Skip to content

Vila Viçosa: projeto de conservação e restauro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição apresentado no dia 31

No próximo dia 31 de maio, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa realizará no Santuário Nacional da Padroeira de Portugal, em Vila Viçosa, a apresentação do projeto de conservação e restauro deste monumento. Com início marcado para as 16 horas, a sessão será presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Lembrando que o Santuário é um “núcleo essencial da muito pertinente candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO”, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, zeladora o santuário, juntamente com o Município de Vila Viçosa, “congregaram um conjunto de parceiros para poderem implementar as necessárias obras de Conservação e Restauro, cujo projeto se encontra concluído”.

“O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Rainha e Padroeira de Portugal, constitui a indelével coordenada secular aonde a lusitana fé se preservou, e se celebra, superlativamente, intercetando a nobre História de Portugal com a esperança no futuro da Nação Fidelíssima. A casa da Rainha de Portugal, foi, e será sempre, por mandado do coração, porto de abrigo da nobre gente da Terra de Santa Maria”, recorda a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, em comunicado.

“Em tempos memoráveis, assinalados a ouro nas páginas da História, foi aqui que Portugal sempre se reinventou, independente e livre, sobre todos os maiores tormentos e mais difíceis tempestades: São Nuno de Santa Maria, ou Dom Nuno Álvares Pereira, o Condestável do Reino, ofereceu, aqui, um trono renovado à Virgem Maria, algures nos alvores do Século XV e da Dinastia de Aviz, e, mais tarde, Sua Majestade, o Rei D. João IV, o primeiro monarca da Dinastia de Bragança, coroou a Senhora da Conceição, em plena Guerra da Restauração, no ano de 1646, tornando-a Rainha e Padroeira do Reino”, lê-se no referido comunicado.

“Já nos anos finais do Século XX, mais precisamente em 14 de maio de 1982, a presença, aqui, em Vila Viçosa, de Sua Santidade, o Papa São João Paulo II, na sua primeira visita apostólica a Portugal, atesta a importância deste santuário”, recorda ainda a Confraria.

Compartilhe este artigo: