CDU: José Vilanova é candidato pela CDU à Câmara de Arronches e José Botelheiro à Assembleia Municipal

José Vilanova é candidato, pela CDU, à Câmara Municipal de Arronches, nas autárquicas de 12 de outubro. O partido apresenta ainda José Botelheiro como candidato à Assembleia Municipal.

José Vilanova tem 72 anos e é auxiliar de ação direta, em situação de reforma. Trabalhou no Centro de Bem-Estar Social de Arronches, foi delegado e dirigente sindical do CESP sendo, mais tarde, eleito para a sua Direcção Nacional. Foi coordenador do CESP e membro da Direcção da União de Sindicatos do Norte Alentejano. Foi eleito na Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia de Arronches. É militante do Partido Comunista Português.

Já José Botelheiro tem 72 anos e é natural da freguesia de S. Salvador da Aramenha, Marvão. Fez o serviço militar, como voluntário, entrando no ano de 1969 na Marinha de Guerra Portuguesa.  Trabalhou nos SUUPA, Pão de Açúcar e, mais tarde, trabalhou como promotor cultural, na divulgação e promoção de livros, nos “Amigos do Livro”, em Lisboa. Nos anos 80 instala-se em Arronches, onde atualmente reside. Tem-se envolvido no mundo do associativismo, cooperativo e autárquico, tendo sido presidente da extinta Cooperativa “Trabalho e Progresso/Parceria Coop Lisboa”. Foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Assunção de Arronches, durante um mandato, e eleito na Assembleia Municipal de Arronches durante vários. Interveniente e participante na vida local, integrou vários órgãos directivos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches. É cronista do Notícias de Arronches e integra os órgãos sociais do Centro de Bem Estar Social de Arronches, como Presidente do seu conselho Fiscal. É autor do livro “Soutos do Alentejo – Memórias do Porto da Espada. É militante do Partido Comunista Português.

“A CDU, força do trabalho, da honestidade e da competência, o grande espaço unitário que defende os valores de Abril e as suas conquistas, é a coligação onde são bem-vindos todos aqueles que defendem um rumo participado, de progresso e desenvolvimento para o concelho de Arronches e que se batem pelo direito à habitação, à saúde, à educação, à mobilidade, à cultura, ao desporto, ao lazer e ao ambiente no concelho”, diz a CDU em nota de imprensa.

Protocolo entre IPP e Associação de Atletismo reforça ligação entre educação e desporto na região

O Politécnico de Portalegre (IPP) e a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) assinaram um protocolo de colaboração que estabelece uma parceria estratégica de âmbito regional para promover o atletismo, valorizar os agentes desportivos e aproximar o ensino superior da comunidade desportiva.

O acordo foi formalizado na passada segunda-feira, 28 de julho, pelo presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e o presidente da direção da AADP, Daniel Madeira.

O protocolo reconhece o Politécnico de Portalegre como parceiro institucional principal da AADP, assumindo um papel de relevo na promoção da prática desportiva, da formação académica e da capacitação dos jovens que elegem o distrito de Portalegre para realizar a sua formação académica.

Este acordo traduz-se numa relação de colaboração mútua com impacto direto nos atletas, treinadores, estudantes e agentes da modalidade, e inclui compromissos concretos, entre os quais: a atribuição anual de bolsas de estudo, para atletas ou agentes da modalidade; a publicitação do Politécnico de Portalegre nos equipamentos oficiais das seleções distritais de atletismo e nos elementos da AADP; a dinamização conjunta de ações de formação, seminários, eventos técnico-científicos e colaboração em estudos e projetos, que aproximem os conhecimentos académicos da prática desportiva; a promoção da prática federada do atletismo no contexto do ensino superior; e a integração de estágios curriculares nas estruturas e clubes de atletismo da região.

Festas de Fortios até 3 de agosto

As Festas em Honra de São Domingos, em Fortios, decorrem até domingo, 3 de agosto, e incluem largadas de touros em vários dias, bailes com artistas convidados como Zé Pedro Sousa, Jorge Gomes, Bruno Pires, Nuno José e João Lérias, além de animações musicais com Joseph, Tabelas e Deep.

Há também atividades como o convívio de tiro ao alvo no sábado, dia 2 de agosto, e jantares disponíveis nas noites de sexta e sábado. Haverá ainda, a 10 de agosto, missa e procissão acompanhada pela Banda Filarmónica.

A Câmara Municipal de Portalegre informa que, devido à realização das Festas em Honra de São Domingos, em Fortios, foi necessário efetuar o corte de trânsito em parte do Largo da Boavista, Rua da Boavista e Rua Nova. Esta interrupção decorrerá até à meia-noite do dia 5 de agosto.

Como alternativa, todos os veículos deverão utilizar os restantes troços do Largo da Boavista e realizar a passagem pela Estrada Nacional 18, garantindo assim a circulação durante o período das festividades.

Pratos de bacalhau voltam a ter grande destaque nas ementas dos restaurantes de Campo Maior até 15 de agosto

Tem início esta sexta-feira, 1 de agosto, em Campo Maior, mais uma Quinzena Gastronómica do Bacalhau.

À iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior, aderiram, desta feita, sete restaurantes.

Entre a tradição e a inovação, são muitos os pratos de fazer crescer água na boca que, até dia 15 de agosto, irão estar em destaque na restauração da vila.

Bacalhau Dourado, à Comendador, à Casa, à Lagareiro e assado na brasa ou são apenas algumas das sugestões dos restaurantes de Campo Maior aderentes a esta Quinzena Gastronómica.

Bombeiros de Avis têm nova ambulância oferecida pela Câmara Municipal

O Município de Avis entregou, muito recentemente, uma nova ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da vila.

Esperando que esta viatura venha a ser “uma mais-valia” para a corporação, “para que o socorro não esteja em causa” no concelho, o presidente da Câmara, Nuno Silva, em declarações aos jornalistas, destacou o trabalho dos soldados da paz de Avis.

“Queremos valorizar o excelente trabalho que os bombeiros têm feito, ao nível do nosso concelho e da nossa região e por isso, queria agradecer ao presidente da direção e ao comandante. Espero que este veículo seja uma mais-valia para o bom trabalho que os bombeiros têm feito ao longo dos anos e que continuem aqui a desempenhar essa mesma função”, disse Nuno Silva.

A entrega foi feita na passada sexta-feira, 25 de julho, no momento da inauguração da Feira Franca de Avis.

Comissão Europeia lança consulta pública sobre estratégia europeia para o turismo sustentável

A Comissão Europeia convida os cidadãos, os viajantes e dos operadores turísticos a pronunciarem-se sobre a futura estratégia da União Europeia para o turismo sustentável. Esta estratégia tornará o turismo mais sustentável, competitivo e inovador, proporcionando melhores experiências aos viajantes e apoiando a resiliência do setor.

Trata-se de reduzir a sobrelotação, criar opções mais respeitadoras do ambiente, melhores serviços digitais e viagens transfronteiriças mais fáceis. A estratégia apoiará também os Estados-Membros na melhoria da coordenação, no acesso a medidas de apoio e no reforço da resiliência do setor face aos desafios emergentes, como os impactos das alterações climáticas e as tensões geopolíticas.

Os cidadãos podem participar na consulta pública da Comissão até 12 de setembro de 2025. Outras partes interessadas poderão também contribuir para o convite à apresentação de contributos lançado pela Comissão.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, para ouvir no podcast abaixo:

Secretário de Estado inaugura espaço de atendimento de vítimas de violência doméstica na PSP de Évora

O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, inaugura esta sexta-feira, 1 de agosto, o ‘Espaço M’, destinado ao atendimento de vítimas de violência doméstica, no Comando Distrital da PSP de Évora, pelas 10 horas.

Uma hora depois, Paulo Simões Ribeiro irá presidir à cerimónia do 150º aniversário do Comando Distrital da PSP de Évora, a ter lugar no auditório da Fundação Eugénio de Almeida.

Parque de Estacionamento na Avenida 9 de Abril em Estremoz passa a ser reservado em exclusivo a autocarros

O Município de Estremoz informa que, a partir desta quinta-feira, 31 de julho, o Parque de Estacionamento localizado na Avenida 9 de Abril, junto à antiga Estação dos Caminhos de Ferro, passará a estar reservado exclusivamente para o parqueamento de autocarros de passageiros.

A medida surge em resposta ao aumento significativo de turistas e visitantes, procurando facilitar o estacionamento de viaturas pesadas fora do centro urbano. O espaço passará a contar com capacidade para acolher até nove autocarros, contribuindo para uma melhor organização da circulação e acolhimento dos visitantes na cidade.

Campo Maior: Ana Malhoa, Buba Espinho, Los Romeros e João Gonçalves na Feira de Santa Maria de Agosto

De 8 a 17 de agosto, o Jardim Municipal e a Praça Multimodal de Campo Maior dão lugar à tradicional Feira de Santa Maria de Agosto.

O evento, que conta com bailes, concertos e muita animação, terá os seus momentos altos com as atuações de Ana Malhoa, a 9 de agosto, de Buba Espinho, no dia 14, de Los Romeros, no dia 15, e de João Gonçalves, no dia 16. Todos estes espetáculos têm lugar na Praça Multimodal, a partir das 22 horas, com entrada livre.

A programação completa do evento, promovido pela Câmara Municipal de Campo Maior, para conhecer no cartaz abaixo:

Elvas: Selo de “Entidade Empregadora Inclusiva” atribuído à APPACDM é “resultado do trabalho de toda uma equipa”

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas foi recentemente distinguida com o selo de “Entidade Empregadora Inclusiva”, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Revelando que a distinção surge na sequência de uma candidatura à quinta edição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, o presidente da direção da instituição, Luís Mendes, garante que foi com “grande emoção e satisfação” que a APPACDM recebeu a notícia. “Foi analisada e premiada a cultura organizacional da instituição, que é licenciada em políticas inclusivas e ativas, no acesso e manutenção do emprego às pessoas portadoras de deficiência”, adianta.

Cumprindo com os critérios para a atribuição do selo, tendo em conta, entre outros aspetos, as condições que são criadas para as pessoas que estão “integradas, em posto de trabalho, dentro da instituição”, o presidente da APPACDM assegura que a distinção resulta “do trabalho de toda uma equipa”. “É resultado do nosso dia a dia, da nossa missão”, acrescenta.

Luís Mendes espera ainda que esta distinção, com vista à integração de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, venha também a aplicar-se a empresas e outro tipo de instituições. “Em função do número de colaboradores que cada entidade ou organismo tenha, deverá ter uma quota de integração de pessoas portadoras de deficiência. Nesse sentido, a APPACDM também está a fazer o seu trabalho”, remata.

Esta foi a primeira vez que a APPACDM de Elvas se candidatou à Marca Entidade Empregadora Inclusiva.