Câmara de Elvas disponibiliza canal para denúncia de infrações de âmbito profissional

A Câmara Municipal de Elvas possui um canal de denúncias, seguro, através do qual uma pessoa singular, no âmbito da sua atividade profissional, poderá proceder à denúncia de infrações.

Assim sendo, qualquer pessoa que verifique uma situação anómala, no que diz respeito a situações como abuso de poder, branqueamento de capitais, corrupção, entre outros, pode utilizar este canal para fazer a denúncia, cujo seguimento assenta num sistema de gestão concebido para garantir a exaustividade, integridade e conservação da denúncia, a confidencialidade da identidade ou o anonimato dos denunciantes e a confidencialidade da identidade de terceiros mencionados na denúncia.

O denunciante deve agir de boa-fé e com fundamento sério crendo que as informações são, no momento da denúncia, verdadeiras.

O canal encontra-se disponível no site do Município (aqui).  

Dos mais tradicionais aos mais inovadores, pratos de bacalhau são “reis” nos restaurantes de Arronches

São dez os restaurantes do concelho Arronches aderentes à sexta edição da Quinzena Gastronómica do Bacalhau, promovida pela Câmara Municipal, que até ao próximo dia 1 de junho vão estar a dar destaque a esta iguaria tão típica da gastronomia portuguesa nas suas ementas.

Sendo o bacalhau muito apreciado, não só por portugueses, mas também por espanhóis, esta quinzena, revela o presidente da Câmara, João Crespo, acaba por ser mais um atrativo: “estamos muito perto da fronteira e, de facto, o bacalhau é muito apreciado pelos nossos vizinhos espanhóis e, nesse sentido, temos aqui a oportunidade de poder aumentar aquilo que é a visitação ao concelho, por via da gastronomia”.

Os visitantes que se deslocam ao concelho para fazer a sua refeição têm sempre a oportunidade de apreciar a oferta cultural e museológica de Arronches. “É uma forma de podermos divulgar o nosso concelho”, assegura o autarca.

Por outro lado, a iniciativa acaba por ser sempre “um desafio” para os chefs dos restaurantes, tendo em conta que procuram sempre inovar nos pratos confecionados. “É um desafio porque eles estão sempre disponíveis para criar novos pratos e isso também é um motivo de satisfação para o município, que haja esta iniciativa por parte dos chefs, para dar resposta e dar valor àquilo que é a gastronomia de Arronches”, diz João Crespo.

Entre os pratos em destaque nesta sexta Quinzena Gastronómica do Bacalhau, para além dos mais tradicionais, como o Bacalhau Dourado, frito ou assado, há também espaço para as caras e línguas de bacalhau, numa série de pratos “que saem fora da tradicional confeção” do produto.  

Tendo em conta o feedback “muito positivo” obtido, ao longo das últimas edições das diversas quinzenas gastronómicas, João Crespo não tem dúvidas de que estas iniciativas têm sido “uma mais-valia” para a restauração do concelho. “As coisas estão a funcionar bem e as quinzenas têm sido um sucesso”, remata.

GNR sensibiliza para a obrigatoriedade de limpeza dos terrenos até 31 de maio

O prazo para os proprietários e produtores florestais limparem matas e terrenos foi prolongado até dia 31 de maio, sendo que, em caso de incumprimento, as coimas são pesadas: no caso de particulares poderão chegar aos cinco mil euros e no de pessoas coletivas aos 60 mil.

Nesse sentido, a GNR tem vindo a realizar, no âmbito da campanha “Floresta Segura”, diversas ações de sensibilização. “Estamos a levar a cabo várias ações de sensibilização, para que, até ao dia 31 de maio, as pessoas continuem a limpeza das faixas de combustível, para tentarmos evitar, ao máximo, um número grande de ignições nos concelhos que estão sob a nossa jurisdição”, explica o alferes Rui Sá, comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR em suplência.

Para quem pretende realizar queimas ou queimadas, para além dos cuidados necessários, há alguns critérios a ter em conta, como o requerimento da devida autorização. No caso das queimas de sobrantes, antes de tudo, explica o alferes, é necessário verificar, através do site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), se o risco de incêndio “não se encontra no muito alto, nem no máximo”. “Depois tem de se pedir a autorização, no site do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), e há-de ser o município a autorizar essas queimas”, esclarece. Também a realização das queimadas, para a limpeza dos terrenos, requer uma autorização, que deve ser solicitada no portal do ICNF.

Com vista à mitigação de riscos de incêndio, é obrigatória a criação de uma faixa de proteção de 50 metros à volta de todas as casas, armazéns, estaleiros, oficinas ou fábricas e, numa faixa de cem metros, à volta dos aglomerados populacionais, parques de campismo e zonas industriais.

Antes de proceder a uma queima de sobrantes, todos os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades devem informar-se como e quando o podem fazer.

Ouça a emoção da Final da Taça de Portugal no Alentejo em FM!

Viva cada lance da Final da Taça de Portugal com a intensidade que só o futebol português proporciona! Sintonize uma das rádios do Alentejo em FM -Rádio Elvas, Rádio Nova Antena e Rádio Campo Maior-acompanhe o relato completo deste grande espetáculo desportivo. Com comentários apaixonados, cobertura total e toda a emoção do estádio diretamente para os seus ouvidos, não perca um segundo desta final inesquecível. Porque aqui, o futebol sente-se… em cada palavra!

Concerto dos Napa no encerramento das Festas da Cidade de Portalegre

Os vencedores da útlima edição do Festival da Canção, os madeirenses Napa, são os responsáveis por encerrarar, na noite deste domingo, 25 de maio, a programação das Festas da Cidade de Portalegre.

O concerto da banda que levou o tema “Deslocado” à Eurovisão está marcado para as 22h30, na Avenida George Robinson, onde antes, pelas 21h30, haverá espetáculo de tributo aos Gipsy Kings.

Este último dia do evento fica ainda marcado para a realização do Festival do Associativismo Cultural, a decorrer entre as 14h30 e as 16h30.

Programação completa deste último dia das Festas da Cidade de Portalegre:

09h00 – 17h00- 3ª PROVA “TROFÉU PORTUS ALACER”

Local: Carreira de Tiro Ases do Pedal

Org: Ases do Pedal

10h00 – 13h00 -IV ENCONTRO NACIONAL DE KARATÉ CIDADE DE  PORTALEGRE

Local: Pavilhão Municipal de Portalegre

FESTIVAL DO ASSOCIATIVISMO CULTURAL

14H30 – GRUPO DE CANTARES DE PORTALEGRE

Local: Palco da Avenida George Robinson

15H00 – RANCHO FOLCLÓRICO DOS FORTIOS

Local: Palco da Avenida George Robinson

15H30 – RANCHO FOLCLÓRICO E CULTURAL DA BOAVISTA

Local: Palco da Avenida George Robinson

16H00 – GRUPO DE CANTARES CANT’ALAGOA

Local: Palco da Avenida George Robinson

16H30 – GRUPO SONS DO CAMPO

Local: Palco da Avenida George Robinson

21H30 – ESPETÁCULO /GIPSY KINGS – TRIBUTO

Local: Palco da Avenida George Robinson

22H30 – ESPETÁCULO / NAPA

Local: Palco da Avenida George Robinson

Encontro Nacional de Folclore no encerramento da FNO em Campo Maior

A Feira Nacional de Olivicultura (FNO), que tem vindo a animar a vila de Campo Maior, chega este domingo, 25 de maio, ao fim, com o Encontro Nacional de Folclore, na Praça Multimodal, às 16 horas.

Neste encontro de folclore, às tradições de Campo Maior juntam-se as de Castelo Branco, de Évora e da Nazaré. A promessa é de um regresso às origens no palco da FNO, com muita música e animação.

Mas antes, no Jardim Municipal, realiza-se a iniciativa “Aprender o Azeite”, pelas 10 horas; haverá showcooking com o chef João Bessa Correia ao meio-dia; e provas comentadas com azeites premiados no Concurso de Azeite Virgem da FNO e azeites DOP, pelas 15 horas.