A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET) ampliou este domingo o alerta pela segunda onda de calor do verão até ao próximo dia 10 de agosto, conforme comunicou. “É provável que seja prolongada e persista”, indicaram.
Os serviços de meteorologia alertam assim para a persistência de altas temperaturas na Península Ibérica.
O concerto teatral “Conta-me” tem estado a percorrer todas as freguesias rurais do concelho de Elvas.
Para a protagonista do espetáculo, Raquel Guerra, esta tem sido uma experiência “muito gratificante”, onde tem oportunidade de unir duas das suas maiores paixões: a música e a representação. “Tem sido muito, muito, muito gratificante, sinceramente, não só pela forma como eles pensaram e elaboraram este projeto, mas também pelo talento que existe nos jovens que estão por trás de mim”, começa por dizer.
“É uma peça teatral, que é cantada e que só tem uma personagem, que sou eu, mas depois tem por trás de mim todo um elenco, quer de músicos, quer de produção, que têm sido fantásticos e que são todos jovens do nosso concelho, super talentosos”, adianta a artista, dizendo-se “muito orgulhosa” deste grupo de trabalho.
Falando numa experiência “muito positiva”, num espetáculo “muito dinâmico”, que tem surpreendido o público, com momentos de “comédia e de introspeção”, Raquel Guerra explica que a história apresentada é adaptada a cada freguesia do concelho, acabando, por isso, por ser diferente em todas elas. “A peça de teatro é diferente em todas as freguesias, porque tem peculiaridades daquela freguesia”, explica. A personagem a que a atriz e cantora dá vida é alguém “que viveu na freguesia e que, em algum momento da vida dela, precisou de ir para uma grande cidade e que depois volta e revive todas as memórias dela. Quando regressa a Lisboa, começa a dar valor àquele lugar do Alentejo”, adianta.
A acompanhar esta história, o leque de canções, cantadas e tocadas ao vivo, é vasto: desde “Se Fores ao Alentejo” e “Aldeia da Roupa Branca” até “Chamar a Música” e “Pequeno T2”. Acompanham Raquel Guerra neste projeto os músicos Diogo Rego, João Batuca, João Brinquete, João Carriço e Márcio Gago.
Com início às 21h30 e entrada livre do público, o espetáculo é apresentado hoje, domingo, dia 3 de agosto, no Centro Cultural de Varche.
Este domingo, 3 de agosto, o programa das festas de verão da Terrugem inicia-se pelas 9 horas, com mais uma arruada com a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, para que sejam prestados cumprimentos às autoridades e coletividades da freguesia.
Às 10 horas, há missa solene, seguida de procissão, em honra de Santo António da Terrugem. Pelas 18 horas, a comissão de festas promove mais uma garraiada, ainda antes do pregão e entrega do pendão para as festas de 2026 (20 horas).
O grupo Voz Amiga atua no Palco Popular às 21h30, enquanto Zé Pedro Sousa promete animar tudo e todos, no Palco Principal, a partir das 23h30.
A discoteca, nesta penúltima noite, fica a cargo de Meninos da Favela e DJ Jotta R.
O espetáculo de fogo de artifício, previsto para a 1 hora, foi cancelado, devido as condições climatéricas, ao risco de incêndio e às exigências de segurança.
Na abertura oficial das Ruas Floridas 2025, em Redondo, esteve em representação do Governo, a ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, num em que milhares de flores de papel criadas por mãos dedicadas dos moradores enfeitam as 25 ruas da vila.
A ministra disse que as Ruas Floridas “são uma maravilha e é com muito gosto que estou aqui. Mesmo nunca tendo estado nestes dias em Redondo, nas datas em que se realizam as Ruas Floridas, esta foi uma grande oportunidade. Estou a representar o senhor primeiro ministro e o Governo nesta iniciativa”.
Graça Carvalho acrescentou ainda que “é também é uma forma de prestar homenagem, no fundo, a todos os que aqui estão, e ao senhor Presidente da Câmara, que tem feito um trabalho excecional, como foi ali largamente dito por todos os intervenientes (na inauguração), em toda a recuperação e reabilitação urbana, revitalização e atração de investimentos para esta terra tão bonita que é o Redondo.”
Neste domingo atuam em Redondo Bandidos do Cante, João de Campo e Filarmónica união Motointense
Procissão no encerramento das festas em Honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados
As festas de verão de Degolados terminam este domingo, 3 de agosto, depois de duas noites de muita música e diversão.
Após a disputa de um torneio da malha, no Campo de Jogos Rogério Martins, durante a manhã, as festividades encerram com a tradicional missa solene, seguida de procissão, em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados.
A missa, na igreja daquela freguesia do concelho de Campo Maior, tem início marcado para as 19 horas.