Skip to content

Câmara de Campo Maior apela ao bom senso da população no uso dos oleões  

Dado que tem sido encontrado, em alguns oleões do concelho, “muito lixo e óleo lubrificante mineral, em vez de óleo alimentar”, a Câmara Municipal de Campo Maior alerta a população para o facto de estes contentes servirem para a colocação, “única e exclusivamente”, do óleo alimentar usado.

A autarquia recorda que, nos oleões, devem ser apenas colocados óleos vegetais de girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas.

Por outro lado, nestes contentores não deve ser depositado óleo lubrificante de motores, “uma vez que é um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado”, nem margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura, que devem ser deitados no lixo.

A população deve acondicionar em garrafa ou garrafão de plástico, com a ajuda de um funil, após arrefecido, todo o óleo usado nas frituras (batatas e outros alimentos), depois de já não ter qualidade suficiente para voltar a ser usado. Quando estiver cheia, a garrafa ou garrafão deve ser colocado, bem fechado, no oleão mais próximo.

Compartilhe este artigo: