A PSP de Elvas deteve um homem de 23 anos por ameaça agravada, após alegadamente ter apontado uma reprodução de arma de fogo ao abdómen de uma vítima, proferindo ameaças de morte.
A ocorrência foi registada ontem à tarde, na Azinhaga do Rui de Melo, motivou a rápida intervenção policial, com vários agentes no local e um aglomerado de testemunhas que confirmaram o sucedido.
A arma apreendida é uma réplica da Classe A, com forte semelhança a uma arma real (ver foto abaixo). O suspeito será presente hoje ao Tribunal Judicial da Comarca de Elvas para primeiro interrogatório e eventual aplicação de medidas de coação.
As instalações do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, vão acolher na sexta-feira, 8 de agosto, uma dádiva de sangue promovida pelo Coração Delta – Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, em parceria com o Hospital do Espírito Santo de Évora.
A recolha vai decorrer entre as 9h e as 13h, sendo condição obrigatória ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ter o pequeno-almoço tomado e não comparecer em jejum.
A edição deste ano da Volta a Portugal, que tem início já amanhã, 6 de agosto, estende-se até ao próximo dia 17, num total de 1.581 quilómetros, da Maia a Lisboa. Depois do prólogo de amanhã, na Maia, a primeira etapa é disputada na quinta-feira, dia 7, entre Viana do Castelo e Braga.
Em prova vão estar 111 ciclistas, em representação de 16 equipas. O percurso da prova, este ano, inclui 28 contagens de montanha e 27 metas volantes.
Etapas da 86ª Volta a Portugal em bicicleta:
06 ago: Prólogo, Maia – Maia, 3,4 km (CRI).
07 ago: 1.ª Etapa, Viana do Castelo – Braga (Sameiro), 162,3 km.
08 ago: 2.ª Etapa, Felgueiras – Fafe, 167,9 km.
09 ago: 3.ª Etapa, Boticas – Bragança, 185,2 km.
10 ago: 4.ª Etapa, Bragança – Mondim de Basto (Senhora da Graça), 182,9 km.
11 ago: 5.ª etapa, Lamego – Viseu, 155,5 km.
12 ago: Dia de Descanso.
13 ago: 6.ª Etapa, Águeda – Guarda, 175,2 km.
14 ago: 7.ª Etapa, Sabugal – Covilhã (Torre), 179,3 km.
15 ago: 8.ª Etapa, Ferreira do Zêzere – Santarém, 178,2 km.
16 ago: 9.ª Etapa, Alcobaça – Montejunto, 174,4 km.
Em Arronches, seis restaurantes integram, a partir de sexta-feira, 8 de agosto, e até dia 17, a 7ª Rota dos Petiscos, promovida pela Câmara Municipal.
A iniciativa, que é uma das quatro quinzenas gastronómicas promovidas ao longo do ano, é desenvolvida sempre no verão, explica o presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, por ser nesta altura que as pessoas mais apreciam os petiscos: “é quando as pessoas gostam mais de estar nas esplanadas e de fazer refeições mais ligeiras”.
Agradecendo aos seis restaurantes que aceitarem o desafio lançado pela autarquia, João Crespo garante que, entre os pratos apresentados nesta Rota dos Petiscos, haverá “agradáveis surpresas, sempre com inovação”. “Os nossos chefs têm sempre oportunidade e o gosto para inovar com novos petiscos”, acrescenta.
Para além da promoção dos estabelecimentos aderentes, a iniciativa acaba por ser um convite aos visitantes para que conheçam os vários atrativos turísticos e culturais do concelho. “Para além de mostrarmos aquilo que temos a nível gastronómico, é também um convite para que as pessoas venham e visitem os nossos museus, as nossas igrejas, a nossa paisagem natural”, diz João Crespo, que aconselha os interessados a fazerem as suas marcações, antes de se deslocarem aos restaurantes aderentes à Rota dos Petiscos.
Em destaque nesta 7ª Rota dos Petiscos estão pratos como Salada de Orelha, Tapas do Mar, Bolinhas de Alheira de Porco Preto, Tiras de Pota, Salada Russa, Caracóis e Camarão. Os restaurantes aderentes são: A Cabana, A Estalagem, Sossega, Hotel Rural de Santo António, Bar do Centro Cultural e O Valentim.
