Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre celebra o seu 40º aniversário

Como forma de celebrar as suas quatro décadas de existência, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) promove, na sexta-feira, dia 27 de junho, um dia repleto de comemorações em prol desta data tão importante para este instituto de formação do ensino superior.

Estas celebrações que vão ter lugar no Auditório Abílio Amiguinho, iniciam-se pelas 14h30 com a receção aos convidados, seguindo-se pelas 14h45 o apontamento musical de Laura e Susana Porto, sendo que a sessão de abertura está agendada para as 15h15 com os discursos de João Alves, diretor da ESECS, Diogo Miranda, presidente da Associação Académica do IPP, Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Portalegre e Luís Loures, presidente do IPP, seguindo-se da demonstração de fotografias e vídeos “40 anos, 100 imagens”.

Já pelas 16h10 os convidados poderão assistir à conferência denominada “Desafios do tempo em que vivemos “, apresentada por Eduardo Marçal Grilo, ex-ministro da educação e ex-administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e moderada por Alexandre Martins, subdiretor da ESECS.

Às 17h será feita uma homenagem aos trabalhadores que completaram os 25 anos de ligação à ESECS, seguindo-se às 17h15 a inauguração da exposição “ESECS – 40 anos a ser notícias”, culminando este dia com o descerramento de placas alusivas a peças de arte na ESECS.

Exposição de pintura e escultura de José Pimenta para visitar até final do mês no Forte de Santa Luzia

A Casa do Governador do Forte de Santa Luzia, em Elvas, recebe até ao final deste mês, dia 30 de junho, os “devaneios” artísticos de José Pimenta

Cozinheiro de profissão, o artista, que já antes expôs alguns dos seus trabalhos num dos bares exteriores do coliseu da cidade, viu, recentemente, uma das suas peças integrar a famosa coleção de arte de António Cachola, depois de adquirida pelo colecionador.

A exposição de pintura e escultura é composta, sobretudo, por quadros com cores fortes e vibrantes, uns mais abstratos e outros com alguns elementos que remetem para diversos motivos ou figuras que qualquer português reconhece: Fernando Pessoa, o Galo de Barcelos, o Fado e os Santos Populares.  

“As pessoas aqui, o que vão poder encontrar, é a minha criatividade, basicamente”, começa por dizer o artista, assegurando que a sua arte parte “diretamente da cabeça para a tela”. A exposição, para além de diversos quadros, contempla ainda duas pequenas esculturas.

Exposição “Imagina, Constrói o teu sonho” patente em Mora

Está patente na Sala de atividades do Museu Interativo do Megalitismo de Mora, até dia 29 de junho, uma exposição de legos, denominada “Imagina, Constrói o teu sonho”. Trata-se de uma coleção de Rodrigo Alves, natural de Mora.

Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, referiu à RNA, que “temos várias pessoas no nosso concelho que se dedicam a algumas construções. Neste caso é um munícipe que tem umas construções bastante interessantes em várias áreas e ao ver aquelas construções achei que seria muito aliciante termos uma exposição para se ver o que é que se faz também aqui no nosso concelho e que por vezes está escondido na casa das pessoas”.

“Acho que está muito interessante. Convido a todos para ver a exposição que seguramente vão gostar e se calhar vão criar ali também o interesse em fazer algumas construções”, rematou a autarca.

A exposição está patente todos os dias da semana das 10.00 horas às 12.30 horas e das 13.30 horas às 17.00 horas.

Évora: “Feira de São João” com espetáculo de Bandidos do Cante este domingo

A edição deste ano da Feira de São João prossegue este domingo, 22 de junho, com uma vasta programação.

O grande destaque deste terceiro dia do evento vai para um concerto de Bandidos do Cante, às 22.00 horas, palco principal.

À tarde entre as 18.30 horas e as 19.30 horas atua a Orquestra Juvenil de Sopros – Orquestra A, no Parque Infantil Almeida Margiochi e pelas 20.00 horas, espetáculo “Click to Click”.

CURPI de Campo Maior reúne esta terça-feira em Assembleia Geral

A CURPI de Campo Maior, realiza na próxima terça-feira, dia 24 de junho, pelas 14h30, a sua Assembleia Geral, tendo como principal ponto da reunião, apresentação de contas relativas ao ano de 2024, bem com o parecer do conselho fiscal.

A presidente da direção da instituição, Anselmina Caldeirão apela aos sócios para que “estejam presentes em massa e participem nesta reunião de forma a que a opinião dos mesmos possa trazer melhorias”.

Para Anselmina Caldeirão, a “presença dos utentes nestes momentos também tem uma grande importância no sentido dos mesmos saberem o modo de funcionamento destas instituições, pois temos 400 associados e tudo isto requer uma forma de trabalhar e uma logística enorme”.