado, entre as 10 e as 11 horas, no Gabinete do Produtor Agrícola, no Mercado Municipal, estando a entrega de prémios aos vencedores marcada para 6 de setembro, às 18 horas, no Espaço SMEA da Feira da Luz/ Expomor.

Abertas as candidaturas ao Prémio Europeu para Mulheres Inovadoras

Encontram-se abertas, até 25 de setembro, as candidaturas à edição de 2026 do Prémio da União Europeia (UE) para Mulheres Inovadoras.

Este Prémio celebra as mulheres empreendedoras por detrás das inovações revolucionárias da Europa, para que possam inspirar outras mulheres e raparigas a realizar todo o seu potencial como futuras cientistas, inovadoras e líderes tecnológicas da UE.

O concurso é aberto a mulheres estabelecidas num Estado-Membro da UE ou num país associado ao programa Horizonte Europa, que sejam fundadoras de uma empresa inovadora que tenha sido registada, pelo menos, dois anos antes da candidatura.

Este prémio conta com três categorias a concurso: Prémio Mulheres Inovadoras, Prémio Inovadoras em Ascensão e Prémio Mulher Líder. A vencedora da categoria principal ganha um prémio de cem mil euros.

Este Prémio, gerido pela Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas e pelo Conselho Europeu de Inovação e financiado pelo programa Horizonte Europa, é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

No âmbito do OMTL, jovens de Elvas têm vindo a colaborar com as atividades das “Férias Ativas”

Com o mês de agosto a entrar nos últimos dias, aproxima-se do fim mais uma edição do programa “Férias Ativas”, que tem vindo a ocupar as crianças do concelho de Elvas, nesta pausa letiva, com todo o tipo de atividades.

À semelhança daquilo que já aconteceu em anos anteriores, também desta vez foram vários os jovens que, ao abrigo do programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OTML) de curta duração, escolheram apoiar as iniciativas desenvolvidas pela Arkus, em parceria com a Câmara Municipal.

Uma dessas jovens é Leonor Cortes que, por gostar muito de crianças e estar prestes a ingressar no curso superior de Educação Básico, escolheu colaborar com as “Férias Ativas” durante duas semanas. “Gosto muito de crianças e gosto de participar neste tipo de atividades”, garante, dizendo que aquilo que irá guarda desta experiência é, acima de tudo, “as memórias com os miúdos”.  

Já Carolina Sousa colabora com as “Férias Ativas” há já três anos, sem interrupções. “Foi sempre o programa com que mais me identifiquei, porque gosto muito de interagir com as crianças”, comenta, dando conta que espera daqui também tirar algumas “lições” para o seu futuro profissional.

Os jovens do concelho, como Leonor e Carolina, que ao longo dos meses de verão colaboram com a Câmara Municipal de Elvas, através do OTML, não só nas “Férias Ativas”, como em várias outras áreas, recebem, em contrapartida, uma bolsa monetária.

Com novo ginásio do Complexo da Fonte Nova, município reforça “aposta na atividade física dos campomaiorenses”

Após um investimento de cerca de cem mil euros, a Câmara Municipal de Campo Maior abriu ao público, no mês passado, no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, o novo ginásio daquele espaço desportivo da vila.

Localizado na cave do complexo, que foi “completamente remodelada”, depois de extinta a empresa que, através de uma parceria público-privada, geria o espaço, revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, este ginásio vem permitir aumentar e diversificar a oferta desportiva no concelho, “reforçando a aposta na atividade física dos campomaiorenses e não só”.

Considerando que o antigo ginásio se encontrava com “algum défice, do ponto de vista da maquinaria”, e que já “era curto” para o número de utentes que o frequentava diariamente, o autarca refere que o investimento feito serviu para revitalizar todo o espaço, tornando-o, “segundo alguns especialistas, um dos melhores da região, se não mesmo do país”.

Este, contudo, avança Luís Rosinha, não é o único financiamento a ser feito no complexo. “Está, neste momento, a decorrer um financiamento de INTERREG, que é partilhado com os municípios de Elvas e Badajoz, através da EuroBEC, e estamos também a fazer melhorias significativas do ponto de vista da eficiência energética e, sobretudo, daquilo que é o consumo de gás para as piscinas, num investimento que ronda os 250 mil euros”, revela o autarca.

A utilização do novo ginásio do Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova tem um custo diário de 3,50 euros ou de 20 euros mensais. Há ainda disponível um pack completo, para utilização de todo o complexo, com um preço de 25 euros por mês.