Alunos do CEAN foram Cientistas em Ação em Estremoz

Nos dias 8 e 9 de maio, 16 alunos do Centro Educativo Alice Nabeiro participaram no XVIII Concurso Nacional Cientistas em Ação, realizado em Estremoz, onde apresentaram os seus projetos e investigações.

Os trabalhos resultam da metodologia “Ter ideias para mudar o mundo”, desenvolvida no Clube Ciência Viva do CEAN – Clube CLIC (Ciência, Literacia, Imaginação e Criatividade), e refletem os interesses, talentos e vocações dos alunos envolvidos.

Dando continuidade às parcerias com o Grupo Nabeiro, foram desenvolvidos diversos projetos em colaboração com a Adega Mayor e a Herdade dos Adaens, tais como:

  • Pragas Des’controladas – Estudo de caso das vinhas.
  • Ovelhas fertilizadoras de solos em vinhas e olivais – Monitorização e controlo de solos.
  • O Glifosato e o risco para a saúde humana – Estratégias para o controlo de ervas daninhas sem comprometer a saúde pública.

Além disso, da parceria com a Novadelta, surgiu o projeto Plataforma Logística 25, que permitiu aos alunos experimentar uma linha robotizada em ambiente real, promovendo novas experiências educativas. Também se destacou o projeto sobre Bioresíduos, desenvolvido em parceria com o Município de Campo Maior, no qual os alunos exploraram diferentes técnicas de compostagem.

Outro projeto relevante foi “Os símbolos! Como a Humanidade comunica sem falar”, inspirado pelo interesse dos alunos neste tema, promovendo aprendizagens significativas através da análise dos símbolos na comunicação.

Os posters científicos e maquetes encontram-se em exposição no hall de entrada do CEAN ao longo da semana e serão apresentados à comunidade escolar e às famílias durante a Semana da Ciência e Tecnologia, entre os dias 2 e 6 de junho.

Por fim, durante o concurso, o projeto “Pragas Des’controladas” recebeu uma Menção Honrosa, destacando-se pela sua relevância e impacto.

“Design Urgente” leva o design ao Serviço de Urgência do Hospital de Portalegre

O projeto Design Urgente resulta de uma colaboração inovadora entre o Serviço de Urgência do Hospital Doutor José Maria Grande e o Mestrado em Design de Identidade Digital, da ESTGD-IPPortalegre. Em resposta a um desafio lançado pelo hospital, os estudantes deste mestrado estão a desenvolver um ambiente gráfico para o teto da sala de urgência, com o objetivo de promover o bem-estar dos utentes durante os períodos de espera, muitas vezes longos e imprevisíveis.

A iniciativa parte da convicção de que o design pode contribuir para humanizar os espaços de saúde, tornando-os mais acolhedores e emocionalmente positivos. No âmbito do projeto, os estudantes participaram ainda numa masterclass orientada pelo designer Miguel Aboim, subordinada ao tema “Estratégias de Design para ambientes inclusivos”, que trouxe uma abordagem crítica e sensível à criação de espaços pensados para todos.

O Design Urgente conta com a participação ativa de Nuno Rego, gestor do Serviço de Urgência do Hospital Doutor José Maria Grande, da enfermeira Liliana Ricardo e dos docentes Luís Vintém e Vera Barradas, que orientam o trabalho dos estudantes e asseguram a articulação com o contexto hospitalar.

Este projeto é um exemplo concreto de como o design pode sair das salas de aula para se transformar numa ferramenta de intervenção social, ao serviço das pessoas.

Campo Maior presta homenagem a Margarida Peguinho este sábado à noite

A jovem campomaiorense Margarida Peguinho, que morreu recentemente, vítima de um acidente de viação, vai ser homenageada, na noite deste sábado, 17 de maio, em Campo Maior.A homenagem, a decorrer no Estádio Capitão César Correia, está marcada para as 20h30.

As inscrições para os interessados em participar são feitas no Centro Comunitário de Campo Maior, sendo que a inscrição requer o pagamento de 1,50 euros para um balão. Os balões serão entregues antes do início da cerimónia de homenagem.

Margarida Peguinho faleceu a 8 de março, na sequência de um brutal acidente, na Estrada do Retiro, em Campo Maior, aos 23 anos.

Wet Bed Gang na segunda noite de Festival da Juventude e Académico de Elvas

Esta sexta-feira, 16 de maio, na segunda noite do Festival da Juventude e Académico de Elvas, o grande destaque da programação do evento, a decorrer desde ontem no Coliseu Comendador Rondão Almeida, vai para um concerto dos Wet Bed Gand.

Sobem também a palco B3L2, DJ Limacoox e Los Primos, sendo que o opening set vai estar a cargo do DJ Perico. Durante a noite, haverá ainda animação com os bailarinos Angry Nerds.

As entradas têm hoje um custo de dez euros. As pulseiras já se encontram esgotadas.

Prisão preventiva para homem detido em flagrante em Ponte de Sor por agressões à companheira

Um homem de 44 anos, detido na passada terça-feira, 13 de maio, no concelho de Ponte de Sor, pelo crime de violência doméstica, viu-lhe ser aplicada a medida de coação de prisão preventiva, depois de presente, na quarta-feira, a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

O detido foi de seguida conduzido pelos militares da GNR do Posto Territorial de Ponte de Sor até ao Estabelecimento Prisional de Elvas, onde permanecerá.

Na sequência de uma denúncia, na terça-feira, os militares deslocaram-se para o local do crime, onde apuraram que a vítima, a companheira de 50 anos deste homem, estava a ser alvo de agressões físicas e verbais, motivo pelo qual foi detido em flagrante.

No decorrer das diligências efetuadas, a GNR apreendeu um machado e um martelo.

Homem de 31 anos detido em Portalegre após agressões e ameças de morte aos próprios pais

Um homem de 31 anos foi detido, na passada quarta-feira, 14 de maio, em flagrante delito, pela PSP, pelo crime de violência doméstica contra os seus pais, em Portalegre.

“Após chamada telefónica para a esquadra da PSP de Portalegre, a denunciar agressões e ameaças de morte do filho aos seus progenitores, foram acionados os meios policiais que rapidamente chegaram ao local”, revela o Comando Distrital da PSP de Portalegre em comunicado.

À chegada dos agentes, o suspeito terá adotado uma “postura hostil”. “Após o recurso à força estritamente necessária e adequada para fazer cessar o comportamento errático e violento do suspeito, foi efetuada a sua detenção”, lê-se no referido comunicado.

O suspeito, avança ainda a PSP, ameaçou um dos progenitores com uma navalha, tendo-a encostado à sua face, mas com uma “rápida intervenção”, a polícia conseguiu preservar a integridade física das vítimas.

O detido foi ontem presente a primeiro interrogatório judicial, estando obrigado a sair da residência dos pais e proibido de contactar, por qualquer forma, com as vítimas.

Benfica e Torreense jogam uma “grande final” da Taça feminina

Em conferência de Imprensa conjunta na tarde desta quinta-feira, no Estádio Nacional, dos intervenientes na final da Taça de Portugal Feminina que está marcada para este sábado, às 15h00.

Para Filipa Patão, treinadora do Benfica, “é sempre complicado falar em favoritos quando temos pela frente um adversário como o Torreense e considerando o percurso que fizeram até aqui. Não devemos focar-nos em favoritismos, mas sim em duas equipas que merecem estar nesta final. A vitória será decidida pela equipa mais concentrada, mais competente e que estiver num melhor dia. Prefiro falar sobre o jogo em si e sobre aquilo que certamente teremos: um grande espetáculo.”

Já Gonçalo Nunes, treinador do Torreense afirma que “há que respeitar a História, temos consciência de que uma equipa que chega pentacampeão e muito vitoriosa na época e tem o favoritismo do seu lado. Mas não queremos só marcar presença, apesar de estarmos orgulhosos na nossa caminhada. Queremos ter palavra a dizer nesta final, mesmo contra quem vamos jogar. Nestes 18 meses conseguimos criar uma identidade vincada na nossa forma de estar no jogo. Não seríamos honestos se agora fôssemos alter o que nos trouxe aqui, muito vincado ao longo da época. O histórico é desfavorável, mas aprendemos e crescemos, todos os jogos foram diferentes, ainda não defrontámos o Benfica na Taça e por isso será diferente”.

O Benfica é campeão nacional de futebol feminino e defronta o Torreense que foi quarto classificado na Liga e sendo uma partida de Taça, num só jogo tudo está em aberto para amanhã, sábado às três da tarde.

DECO disponibiliza Balcões de Habitação e Energia para dar apoio aos consumidores

No atual contexto de transição energética e de combate à pobreza energética, a DECO – Associação para a Defesa do Consumidor – consolida o seu papel como agente estratégico de apoio aos consumidores portugueses. Através de um serviço de proximidade, técnico e personalizadodisponível tanto presencialmente como digitalmente, os Balcões de Habitação e Energia (BHE) da DECO assumem-se como uma resposta concreta às necessidades da população, promovendo a eficiência energética, a literacia em energia e o acesso a soluções sustentáveis, adaptadas à realidade de cada consumidor.

A missão dos BHE é simultaneamente técnica e social. Estes balcões oferecem apoio na análise e interpretação de faturas de energia, identificando oportunidades de poupança, fornecem aconselhamento técnico sobre medidas de eficiência energética aplicáveis a cada contexto habitacional, e acompanham candidaturas a programas e incentivos públicos ou privados. Este serviço é prestado por técnicos especializados, com formação multidisciplinar, garantindo um acompanhamento ajustado à realidade socioeconómica de cada utilizador.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Polo de Elvas do CRI do Norte Alentejano faz a diferença na comunidade há 25 anos

Faz 25 anos que o pólo de Elvas do Centro de Repostas Integradas (CRI) do Norte Alentejano, na altura com outra designação, realizou a primeira consulta, na cidade, na área dos comportamentos aditivos e dependências.

Para comemorar a data, a equipa que, atualmente, dá vida a esta reposta do Sistema Nacional de Nacional, organizou na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, uma atividade, no Forte de Santa Luzia, para a qual convidou os seus parceiros, até porque, diz a responsável pelo CRI de Elvas, a enfermeira Carla Temudo Carvalho, esta é uma data “muito importante” que merece ser celebrada.

“Para este dia de festa, convidámos os nossos stakeolders, porque isto é um trabalho que tem de ser feito em rede e tínhamos de brindar os nossos parceiros com um momento descontraído, fora dos telefonemas e dos emails com que nos blindamos uns aos outros diariamente, com preocupações em comum, da nossa comunidade e dos nossos utentes. Hoje será um momento informal, com uma dinâmica a que chamámos de ‘Trilho da Cooperação’, onde todos juntos vamos trabalhar esta área da relação disciplinar à séria”, explica a responsável.

Atualmente, o serviço dá resposta a cerca de 260 utentes em Elvas, sendo que, para além do concelho de Elvas, este polo do CRI do Norte Alentejano abrange também o de Campo Maior. Os restantes concelhos do Alto Alentejo são acompanhados pela equipa de Portalegre.

O pedido de ajuda, para quem tem problemas de adição, pode ser feita por telefone, email, presencialmente (no Largo de São Domingos), ou através de um formulário online, onde a pessoa regista a sua dependência e a zona onde quer ser atendida. Por outro lado, vários casos chegam até à equipa de Elvas através dos seus diversos parceiros. “É um serviço gratuito e confidencial”, lembra ainda Carla Temudo Carvalho.

Presente na sessão de abertura da iniciativa, em representação da Câmara Municipal de Elvas, a vice-presidente, Anabela Cartas, assegura que este serviço tem feito, ao longo destes 25 anos, a diferença em Elvas: “infelizmente, na nossa sociedade, há pessoas que são dependentes de vários vícios, de várias drogas, e faz toda a diferença termos aqui o CRI, porque a população pode-se deslocar lá e ter a ajuda que precisa”.

Para além da Câmara Municipal de Elvas, fizeram-se representar, na sessão de abertura da iniciativa, entidades como a PSP, GNR e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).  

Finalistas da Escola Superior de Biociências de Elvas benzem pastas e queimam fitas este sábado

Cerca de 200 finalistas da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) reúnem este sábado, 17 de maio, na cidade, os seus familiares e amigos, para um dos momentos mais aguardados das suas vidas de estudante: a bênção das pastas e a queima das fitas. Para além dos finalistas das Licenciaturas, também os finalistas do Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) participam nestas cerimónias.

As celebrações, tal como revela Guilherme Cruz (na foto), membro da Comissão de Finalistas, iniciam-se logo pelas 8h40, com a entrega das pastas à comissão. Às 9 horas, as pastas são entregues aos finalistas, no adro da Igreja da Sé, onde, às 10h30, terá lugar a missa da bênção das pastas. Segue-se uma pausa para almoço, estando a queima das fitas prevista para as 15 horas, na Praça da República. A festa só termina depois do já tradicional banho dos finalistas na fonte da Rua da Cadeia.

Este acaba por ser sempre um momento importante, quer para os alunos que, terminados os seus cursos, se despedem da cidade que os acolheu ao longo dos últimos anos, quer para as próprias famílias, que veem os estudantes concluírem mais um ciclo de estudos. Para muitos, segue-se a entrada no mercado de trabalho, para outros o ingresso num mestrado ou numa pós-graduação.

Até amanhã, os finalistas têm oportunidade de se divertir naquela que é também a sua festa académica, no coliseu da cidade. A verdade é que face a outras escolas do país, a de Elvas desde sempre se desassociou da sua sede, em Portalegre (IPP), mesmo nestes momentos de animação. Contudo, para Guilherme Cruz, não há aqui qualquer tipo de rivalidade. Este finalista de Enfermagem Veterinária destaca ainda a qualidade do cartaz deste ano do Festival da Juventude e Académico de Elvas, face a anos anteriores.