Dillaz promete agitar a noite na Feira das Atividades Económicas de Arronches

Dillaz é o cabeça de cartaz do terceiro e penúltimo dia da 14ª edição da Feira das Atividades Económicas de Arronches.

O espetáculo do rapper está marcado este sábado, 12 de julho, para as 22h30, seguindo-se a animação musical pela noite fora ao som de I Love Reggaeton e DJ White.

Da programação deste dia do evento destaque ainda para uma corrida de touros, marcada para as 18h30. Às 20 horas, há animação infantil e, às 21h30, atuação do Grupo das Pedrinhas de Arronches.

Terceiro dia do Festival Medieval de Elvas conta com cortejo histórico com a participação de vários grupos

Elvas está em festa até amanhã, domingo, dia 13 de julho, com a realização do 17.º Festival Medieval.

Este sábado, dia 12 de julho, terceiro dia do evento, a programação arranca às 19 horas, com uma visita guiada de Miguel Antunes, pela “Elvas Medieval”. Segue-se, meia hora mais tarde, segue-se o cortejo histórico com todos os grupos participantes neste festival. Já a partir das 20 horas, os visitantes podem desfrutar das mais diversas atividades desenvolvidas no centro da cidade como teatros, fantoches e música ao vivo, bem como do famoso torneio a cavalo, às 21 horas, junto ao Castelo.

Os festejos deste penúltimo dia do evento promovido pela Câmara Municipal de Elvas chegam ao fim pelas 2 horas, sendo que, até lá, os visitantes podem aproveitar a música, o cenário histórico e as encenações da era medieval, que conduzem sempre milhares de pessoas à cidade.

Tabernas, mercado medieval e tasquinhas, exploradas por coletividades locais e que apresentam ementas com produtos e pratos típicos da região, são outros dos atrativos. No espaço da feira há ainda bancas de venda dos melhores produtos regionais, como vinhos, enchidos, doces, licores ou chás, além do artesanato.

Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo oferece novos cursos profissionais

No próximo ano letivo de 2025/2026, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo oferece à comunidade educativa novos cursos profissionais.

João Veiga, diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, em declarações à RNA, referiu que “os cursos que nós propomos para 2025/2026 estão assentes em seis critérios. Um é o histórico do agrupamento de escolas, o outro são as necessidades manifestadas pelas empresas e pelo mercado de trabalho, o outro são os recursos humanos que nós temos, bem como os materiais disponíveis neste agrupamento de escolas, as preferências e expectativas dos alunos, a responsabilidade social e do desenvolvimento regional, bem como aquilo que são, a relevância dada pela Agência Nacional para a Qualificação do Ensino Profissional aos diferentes cursos”.

“Assim, estão aprovados quatro cursos para o próximo ano letivo, no que diz respeito aos cursos profissionais, que é o técnico de manutenção industrial, na variante de manutenção mecânica, que é um curso que já teve um histórico interessante na Escola Secundária de Montemor, no entanto, a partir de 2024, deixou de ser uma oferta neste agrupamento, mas pretende-se que seja uma oferta nova, recuperada, para dar resposta principalmente às necessidades manifestadas pelas empresas e pelo próprio mercado de trabalho. Por outro lado, tivemos o curso técnico de ação educativa, esse é um curso que começámos no ano passado, e que também é um curso que dá resposta às necessidades manifestadas, neste caso, por entidades ligadas ao ensino. Atendendo também ao histórico do agrupamento e aqui dando uma resposta às preferências e expetativas dos alunos, continuamos a manter o técnico de desporto e por outro lado temos uma novidade até na região e quando eu falo na região, em toda a região do Alentejo, que é o técnico de bombeiro. É numa perspetiva de responsabilidade social e principalmente da responsabilidade social, que todos temos todos. Dando também resposta àquilo que os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo vinham a partilhar connosco, que por vezes têm dificuldade em arranjar jovens para esta área, e é uma área necessária”, acrescentou.

João Veiga, adianta ainda que “a matrícula é feita através do portal das matrículas, como acontece nas outras ofertas, que irá decorrer brevemente após a saída dos resultados da primeira fase das provas finais de ciclo. Os resultados irão sair no dia 15, portanto a partir dessa data estarão disponíveis para fazer as matrículas no portal”.

“O que digo aos jovens e às famílias é que confiem no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo para continuarem a estudar. Seja por terem que estudar até o 9º ano ou então aqueles que são orientados a outros concelhos que venham para Montemor estudar, Montemor é um concelho que consegue dar respostas a vários níveis e nós queremos que a nível do ensino profissional também possamos ser uma referência e desafio qualquer jovem a vir estudar para o Montemor e que consiga aqui encontrar o seu caminho para um futuro mais risonho”, rematou o diretor do agrupamento.

Arraiolos: Concerto de Luís Trigacheiro hoje na Feira de S. Boaventura

Neste sábado a vila de Arraiolos continua animada, com a Feira de S. Boaventura.

O destaque hoje vai para o espaço de colheita de sangue, o encontro do Associativismo e a apresentação do livro da autoria de José Calado e José Inverno. Nesta noite a música volta a marcar presença com o concerto de Luís Trigacheiro, pelas 22.00 horas. A  noite segue com Dj’s e animação nas zonas de bares e discotecas.

Tranquiliza estreiam-se em Campo Maior no Festival Raya numa altura em que preparam novo álbum

A prepararem novo álbum, os elvenses Tranquiliza apresentam-se ao público, em concerto, este sábado, 12 de julho, no Festival Raya, em Campo Maior, na última noite do evento.

“É a nossa estreia em Campo Maior e estamos muitos felizes pelo convite. Temos repertório novo, temos muitas canções novas e, sobretudo, originais”, começa por dizer o teclista da banda, Vlad (na imagem). Depois de um grande concerto no São Mateus, em Elvas, em 2023, o músico lembra que, por vezes, tem sido difícil “trilhar caminho”, até porque, habitualmente, uma banda em início de carreira, que se dedica a temas originais, tem dificuldade em chegar às pessoas. “Mas já temos canções novas gravadas e estamos agora a conseguir fazer videoclipes. Estamos a ver se, este ano, e quase de certeza que sim, vamos lançar coisas novas”, adianta Vlad.

Naquela que será a derradeira noite do festival jovem de Campo Maior, os Tranquiliza vão abrir o espetáculo de Anselmo Ralph. Ainda que com estilos musicais diferentes, Vlad diz ser importante, para a banda, interagir com artistas de outro meio, dando conta que os próprios elementos dos Tranquiliza têm todos gostos muito diferentes entre si.

Para além do álbum de estreia, “Não”, lançado em 2021, a banda tem vindo a lançar vários singles, como “Mudar o Tempo”, em 2022, e “Vem” e “Movimento”, em 2023. “Quando a Saudade Bate”, com a participação especial de Madalena Lisboa, tema lançado este ano, integra a banda sonora da novela “A Protegida”, da TVI, gravada em Elvas.

Os Tranquiliza, que nasceram em Elvas em 2019, são formados por Márcio Gago, na voz e guitarra; João Brinquete, no baixo; Vladlen Grigorovschi (Vlad), nos teclados; e João Carriço, na bateria.

A entrevista completa a Vlad para ouvir no podcast abaixo: