Já são conhecidos os artistas que animam a edição deste ano da Festa dos Capuchos

Vila Viçosa celebra, em setembro, um “dos acontecimentos mais importantes na identidade”: a Festa dos Capuchos.

Este ano, a ter lugar entre os dias 11 e 15 de setembro, o evento, organizado pela Câmara Municipal de Vila Viçosa conta, desta feita, com espetáculos de Zé Pedro Sousa (dia 11), R.A.Y.A. (dia 12), Nuno Ribeiro (dia 13), Mickael Carreira (dia 14) e Quim Barreiros (dia 15).

As festas, como habitualmente, para além dos espetáculos musicais, contarão com as tradicionais largadas de touros, fogo de artifício e diversos eventos culturais e religiosos.  

Academia Sénior Santa Clara com inscrições abertas para o próximo ano letivo

A Academia Sénior Santa Clara, em Portalegre, já tem inscrições abertas para o ano letivo 2025/2026.

Com uma diversidade de atividades pensadas para promover o bem-estar físico, emocional e psicológico, a Academia Sénior tem uma vasta oferta para todos os interessados com mais de 50 anos: “aulas, oficinas, tunas, passeios e momentos de convívio que estimulam a mente, o corpo e o coração”.

“Seja através de música, arte, dança, história ou jogos, na Academia Sta. Clara há espaço para descobrir novas paixões e fortalecer amizades”, lê-se na página de Facebook da Câmara Municipal de Portalegre.

As inscrições encontram-se abertas até 29 de agosto, podendo ser feitas na Biblioteca Municipal de Portalegre, através do email academia.stclara@cm-portalegre.pt ou do contacto 963 738 263.

Borba é este fim de semana a “capital” do graffiti

Borba volta a ser a “capital” do graffiti, com a realização, ao longo deste fim de semana, de mais uma edição do SACANA Graff Fest.

O evento, que arrancou já ontem, 25 de julho, até amanhã, dia 27, organizado pela Associação S.A.C.A.N.A. em parceria com a Câmara Municipal de Borba, reúne entre 20 e 30 artistas, “que vão estar a graffitar, que vão envolver-se com a população”, revela a vereadora Sofia Dias. “Depois pretendemos marcar este festival com duas ou três pinturas que ficarão patentes nas paredes junto ao Mercado Municipal”, diz ainda.  

Pintura de graffiti ao vivo, street art, flash tattoos, exposições de arte urbana, workshops de graffiti e uma feira de arte são alguns dos atrativos do evento, que conta também com zona de campismo. Um dos momentos mais aguardado do festival acontece este sábado, 26 de julho, com as atuações de Valas, Bob O Vermelho, D.Beat, Nerve e o DJ E-ME.

A entrada no festival é gratuita.

Continente promove “Festa na Praça” em Elvas este sábado

No âmbito das comemorações dos seus 40 anos, o Continente convida a população de Elvas a celebrar o verão com a estreia da “Festa na Praça”, este sábado, dia 26 de julho, na Praça da República, entre as 17 horas e a meia-noite.

A programação do evento inclui concertos ao vivo e animação com talentos locais; cinema ao ar livre, com filmes escolhidos pelas comunidades no site do Continente; espaços gastronómicos com sabores para todos os gostos, incluindo a Grelha do Chakall (na imagem), salgados Continente, Grab&Go, Padaria e Pastelaria, e a Cozinha Continente sobre rodas; mercado de artesãos locais, atividades infantis e espaço pet friendly.

Com entrada livre e pensada para toda a família, esta iniciativa itinerante vai transformar dez praças emblemáticas de norte a sul do país em verdadeiros palcos de convívio, cultura e gastronomia, até 31de agosto.

A “Festa na Praça” celebra a ligação do Continente às comunidades locais, promovendo a portugalidade, a sustentabilidade e o acesso democrático à alimentação de qualidade.

Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior conta com uma adesão cada vez maior do serviço de voluntariado

Inserido nas suas atividades de verão, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior tem a decorrer um programa de voluntariado, que consiste na alocação de jovens que queiram passar o seu tempo livre com os utentes desta instituição, auxiliando os funcionários nas mais diversas áreas.

De acordo com Rosália Guerra, técnica na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, a presença destes voluntários ajuda a gerir melhor as ausências nas férias dos colaboradores, trazendo consigo uma nova vida às atividades de verão. Para tal, o serviço de voluntariado debruça-se sobre várias vertentes, desde do acompanhamento a pessoas que estão no domicílio, como também nas atividades de ocupação no Centro de Dia e no respetivo Lar.

Para além de todo o auxilio prestado diariamente e a entreajuda com os próprios colaboradores, segundo a técnica, o contacto intergeracional entre os voluntários e os utentes da Santa Casa, “é fundamental para troca de experiências e transmissão de conhecimentos”.

Trabalhando com uma equipa multidisciplinar, Rosália Guerra refere que a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior encontra-se nesta altura do ano a preparar um novo modelo de intervenção.