Música portuguesa de A.L.M.A. animou a Praça da República nas Noites de Verão

Na sexta-feira, 22 de agosto, a Praça da República, em Elvas, encheu-se de música com o concerto do projeto A.L.M.A., integrado na programação das Noites de Verão 2025, numa noite que assinalou a sexta e antepenúltima sessão da iniciativa.

O grupo apresentou-se em formato de septeto, com as vozes de Olinda Moriano e Raquel Guerra, acompanhadas por Ricardo Ventura (teclas), Márcio Gago (guitarra elétrica), Nuno Cirilo (guitarra portuguesa), João Brinquete (baixo) e João Carriço (bateria).

O concerto contou também com momentos especiais, protagonizados por Maria Vinagre, finalista do The Voice Kids, e por Margarida Moriano Silva, que, em trio com a mãe Olinda e a madrinha Raquel, disputará este domingo a final do programa The Voice Gerações, transmitida pela RTP1.

As Noites de Verão prosseguem este sábado, 23 de agosto, com a atuação dos irmãos Cláudio e Nuno Aparício, a partir das 21h30, novamente na Praça da República.

Jovens de Campo Maior Brilham em Espetáculo Musical “Grease”

No passado dia 22 de agosto, o Centro Cultural de Campo Maior acolheu a apresentação do musical Grease, protagonizado pelos jovens da Associação “Agora Quer’Arte”.

O espetáculo marcou o encerramento da iniciativa “Agora no Verão 2025”, que durante duas semanas proporcionou a 14 jovens intensos ensaios de teatro, música e dança, orientados por membros da associação.

O resultado do trabalho foi recebido com entusiasmo pelo público presente, que encheu por completo o auditório e não poupou aplausos aos talentos campomaiorenses.

O evento destacou-se como um momento de celebração da criatividade e do esforço dos jovens, reafirmando o papel da Associação “Agora Quer’Arte” na promoção da cultura local.

Coliseu de Elvas abre portas para acolher o maior circuito insuflável da Europa

O Coliseu de Elvas acolhe o maior circuito insuflável da Europa, entre hoje, 23 de agosto, e o próximo dia 7 de setembro.

Prometendo ser inesquecível, com mais de 150 metros de diversão garantida, o evento será “um verdadeiro paraíso de insufláveis para todas as idades, com obstáculos, escorregas e desafios que prometem encher os dias de verão”. O espaço vai funcionar das 16 às 22 horas.

Os bilhetes, com preços que variam entre os três e os nove euros, estão à venda em www.coliseuelvas.com e nos locais habituais.

Badajoz vai ter quarto restaurante McDonald’s

A cadeia de fast-food McDonald’s vai a inaugurar o seu quarto restaurante em Badajoz, o terceiro na cidade.

Este estabelecimento ficará localizado na calle Enrique Segura Otaño, na zona do Corte Inglês, muito provavelmente no local onde fechou uma grande loja de roupa.

A cadeia de restauração McDonald’s vai assim reforçar a sua presença em Badajoz com a abertura de um novo restaurante, a multinacional norte-americana reforça a sua aposta na capital pacense, procurando responder à crescente procura dos consumidores locais e consolidar a sua rede na Extremadura.

Montemor-o-Novo prepara-se para mais uma Feira da Luz entre 3 e 8 de setembro

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo prepara-se para organizar mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, que decorre entre os dias 3 e 8 de setembro no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Este evento, já considerado uma referência regional no Alentejo, promete seis dias de celebração, convívio e muita animação.

Segundo o presidente da autarquia, Olímpio Galvão, esta será “uma edição memorável, marcada pelo reencontro de amigos e pela valorização da cultura e economia local. O cartaz musical é um dos grandes destaques, com atuações de Dino D’Santiago na abertura, Fernando Daniel na quinta-feira, Bárbara Tinoco na sexta, e uma festa da M80 no sábado. No domingo, Luís Trigacheiro sobe ao palco, antecedido pela banda “Mistério Público”, composta por músicos de Montemor-o-Novo e Vendas Novas. A fechar o evento, na segunda-feira, Pedro Abrunhosa e Comité Caviar celebram o disco “Viagens” que faz 40 anos”.

O palco secundário também oferece uma programação variada, com tributos e bandas originais. Super Mars homenageia Bruno Mars na quarta-feira, Show Brasil celebra a música popular brasileira na quinta, The Peakles recriam os Beatles na sexta, Doubleman animam o sábado com sons dos anos 80, e Cais Sodré Funk Connection encerram o domingo. Na segunda-feira, o evento termina com um espetáculo de fogo de artifício, prometendo uma experiência visual renovada.

Uma das grandes novidades deste ano é “a transformação da tradicional exposição municipal num espaço interativo dedicado às crianças: a Brinca-Feira. Instalado no pavilhão de exposições, este espaço convida famílias a brincar, jogar e criar, substituindo as habituais exposições institucionais por uma abordagem mais lúdica e inclusiva” sublinhou Olímpio Galvão.

A Feira da Luz/Expomor 2025 promete ser um ponto de encontro para todas as gerações, reforçando os laços da comunidade e celebrando o melhor de Montemor-o-Novo.

Forcado de São Manços morre após colhida no Campo Pequeno

Foto todos os direitos : touroeouro.com

O forcado Manuel Maria Trindade, de 22 anos, integrante do Grupo de Forcados Amadores de São Manços, faleceu este sábado no Hospital de São José, em Lisboa, não resistindo às graves lesões sofridas na noite anterior, durante uma corrida de touros no Campo Pequeno.

Natural de uma freguesia de Évora, o jovem foi colhido na primeira pega da noite, frente a um touro da ganadaria Vinhas, com 695 quilos. O impacto projetou-o contra as tábuas da trincheira, junto aos curros, deixando-o inconsciente em plena arena.

Assistido de imediato pela equipa médica da praça, com apoio da VMER do Hospital de Santa Maria, foi estabilizado e encaminhado para o Hospital de São José, onde permaneceu em coma induzido. Apesar da intervenção da equipa multidisciplinar, não foi possível salvar-lhe a vida.

No momento do acidente, colegas de grupo e bandarilheiros desviaram o touro, permitindo a rápida entrada dos socorristas da Cruz Vermelha e dos médicos da corrida.

ARKUS quer “Elvas iluminada” com 5.000 velas e aceita apoios de patrocínios de todos para o evento

A ARKUS – Associação Juvenil, sediada em Elvas, prepara-se para iluminar o coração da cidade com um evento cultural singular, marcado para a noite de 13 de setembro. O centro histórico será palco de um percurso mágico, iluminado exclusivamente por velas, que promete envolver os sentidos através da música e da poesia.

O trajeto terá início na Sé, passando pela Praça da República e culminando no Castelo, como nos refere Melanie Carona “envolvendo várias artérias emblemáticas da cidade. Esta iniciativa chama-se “Elvas iluminada”,visa valorizar o património local, oferecendo uma experiência sensorial inovadora que une arte, história e comunidade”.

Combinando elementos visuais e sonoros, o evento pretende atrair visitantes e envolver os habitantes de Elvas, reforçando o papel da cultura como motor de dinamismo urbano e turístico. A beleza arquitetónica da cidade será realçada por mais de 5000 velas, criando uma atmosfera única e intimista.

Para tornar este projeto possível, a ARKUS está a angariar apoio financeiro e material, essencial para a aquisição das velas e logística do evento. Empresas, instituições e cidadãos são convidados a contribuir para esta celebração da identidade local, como refere Melanie Carona “como devem calcular é um grande investimento, pois estamos a falar de 5.000 velas, pelo que procuramos patrocínios. Podem contribuir da forma que conseguirem, toda a ajuda é bem vinda. Podem fazê-lo através dos contactos da Arkus, nas redes sociais ou por contacto connosco”.

Esta será uma iniciativa inédita por parte da Arkus, na cidade de Elvas, onde a luz, a arte e a juventude se unem para iluminar o encanto da cidade.

Candidata do Chega à Câmara de Campo Maior diz-se atenta às “preocupações reais” da população

Cristina Mouril é a candidata do Chega à presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, nas eleições autárquicas de 12 outubro.

Com raízes nas freguesias de Degolados, em Campo Maior, e Barbacena, em Elvas, e técnica administrativa de profissão, Cristina Mouril tem 58 anos e viveu grande parte da sua vida em Lisboa. Regressou a Campo Maior há três anos, onde reside atualmente. Durante este período, tal como revela, foi-se apercebendo das “preocupações reais” dos campomaiorenses e sente que poderá ter uma palavra a dizer “e alguma coisa a dar a Campo Maior”, com propostas, entre outras áreas, ao nível da segurança e da habitação.

“Temos de tentar que os jovens não precisem sair de Campo Maior para fazerem as suas vidas e dar às empresas condições para se instalarem em Campo Maior, porque Campo Maior está aqui a dois passos de Espanha e isso é uma mais-valia para as empresas”, assegura.

Considerando que terá “muito trabalho” pela frente, no caso de vir a ser eleita, Cristina Mouril diz-se disposta a lutar por um concelho melhor. Por outro lado, a candidata quer contribuir para que, até 2027, no máximo, as Festas do Povo possam voltar a ser uma realidade. “É uma festa que é muito querida dos campomaiorenses. Se eu ganhar, e não puder ser já em 2026, porque é muito curto o espaço de tempo e porque dá muito trabalho fazer aquelas flores todas, pelo menos em 2027”, acrescenta.

Nestas eleições, o CHEGA concorre apenas à Câmara de Campo Maior, não apresentando quaisquer listas aos restantes órgãos autárquicos do concelho, numa “decisão do partido”.

Na lista à Câmara Municipal, Cristina Mouril é acompanhada por Manuel Filipe Justino Rodrigues, Luís Manuel Marques Barrigola, Beatriz Alexandra Coelho Militão, Ricardo Jorge Amiguinho Cordeiro, Célia Sofia Carrilho Ruas e Rúben Adelino Carrilho Ruas.

Lembrando ainda a hegemonia do Partido Socialista em Campo Maior, Cristina Mouril não esconde que o seu “desejo” é vencer estas eleições. “Se não for possível ganhar, pelo menos ficar bem classificada, de maneira a poder ajudar os campomaiorenses em determinadas situações”, remata.

Cristina Mouril junta-se assim à corrida às autárquicas, em Campo Maior, na qual também se encontram Luís Rosinha pelo PS, João Muacho pelo movimento independente SIM e Pedro Reis pela CDU.