O Elvas arranca campeonato com goleada 4-0 sobre o Vasco da Gama da Vidigueira

Javi Bernal fez um hat-trick

O Elvas entrou com o pé direito no arranque do campeonato, ao vencer de forma categórica o Vasco da Gama, da Vidigueira por 4-0. Em destaque esteve o espanhol Bernal, autor de um hat-trick que embalou a equipa para uma estreia vitoriosa.

Desde o apito inicial, a formação azul e ouro mostrou superioridade, dominando a posse de bola e criando várias oportunidades. Bernal abriu o marcador ainda na primeira parte aos 15 minutos e viria a fazer o 2-0 aos 21 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte a equipa do Vasco da Gama tentou reagir, mas viria a ser Javi Bernal a fazer o seu terceiro golo, aos 55 minutos, e dessa foram praticamente sentenciou a partida. O quarto golo surgiu já perto do final, por João Bandeira, aos 88 minutos, consolidando a goleada e confirmando a excelente exibição da equipa.

Com este resultado, O Elvas soma os primeiros três pontos e afirma-se como candidato a uma época ambiciosa, deixando os adeptos entusiasmados para os próximos desafios. No próximo sábado, O Elvas joga na Malveira.

Convívio reúne amantes da pesca este domingo na Barragem do Caia

A Barragem do Caia, em Campo Maior, será palco, este domingo, 10 de agosto, do sétimo convívio de pesca, integrado no 2º Circuito Master Bass Alentejo, organizado pela Team “Muafa” Achigã Margem.

O evento, que tem como principal objetivo o convívio e que já reúne, todos os anos, cerca de 80 participantes, recorda Gonçalo Pernão, um dos responsáveis da organização, começou como “uma mera brincadeira”. “Não havia aqui nada do género na zona e pensámos em fazer este convívio. Depois surgiu a ideia do Master Bass Alentejo, juntámos três ou quatro equipas e já vamos para o segundo ano, cada vez com mais inscritos”, revela.

Com lembranças para todos os participantes, com o Município de Campo Maior a disponibilizar t-shirts, Gonçalo Pernão garante que “o foco do evento é o convívio”, num dia “diferente e engraçado”. Na ocasião, os mais novos terão também possibilidade de aprender a pescar. Aos primeiros classificados na prova, serão atribuídos prémios monetários e material de pesca, sendo que o valor das inscrições é “reembolsado em prémios”.

O evento desportivo decorre entre as 7h30 e as 12h30, com o almoço e a cerimónia de entrega de prémios a terem lugar no Salão Polivalente de Degolados.

Para além do apoio do Município de Campo Maior e das juntas de freguesia do concelho, a organização conta também com a ajuda das juntas de São Vicente e Ventosa e Santa Eulália, no concelho de Elvas.

Redondo: Diogo Piçarra na penúltima noite das Ruas Floridas

A programação das Ruas Floridas de Redondo chega ao fim amanhã, domingo, 10 de agosto, mas este sábado há ainda muitos motivos para uma visita a um dos maiores eventos culturais da região.

Para além do trabalho da população da vila, que ornamentou 25 espaços, entre ruas, largos e travessas, com flores e outros motivos em papel, hoje há concerto de Diogo Piçarra pelas 22 horas, na Praça da República.

A partir das 23h59, pelo Parque Ambiental, vão passar os Djs San, Rich & Mendes (RFM) e Diego Miranda (acompanhado de Katorz).

Feira de Santa Maria de Agosto arranca com tradição e animação em Campo Maior

A Feira de Santa Maria de Agosto foi inaugurada na manhã deste sábado, em Campo Maior, abrindo um intenso programa de dez dias de festividades que se prolongam até ao dia 17 de agosto. Promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior e com apoio de diversas instituições locais, a feira ocorre no Jardim Municipal e na Praça Multimodal, exaltando a cultura, o convívio e as tradições populares.

Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior disse na inauguração “as mãos dos campomaiorenses continuam a realizar trabalhos desta envergadura e com esta qualidade, mostrando o orgulho e a tradição que acompanham a Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior. É este o espírito que se vive no evento, onde, apesar da excelente programação musical, são as flores e os trabalhos feitos pela comunidade local que realmente atraem visitantes ao Jardim da Avenida”.

O autarca acrescenta ainda que “As flores de papel, símbolo marcante desta festa, mantêm-se presentes na vida dos campomaiorenses, abrilhantando mais uma vez a edição de 2025 da feira. A dedicação e o empenho da população local conferem à feira uma identidade única, que alia cultura, tradição e um forte sentido de pertença”.

A programação contempla música, artesanato, bailes, animação de rua, jogos tradicionais e atividades para todas as idades. Os espetáculos musicais — sempre com início às 22h — destacam-se com atuações de nomes como Ana Malhoa (dia 9), Buba Espinho (14 de agosto), Los Romeros (15 de agosto) e João Gonçalves (16 de agosto). As emblemáticas flores de papel voltam a decorar o espaço, renovando a identidade visual que caracteriza a feira.

Festival Internacional de Folclore encheu a Praça da República em Elvas

A Praça da República, em Elvas, voltou a encher-se de cor, música e tradição, na noite de sexta-feira, 8 de agosto de 2025, com mais uma sessão do Festival Internacional de Folclore. O público pôde assistir às atuações do Rancho Velhas Guardas de Fazendas de Almeirim e do Grupo Folclórico da Venezuela, num espetáculo que trouxe à cidade a riqueza das danças e músicas tradicionais de diferentes culturas.

O evento, que decorre até domingo, 10 de agosto, tem início diário às 21h30 e é organizado pela Câmara Municipal de Elvas, com o apoio do Rancho Folclórico de Elvas, da Consejeria de Cultura e Igualdad da Junta da Extremadura e da Federación Extremeña de Folklore.

Exposição “Vinho, Cultura e Tradição” no Celeiro da Cultura de Borba a partir deste domingo 10 agosto

Em agosto, o Celeiro da Cultura, em Borba, acolhe a exposição “Vinho, Cultura e Tradição: arqueologia, documentos e etnografia dos Vinhos de Borba”, uma mostra dedicada à longa história da produção vinícola na região.

Com curadoria científica do Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património, CECHAP, associação sem fins lucrativos sediada em Vila Viçosa, a exposição reúne testemunhos arqueológicos, documentais e etnográficos relacionados com a vinha, a produção e a comercialização do vinho ao longo dos séculos.

O evento visa enaltecer uma atividade económica fundamental para o Alentejo, reforçando o papel dos concelhos que integram a Cidade do Vinho 2025. Dirigida a produtores, apreciadores e ao público em geral, a mostra propõe uma viagem pelas tradições que moldam a identidade da região.

A inauguração está marcada para amanhã dia 10 de agosto e promete ser um momento emblemático na valorização cultural do território

APPACDM de Elvas com inscrições abertas para três cursos de formação profissional

A APPACDM de Elvas tem abertas as inscrições para três cursos de formação profissional, a iniciarem-se entre setembro e outubro: cozinheiro, operador de manutenção de hotelaria e empregado de andares

Através destas formações, a instituição tem vindo a procurar desenvolver um conjunto de competências sócio-profissionais, de pessoas com deficiências e incapacidades, a fim de promover a sua participação e integração ao nível do mercado de trabalho

Lembrando que esta é uma resposta social da instituição há já mais de 20 anos, o presidente da APPACDM, Luís Mendes, explica que os candidatos “têm de obedecer a determinados critérios e depois serão selecionados para integrar esses cursos de formação, atendendo às suas condições”.

“A APPACDM de Elvas tem formado muitas pessoas e tem colocado algumas no mercado de trabalho. Quando terminam o curso, proporcionamos estágio, procuramos encontrar um estágio adequado àquilo que foi a formação da pessoa e, posteriormente, a uma integração no mercado de trabalho: essa é a parte mais difícil, mas como costumo dizer ‘o caminho faz-se caminhado’”, remata.

Estes cursos destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, portadoras de deficiências e incapacidades, residentes nos concelhos de Elvas e Campo Maior.

As inscrições podem ser feitas presencialmente, através do telefone 268 639 040 ou do email formacao.profissional@appacdm-elvas.pt.

Campo Maior: Ana Malhoa promete agitar noite na Feira de Santa Maria de Agosto

A Feira de Santa Maria de Agosto tem o seu arranque oficial na manhã deste sábado, 9 de agosto, no Jardim Municipal de Campo Maior.

O evento, promovido pela Câmara Municipal, com o apoio de diferentes associações do concelho e de todos aqueles que se voltaram a unir para produzir as famosas flores de papel, conta, neste primeiro dia, com animação da charanga Babosa Brass Band, a partir das 18 horas, no Jardim Municipal.

Um dos momentos mais aguardados é o espetáculo de Ana Malhoa, previsto para as 22 horas, na Praça Multimodal. A noite terminará ao som do DJ Arrebimba o Malho.

“O Elvas” estreia-se no campeonato este sábado com o Vasco da Gama da Vidigueira

O primeiro jogo oficial da época 2025/26 de ” O Elvas” CAD SAD realiza-se amanhã sábado, 9 de agosto, às 17h00, no Estádio Patalino.

“O Elvas” SAD recebe o Vasco da Gama da Vidigueira, na 1.ª jornada do Campeonato de Portugal. Trata-se do arranque da competição para ambas as equipas.

A equipa continua a ser comandada pelo treinador Bruno Dias e regista várias entradas e saídas. A Rádio ELVAS e a Rádio Campo Maior realizam a transmissão em direto do relato do jogo.

Enramação da Feira de Santa Maria de Agosto encheu Jardim da Avenida em Campo Maior

A nossa reportagem esteve presente, na noite de sexta-feira, no Jardim Municipal de Campo Maior , para acompanhar a tradicional enramação que marca o início simbólico da Feira de Santa Maria de Agosto.

O evento reuniu dezenas de campomaiorenses, que, com entusiasmo, ajudaram a decorar o espaço com as emblemáticas flores de papel. A iniciativa, realizada sob o espírito comunitário, transformou o jardim num vibrante cenário colorido, antecipando os dias de festa que se prolongam com música, artesanato, gastronomia e muita animação.

A presença da Rádio Campo Maior e da Rádio Elvas permitiu registar os sons, cores e emoções desta tradição, que continua a ser um dos momentos mais aguardados do calendário cultural do concelho.