A Coligação Democrática Unitária (CDU) – PCP/PEV anunciou as suas primeiras candidatas para as Eleições Autárquicas de 2025 no concelho de Elvas. Ana Albergaria será a cabeça de lista à Câmara Municipal, enquanto Ana Cristina Conceição lidera a candidatura à Assembleia Municipal. A CDU divulgou um breve curriculum que apresentamos de seguida.
Ana Albergaria, de 45 anos, é natural do Porto e reside em Elvas há 27 anos. Com formação em Gestão Hoteleira, é operadora de centro de contactos e possui uma longa trajetória de ativismo sindical. Está ligada à CGTP-IN desde 1998, assumindo cargos como dirigente da FIEQUIMETAL desde 2022 e presidente do Conselho Sindical Inter Regional (CSIR) para o Alentejo e Extremadura até 2027. É também coordenadora da União dos Sindicatos do Norte Alentejano e integra a Comissão Concelhia e a Direção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do PCP.
Já Ana Cristina Conceição, de 53 anos, é assistente-técnica e natural da freguesia de Assunção, no concelho de Elvas. Formada em Contabilidade e Gestão pela Escola Secundária de Elvas, vive e exerce funções na freguesia de Barbacena e Vila Fernando. Apresenta-se como independente.
A CDU reforça no comunicado que é um espaço unitário construído sobre os valores de Abril e aberto a todos os que defendem um projeto participativo, justo e inclusivo para Elvas, focado na promoção de direitos como a habitação, saúde, educação, mobilidade, cultura, desporto, lazer e ambiente.
São assim conhecidos os cinco candidatos às eleições autárquicas em Elvas, havendo candidatos pela AD, CHEGA, CDU, Movimento Independente e PS.
A obra do Parque Subterrâneo da Praça da República de Elvas está “praticamente concluída”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Rondão Almeida, o investimento feito pela autarquia, de “cerca de 500 mil euros” serviu para modernizar, “por completo”, aquela infraestrutura, construída há “mais de 25 anos”.
“Faltam apenas umas câmaras de videovigilância, que vamos ter espalhadas por todo o parque. Vamos também colocar extensores, em cada um dos lugares de estacionamento, para que, no exterior, haja um leitor, dizendo a toda a hora os lugares que existem livres no parque”, adianta o autarca.
Ainda assim, Rondão Almeida diz-se preocupado com os problemas relacionados com o elevador do parque, sendo que as empresas que fornecem têm tido grandes dificuldades em garantir o normal funcionamento daquele elevador”.
“Sabemos que, no caso de o elevador parar no meio da viagem, basta carregar num simples botão, para um dos guardas o poder baixar ou elevar. Mas para mim, a empresa vai ter de que se comportar ou substituir por completo o elevador, porque não concordo, de maneira nenhuma, que não haja garantia total de descanso para quem entra e sai no parque subterrâneo através do elevador”, remata.
A primeira evacuação aero-médica realizada pela Força Aérea Portuguesa (FAP) em território nacional foi realizada em Portalegre, segundo os Bombeiros Voluntários de Portalegre, conforme as fotos documentam. Esta colaboração entre a FAP e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recorre aos meios aéreos militares em situações críticas, especialmente em zonas de difícil acesso ou em casos de urgência extrema, devido à inoperacionalidade de dois meios aéreos, devido a atrasos na operação contratada com a empresa Gulf Med.
Embora a FAP já realizasse evacuações médicas nas regiões autónomas — como nos Açores, entre ilhas — desde há várias décadas, desde o passado dia 10 de julho, a Força Aérea passou a disponibilizar dois helicópteros e dois aviões em permanência, para transporte médico urgente. Nos primeiros 15 dias dessa operação, foram realizadas cinco missões de evacuação aero-médica com recurso a meios da Força Aérea.
Os pratos de bacalhau estão em grande destaque em sete restaurantes de Campo Maior, até ao próximo dia 15 de agosto, no decorrer de mais uma Quinzena Gastronómica.
Com a iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, a autarquia procura, para além de promover as tradições gastronómicas, “apoiar e dinamizar” a restauração local, revela a vereadora São Silveirinha.
Bacalhau Dourado, à Casa, à Comendador e à Lagareiro são apenas algumas das sugestões dos restaurantes de Campo Maior aderentes a esta Quinzena Gastronómica.
Participam na iniciativa da Câmara Municipal os seguintes estabelecimentos: Azeitona – Tapas Bar, Cozinha do Mercado, os restaurantes “O Faisão”, “Primavera”, “Raízes do Alentejo”, a Tasca da Nicole e a Taberna “O Ministro”.