google.com, pub-9371903732627443, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Google Ads
Município de Elvas inaugura obra de requalificação do Jardim Municipal no sábado

A Câmara Municipal de Elvas inaugura no sábado, 24 de maio, às 15 horas, a obra de requalificação do Jardim Municipal.
A obra levada a cabo inclui um novo campo de jogos e o circuito de mini-golfe. O campo de jogos, que antes se encontrava com alguns sinais de degradação, foi completamente requalificado, tendo sido colocadas novas balizas e redes, adaptando-o ainda a outras modalidades. Já o circuito de mini-golfe irá permitir a miúdos e graúdos competir nesta modalidade.
A intervenção, num investimento de cerca de 450 mil euros, englobou arranjos exteriores, movimentações de terras, revestimento inicial e final de pavimentos e colocação de mobiliário urbano. O objetivo do município com intervenção foi dar melhores condições de fruição aos utilizadores deste espaço de lazer municipal.
Município de Campo Maior leva “maiores” a fazer cruzeiro no Rio Douro

O Município de Campo Maior organiza, uma vez mais, o já tradicional Passeio dos Maiores.
Desta vez, e em dois fins de semana de junho (dias 14 e 15 e 21 e 22), a população mais velha do concelho terá oportunidade de fazer um cruzeiro no Rio Douro.
A promessa é de “dois dias de convívio, paisagens deslumbrantes e muita animação”.
Os interessados em participar podem fazer a sua inscrição no Centro Comunitário, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 16h30 ou na Junta de Freguesia de Degolados, também de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.
“No máximo, cada pessoa pode apenas inscrever quatro pessoas, incluindo o próprio. Cada inscrição individual, ou por casal, deve ter contacto próprio associado”, alerta a Câmara Municipal.
Espetáculos e artistas de todo o mundo no 17º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo

O Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo volta na 17ª edição para reforçar a sua importância no panorama artístico e cultural. De 23 de maio a 1 de junho, o público pode contar com um encontro de micro-revoluções, com marionetas, teatro, performances, música, exposições e conversas, onde o mote será a Liberdade em todo o seu significado, dando especial ênfase à técnica de teatro de objetos.
“O encontro, a cada edição, expande-se mais além-fronteiras e também a nível nacional. Nos tempos que correm, são grandes novidades esta resiliência e esta resistência. Em tempos conturbados, onde a arte assume um papel decisivo no mundo, é sempre renovadora. Tantas iniciativas que, às vezes, fecham por falta de financiamento ou por falta de vontade política. Aqui, em Montemor, nós continuamos a resistir, e a arte tem um papel muito importante no desenvolvimento das pessoas, da nossa comunidade e da sociedade”, começa por dizer o diretor artístico do evento e programador da Alma d’Arame, Amândio Anastácio.
“O lema do festival será a liberdade, a liberdade na sua essência e em todos os sentidos. Trazemos espetáculos de vários países, de vários lugares, de vários formatos. Temos espetáculos portugueses, espetáculos vindos da Bélgica, da Croácia, da Itália, da República Checa e da Jordânia. Teremos artistas do mundo inteiro a falar-nos sobre este tema da liberdade. Também teremos workshops, conversas e exposições, tudo ao redor deste tema”, acrescenta o responsável.
Face a anos anteriores, o evento, desta vez, não sai de Montemor-o-Novo. Ainda assim, chegará a vários espaços da cidade. “Vamos realizar espetáculos no Espaço do Tempo, na oficina Magina, na nossa Alma Box, no Cineteatro Curvo Semedo, no Auditório do Centro Juvenil, no Parque Urbano, no Mercado Municipal e no Jardim da Estação. Por isso, será espalhado por toda a cidade de Montemor. É um espetáculo para a cidade e para quem nos visita nesta altura”, remata Amândio Anastácio.
Elvas: no próximo sábado há visita guiada especial ao Forte da Graça

A Câmara Municipal de Elvas promove uma visita guiada especial ao Forte da Graça, no próximo sábado, dia 24 de maio.
Trata-se de uma visita por todo o espaço do forte, em que se incluem as contraminas e outros locais usualmente encerrados ao público, com início às 10 horas.
A participação é feita mediante inscrição prévia. Os interessados podem fazer a sua inscrição através do email forte.graca@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268639741.
As próximas visitas guiadas ao Forte da Graça estão marcadas para 20 e 28 de setembro.
Congresso Nacional do Azeite: setor debate novos desafios em Campo Maior

É já esta quinta e sexta-feira que irá ter lugar o Congresso Nacional do Azeite, o mais relevante debate nacional sobre o setor Olivícola e Oleícola, que este ano conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República. O Congresso, que tem como tema os novos desafios para o setor, realiza-se pela primeira vez em Campo Maior, no Centro Cultural.
A 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite é organizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), em parceria com a Câmara Municipal de Campo Maior, no âmbito da Feira Nacional de Olivicultura, que decorre entre amanhã e domingo, dia 25 de maio, no Jardim Municipal da vila.
Assunção Cristas é a Keynote Speaker do Congresso Nacional do Azeite e irá debruçar-se sobre o ESG no setor. O CEPAAL, prosseguindo o seu empenho na promoção ao olivoturismo, traz este ano ao Congresso, e pela primeira vez, três icónicos chefs (Vítor Sobral, José Júlio Vintém e Bertílio Gomes), que estarão reunidos num painel onde também participam duas das Escolas de Hotelaria e Turismo mais relevantes do país (Estoril e Portalegre).
O Congresso Nacional do Azeite 2025 contará com quatro painéis nos quais participarão mais de 30 prestigiados oradores nacionais e internacionais em torno do debate sobre: Novos Desafios do Setor; ESG no Setor Olivícola/Oleícola; Identidade do Azeite Português: Marca & Origem; e O Caminho do Azeite na Alta Cozinha.
Esta é uma iniciativa que tem como objetivo dinamizar o setor Olivícola e Oleícola Nacional enquanto fórum de debate, ponto de encontro para os profissionais do sector e de partilha de informação privilegiando sobretudo a divulgação de informação técnica. A 8ª edição do Congresso Nacional do Azeite acontece quando acaba de ser anunciado que a produção nacional de azeite (campanha 2024-2025) alcançou o segundo melhor resultado de sempre com um aumento de 10% face às 150 mil toneladas da campanha anterior, depois de Portugal – o sexto maior produtor de azeite do mundo e o terceiro maior exportador da Europa, ter sido reconhecido o ano passado como o país que produz o azeite com maior qualidade a nível mundial e ultrapassado a barreira dos Mil Milhões de Euros em exportações.
A sessão de abertura, esta quinta-feira, às 9 horas, estará a cargo do Presidente do CEPAAL, Gonçalo Morais Tristão; do Presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha; e do Vice-Presidente da CCDRA, Roberto Grilo.
GNR detém dois homens em Elvas por furto de combustível

Dois homens, de 34 e 67 anos, foram detidos, na passada segunda-feira, 19 de maio, pela GNR, por furto de combustível, no concelho de Elvas.
Segundo esclarece o alferes Rui Sá, comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR em suplência, o furto terá sido efetuado na estrada que liga Elvas a Olivença, depois de uma denúncia feita por alguém que se apercebeu do sucedido, quando passava de carro.
Deslocando-se de imediato ao local, os militares do Posto Territorial e do Núcleo de Proteção Ambiental de Elvas, que se encontravam numa ação de patrulhamento, acabaram por deter os suspeitos em flagrante.
No decorrer da ação foram apreendidos um veículo, cerca de 100 litros de combustível, armazenados em cinco jerricãs, dois jerricãs vazios, uma mangueira e diversas ferramentas utilizadas na prática do ilícito.
O combustível recuperado foi restituído ao legítimo proprietário, sendo que os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.
Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 185 milhões de euros

O sorteio de ontem do Euromilhões não teve totalistas, pelo que na próxima sexta-feira, 24 de maio, estará em jogo um “jackpot” de 185 milhões de euros.
O segundo prémio, de 839 mil euros, saiu a um único apostador no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 28 mil, contempla um total de sete jogadores, todos eles com aposta registada fora de Portugal.
Para Portugal vêm cinco quartos prémios, de 1.246 euros, num total de 49 atribuídos.
A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 1, 8, 13, 29 e 47 e as estrelas 5 e 6.
A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.